Leia o texto abaixo:
A MENINA QUE DESENHAVA
Em uma cidadezinha do interior, vivia uma menina que se chamava Isabela. Isabela morava com seus pais e seu irmãozinho. Ela adorava desenhar.
Vivia desenhando.
Sua cidade era muito bonita, tinha um parque cheio de árvores, pássaros um lago com muitos peixinhos coloridos. Isabela adorava a natureza que havia a sua volta.
O céu de lá era de um azul tão azul, mas tão azul que contrastava com aquelas nuvens tão branquinhas.
E o ar, o ar dava gosto de respirar tão puro. Mas à medida que Isabela crescia, sua cidade também crescia. Mas tinha um problema: a cidade dela crescia desordenadamente e por isso foi aparecendo uma coisa horrível.
De repente as árvores foram desaparecendo e em seus lugares foram surgindo prédios, foram surgindo fábricas, lojas e outras coisas mais.
Então Isabela começou a ficar preocupada, pois aquelas cores que ela tanto gostava, o verde das árvores, o azul do céu, o vermelho das flores aos poucos foram desaparecendo. Foi aí que ela teve uma grande ideia: antes que todas aquelas cores deixassem de existir, ela foi desenhando e contando, que era para não esquecer nunca mais de como era toda aquela natureza que um dia existiu ali.
Márcia Haxin – a menina que desenhava – Extraído do site http://sitededicas.uol.com.br/conto_leitor 10a. htm
Agora responda às questões sobre o texto, no seu caderno:
1- Onde vivia a menina do texto?
2 – O que ela gostava de fazer?
3 – Com quem Isabela vivia?
4 – Como era a cidade onde ela morava?
5 – À medida que Isabela crescia, o que mais acontecia?
6 – Que fato triste aconteceu com a cidade de Isabela?
7 – Leia o trecho abaixo e responda:
“...Isabela começou a ficar preocupada, pois aquelas cores que ela tanto gostava, o verde das árvores, o azul do céu, o vermelho das flores aos poucos foram desaparecendo.” Então Isabela teve uma ideia. Que ideia foi essa que ela teve?
8- O que você achou do texto? Gostou? Gostou muito? Gostou pouco?
9 – No texto que você leu, Isabela ficava triste com o problema do meio ambiente onde ela vivia. Escreva em seu caderno um pequeno texto, contando o que você faria no lugar de Isabela. Como você faria para resolver o problema do meio ambiente.
DIMINUTIVO E AUMENTATIVO
O GRAU DIMINUTIVO indica a diminuição da palavra, com relação à forma normal.
Ex.: sala (normal), salinha (diminutivo).
O GRAU AUMENTATIVO indica o aumento da palavra com relação à forma normal.
Ex.: sala (normal), salão, salona (aumentativo).
-----
PALAVRAS ESCRITAS COM GUE e GUI
1 - No seu caderno, copie as palavras abaixo, passe para o diminutivo e circule ou sublinhe de azul as sílabas GUE e GUI em cada uma delas. Veja o exemplo:
Fogo – foguinho prego - _____________
Água - ______________ tartaruga - ___________
Formiga - ___________ régua - _______________
Amigo - ____________ foguete - _____________
Manga - ____________ égua - ______________
2 – Leia o grupo de palavras abaixo, copie-as em seu caderno e circule de vermelho as sílabas GUE e de azul, as sílabas GUI.
FOGUETE – GUERREIRO – GUITARRA – FOGUEIRA – GUINDASTE AMIGUINHO – MANGUEIRA – GUINCHO – AÇOUGUE – FOGUINHO CARANGUEJO - ÁGUIA – SEGUIDA – LAGUINHO – MIGUEL - SEGUIR – GUIRLANDA – GUIZO – GUILHERME – GUISADO - JEGUE |
3 - Siga os códigos e forme palavras. Depois copie-as no caderno, separando em sílabas e classificando quanto ao número de sílaba.
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
FI |
TE |
MI |
ZO |
RA |
FO |
FOR |
PE |
9 |
10 |
11 |
12 |
13 |
14 |
15 |
16 |
RO |
GUE |
GUI |
GUEI |
NHA |
NHO |
TAR |
MAN |
11 e 4 = 11, 15 e 5=
16 e 10= 8 e 12=
6, 12 e 5= 6, 10 e 2=
1, 11 e 13= 7, 3, 11 e 13=
Encontre as palavras e classifique no caderno se estão no grau normal, diminutivo ou aumentativo, como o modelo:
Matemática
1 - A Isabela, do exercício de Português, desenhou a quantidade de árvores que ela via em frente à casa dela antes da cidade crescer, e desenhou a quantidade que tem hoje. Qual a diferença de árvores entre antes e depois?2 - Isabela acha que 9 árvores em frente à sua casa são poucas, então, colocou como meta que irá plantar mais 14 árvores até o final do ano. Quantas árvores terá em frente à casa da Isabella até o final do ano?
3 - Desenhe a tabela no seu caderno e complete a primeira e a última colunas deste quadro.
O que os números que faltavam na primