CAROS RESPONSÁVEIS E QUERIDOS ALUNOS,
MAIS UMA SEMANA QUE ESTAMOS JUNTOS, MESMO QUE DISTANTES.
CERTAMENTE ESTAMOS VIVENDO MOMENTOS MUITO ATÍPICOS. ESTAMOS APRENDENDO A VER O MUNDO DE UMA MANEIRA BEM DIFERENTE. A TODO MOMENTO ESTAMOS SENDO CONVIDADOS A NOS REFAZER EM VÁRIAS ÁREAS, E NA EDUCAÇÃO NÃO É DIFERENTE.
AGRADECEMOS POR CONFIAR EM NOSSO TRABALHO E DE FORMA COLABORATIVA, PASSAREMOS VITORIOSOS POR MAIS ESTA ETAPA. O DESEJO DE TODA NOSSA EQUIPE É QUE ESTEJAMOS SEMPRE MAIS FORTALECIDOS. CIENTES DA REALIDADE DE CADA UM, AS IMPOSSIBILIDADES E POSSIBILIDADES.
CONTINUE ACREDITANDO QUE CADA ESFORÇO VALERÁ A PENA.
AGUARDAMOS VOCÊS PARA APRENDERMOS E CONSTRUIRMOS MUITAS COISAS. JUNTOS VAMOS VENCER! É NISSO QUE ACREDITAMOS! CONTINUE ACESSANDO NOSSO BLOG, NELE VOCÊ ENCONTRARÁ MUITAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES.
AGORA QUE VOCÊ ASSISTIU AO LINDO VÍDEO DA PROFESSORA KELLY CONTANDO A HISTÓRIA “A ÁRVORE GENEROSA”, VAMOS COMEÇAR NOSSAS ATIVIDADES:
LEIA
O TEXTO ABAIXO E LOGO APÓS RESPONDA ÀS QUESTÕES NO CADERNO, NÃO SE ESQUEÇA DE
COPIAR TAMBÉM AS PERGUNTAS:
DO ORIGINAL DE SHEL SILVERTEIN, ADAPTADO POR FERNANDO SABINO
ERA UMA VEZ UMA ÁRVORE… QUE AMAVA UM MENINO. E TODOS OS DIAS O MENINO VINHA, JUNTAVA SUAS FOLHAS E COM ELAS FAZIA COROAS, IMAGINANDO SER O REI DA FLORESTA.
SUBIA O SEU TRONCO, BALANÇAVA-SE NOS SEUS GALHOS, COMIA AS SUAS MAÇÃS, BRINCAVAM ÀS ESCONDIDAS E QUANDO FICAVA CANSADO, DORMIA À SUA SOMBRA.
O MENINO AMAVA AQUELA ÁRVORE… COMO NINGUÉM. E A ÁRVORE ERA FELIZ!
MAS O TEMPO PASSOU.
O MENINO CRESCEU!
UM DIA, O MENINO VEIO E A ÁRVORE DISSE:
“ANDA MENINO. ANDA SUBIR NO MEU TRONCO, BALANÇAR-SE NOS MEUS GALHOS, REPOUSAR À MINHA SOMBRA E SER FELIZ!”
“JÁ SOU MUITO CRESCIDO PARA BRINCAR”. - DISSE O MENINO “QUERO COMPRAR COISAS E ME DIVERTIR. VOCÊ TEM ALGUM DINHEIRO QUE POSSA ME OFERECER?
“SINTO MUITO”, DISSE A ÁRVORE, "EU NÃO TENHO DINHEIRO.
MAS LEVE OS FRUTOS, MENINO. VÁ VENDÊ-LOS NA CIDADE, ENTÃO TERÁ O DINHEIRO E SERÁ FELIZ!"
E ASSIM O MENINO SUBIU PELO TRONCO, COLHEU OS FRUTOS E LEVOU-OS EMBORA. E A ÁRVORE FICOU FELIZ!
MAS O MENINO SUMIU POR MUITO TEMPO….
E A ÁRVORE FICOU TRISTE OUTRA VEZ.
UM DIA, O MENINO VEIO E A ÁRVORE ESTREMECEU TAMANHA A SUA ALEGRIA, E DISSE: “VENHA, MENINO, VENHA SUBIR NO MEU TRONCO, BALANÇAR-SE NOS MEUS GALHOS E SER FELIZ”
“ESTOU MUITO OCUPADO PRA SUBIR EM ÁRVORES”, DISSE O MENINO. “EU QUERO UMA ESPOSA, EU QUERO TER FILHOS, PARA ISSO É PRECISO QUE EU TENHA UMA CASA. VOCÊ TEM UMA CASA PARA ME OFERECER?”
“EU NÃO TENHO CASA”, A ÁRVORE DISSE. “MAS CORTE MEUS GALHOS, FAÇA A SUA CASA E SEJA FELIZ.”
O MENINO DEPRESSA CORTOU OS GALHOS DA ÁRVORE E LEVOU-OS EMBORA PARA FAZER UMA CASA.
E A ÁRVORE FICOU FELIZ!
O MENINO FICOU LONGE POR UM LONGO, LONGO TEMPO, E NO DIA QUE VOLTOU, A ÁRVORE FICOU ALEGRE, DE UMA ALEGRIA TAMANHA QUE MAL PODIA FALAR.
“VENHA, VENHA, MEU MENINO”, SUSSURROU, “VENHA BRINCAR!”
“ESTOU VELHO PARA BRINCAR”, DISSE O MENINO, “E TAMBÉM MUITO TRISTE.” "EU QUERO UM BARCO QUE ME LEVE PARA BEM LONGE DAQUI. VOCÊ TEM ALGUM BARQUINHO QUE POSSA ME OFERECER?"
“CORTE MEU TRONCO E FAÇA SEU BARCO”, A ÁRVORE DISSE. “VIAJE PARA LONGE E SEJA FELIZ!”
O MENINO CORTOU O TRONCO, FEZ UM BARCO E VIAJOU.
E A ÁRVORE FICOU FELIZ, MAS NÃO MUITO!
MUITO TEMPO DEPOIS, O MENINO VOLTOU.
“DESCULPE, MENINO”, A ÁRVORE DISSE, “NÃO TENHO MAIS NADA PARA TE OFERECER. OS FRUTOS JÁ SE FORAM.”
“MEUS DENTES SÃO FRACOS DEMAIS PARA FRUTOS”, FALOU O MENINO.
“JÁ SE FORAM OS GALHOS PARA VOCÊ BALANÇAR”, A ÁRVORE DISSE.
“JÁ NÃO TENHO IDADE PARA ME BALANÇAR”, FALOU O MENINO.
“NÃO TENHO MAIS TRONCO PARA VOCÊ SUBIR”, A ÁRVORE DISSE.
“ESTOU MUITO CANSADO E JÁ NÃO SEI SUBIR”, FALOU O MENINO.
“EU BEM QUE GOSTARIA DE TER QUALQUER COISA PARA LHE OFERECER”, SUSPIROU A ÁRVORE. “MAS NADA ME RESTA E EU SOU APENAS UM TOCO SEM GRAÇA. DESCULPE…
JÁ NÃO QUERO MUITA COISA", DISSE O MENINO, “SÓ UM LUGAR SOSSEGADO ONDE POSSA ME SENTAR, POIS ESTOU MUITO CANSADO.”
“POIS BEM”, RESPONDEU A ÁRVORE, ENCHENDO-SE DE ALEGRIA." “EU SOU APENAS UM TOCO, MAS UM TOCO É MUITO ÚTIL PARA SENTAR E DESCANSAR. VENHA, MENINO, DEPRESSA, SENTE-SE EM MIM E DESCANSE.”
FOI O QUE O MENINO FEZ.
E A ÁRVORE FICOU FELIZ!
……………………………………………………………...............................................
AGORA VAMOS RESPONDER AS PERGUNTAS NO CADERNO:
1) QUANDO O MENINO FAZIA COROAS COM AS FOLHAS DA ÁRVORE, O QUE ELE IMAGINAVA SER?
2) QUANDO O MENINO PEDIU DINHEIRO À ÁRVORE, O QUE ELA TINHA PARA OFERECER?
3) PARA QUE O MENINO DESEJAVA UM BARCO?
4) QUANDO A ÁRVORE PENSAVA QUE NÃO TINHA MAIS NADA PARA OFERECER AO MENINO, ELA DESCOBRIU QUE AINDA SERVIA PARA ALGO. O QUE FOI?
5) COPIE AS PALAVRAS NO CADERNO COMPLETANDO COM AS SÍLABAS QUE FALTAM:
VAMOS APRENDER UMA LINDA CANÇÃO?
AGORA
COPIE A MÚSICA NO CADERNO COM LETRA BEM BONITA:
VAMOS JOGAR? VEJA QUE LEGAL!
*****
PALAVRA FALTANTE
PARA JOGAR:
OLHA QUE LEGAL! DITADO DESENHADO.
PEGUE O MATERIAL NECESSÁRIO:
LÁPIS DE ESCREVER, BORRACHA, LÁPIS DE COR E O CADERNO.
PRESTE BASTANTE ATENÇÃO:
ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO COM ATENÇÃO:
AGORA LEIA O TEXTO ABAIXO SOBRE AS PARTES DA PLANTA:
QUAIS SÃO AS PARTES DAS PLANTAS?
AS PLANTAS SÃO MUITO IMPORTANTES NA NATUREZA, TANTO PARA A
NOSSA SOBREVIVÊNCIA QUANTO PARA O PLANETA. POR ISSO, CONHEÇA UM POUCO MAIS
SOBRE AS PARTES DAS PLANTAS QUE SÃO ESSENCIAIS PARA A EXISTÊNCIA DELAS.
RAÍZES:
AS RAÍZES SÃO ESSENCIAIS PARA A FIXAÇÃO DA PLANTA AO SOLO.
ALÉM DISSO, QUANDO AS RAÍZES ESTÃO TOTALMENTE EM CONTATO E
ENVOLTAS PELO SOLO, ELAS SÃO RESPONSÁVEIS PELA ABSORÇÃO DE NUTRIENTES DISPERSOS
NO SOLO, COMO ÁGUA E SAIS MINERAIS, ESSENCIAIS PARA A SOBREVIVÊNCIA DA PLANTA.
ELAS ATUAM COMO CONDUTORAS E RESERVA DE SUBSTÂNCIAS.
CAULE:
O CAULE É BASICAMENTE O SISTEMA DE SUSTENTAÇÃO DA PLANTA, MAS
APRESENTA OUTRAS FUNÇÕES IMPORTANTES, POSSUINDO TECIDOS DE CONDUÇÃO,
RESPONSÁVEIS POR LIGAR AS FOLHAS AS RAÍZES E VICE-VERSA.
ASSIM, OS SAIS MINERAIS E A ÁGUA SÃO CONDUZIDOS DAS RAÍZES ATÉ
AS FOLHAS E A MATÉRIA ORGÂNICA PRODUZIDA NAS FOLHAS É TRANSPORTADA DENTRO DO
CAULE ATÉ AS RAÍZES.
ALGUNS CAULES PODEM SER SUBTERRÂNEOS (FICAM EMBAIXO DA TERRA)
COMO A BATATA, O INHAME E CARÁ QUE SÃO TUBÉRCULOS.
FOLHAS:
AS FOLHAS SÃO A PARTE QUE REALIZA A FOTOSSÍNTESE, PROCESSO
RESPONSÁVEL PELA PRODUÇÃO DE ALIMENTO DA PLANTA. NA FOLHA ENCONTRAMOS A CLOROFILA,
O PIGMENTO QUE DÁ A COR VERDE A FOLHA E É RESPONSÁVEL PELA ABSORÇÃO DE LUZ PARA
QUE OCORRA A FOTOSSÍNTESE.
ELA TAMBÉM REALIZA A
TRANSPIRAÇÃO E RESPIRAÇÃO.
FLORES:
AS FLORES SÃO OS ÓRGÃOS REPRODUTORES DA PLANTA.
SUA PRINCIPAL FUNÇÃO É DISPERSAR O PÓLEN, QUE PODE OCORRER PELO
VENTO E CHUVA, OU TAMBÉM POR AGENTES POLINIZADORES, COMO ABELHAS.
FRUTOS:
O FRUTO É RESPONSÁVEL PELA PROTEÇÃO DA SEMENTE.
OUTRA CARACTERÍSTICA DO FRUTO É A PRESENÇA DE UM TECIDO CARNOSO
QUE DESPERTA INTERESSE ALIMENTAR E AUXILIA NA DISPERSÃO DAS SEMENTES ATRAVÉS DE
ANIMAIS QUE OS COMEM.
REVISÃO: CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
RIMA É A REPETIÇÃO DE SONS SEMELHANTES NO FINAL DAS PALAVRAS PROPORCIONANDO SONORIDADE, RITMO E MUSICALIDADE. JÁ AS ALITERAÇÕES ACONTECEM QUANDO EXISTE A REPETIÇÃO DE SONS IDÊNTICOS OU PARECIDOS NO INÍCIO DA PALAVRA.
ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO COM MUITA ATENÇÃO. APÓS FAÇA A ATIVIDADE NO CADERNO:
DESENHE EM SEU CADERNO FIGURAS CUJOS NOMES COMECEM COMO:
CONSCIÊNCIA
FONOLÓGICA DA SÍLABA:
SÍLABAS: AS PARTES MENORES DAS PALAVRAS SÃO CHAMADAS DE SÍLABAS. NÓS PODEMOS CONTAR QUANTAS SÍLABAS UMA PALAVRA TEM. NESTA ATIVIDADE NÓS VAMOS FALAR AS PALAVRAS SÍLABA POR SÍLABA. ASSISTA AO VÍDEO COM ATENÇÃO:
AGORA FALE
OS NOMES DAS FIGURAS SÍLABA POR SÍLABA, E FAÇA UM CÍRCULO PARA CADA SÍLABA:
PARA ESTA ATIVIDADE VOCÊ IRÁ PRECISAR DE CINCO TAMPINHAS. QUATRO DE UMA COR E UMA DE OUTRA COR DIFERENTE. SE NÃO TIVER TAMPINHAS, PODE UTILIZAR OUTRO OBJETO:
DEPOIS DE
PROVIDENCIAR AS TAMPINHAS, VEJA O VÍDEO E FAÇA JUNTO COM A PROFESSORA:
AGORA FAÇA O
MESMO COM OS NOMES DOS ANIMAIS ABAIXO. COLOQUE UMA TAMPINHA PARA CADA SÍLABA DO
NOME DO ANIMAL:
OS ALUNOS ESTÃO REUNIDOS NO JARDIM DA
ESCOLA.
É DIA 21 DE SETEMBRO. COMEMORAM O DIA DA
ÁRVORE E O INÍCIO DA PRIMAVERA.
O DIRETOR FALOU SOBRE A DATA.
DISSE QUE A ÁRVORE É MUITO ÚTIL. ELA NOS
FORNECE MADEIRA, FRUTOS E SOMBRA.
PARA VIVER NECESSITA DE AR, LUZ, CALOR,
TERRA BOA E ÁGUA.
FALOU TAMBÉM QUE NA PRIMAVERA, AS
PLANTAS SE COBREM DE FLORES.
NO FINAL TODOS CANTARAM E UM ALUNO
PLANTOU UMA MUDA DE IPÊ-AMARELO
FOI UMA LINDA FESTA!
…...………………………………………………………………………………………………………………
AGORA
RESPONDA NO CADERNO:
1)
ONDE ESTÃO REUNIDOS OS ALUNOS?
2)
O QUE ESTÃO FAZENDO?
3)
DE QUE NECESSITA A PLANTA PARA VIVER?
4)
O QUE A ÁRVORE FORNECE?
……………………………………………………………………………………………………………
ASSISTA
AO VÍDEO EXPLICATIVO SOBRE R NO FINAL DA SÍLABA:
COPIE AS PALAVRAS ABAIXO COMPLETANDO COM AR ER IR OR UR:
…….VORE DIRET…….. DOUT……… …….MÃO
……..MÁRIO ……..SO COM…… CAL……….
VAMOS OUVIR UMA BELA FÁBULA:
FAZENDO ARTE:
EDUCAÇÃO FÍSICA:
ANTES DE DARMOS ESSA PARADA NECESSÁRIA EM NOSSAS AULAS, ESTÁVAMOS APRENDENDO GINÁSTICA DOS BICHINHOS, LEMBRAM?
VAMOS RECORDAR ESSA DELICIOSA ATIVIDADE ASSISTINDO AO VÍDEO “GINÁSTICA DOS ANIMAIS”.
CHAME TODA A FAMÍLIA E ASSIM COMO OS ANIMAIS COLOQUE O CORPO EM MOVIMENTO.
BOM TRABALHO E ATÉ A PRÓXIMA SEMANA!
CUIDE-SE!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.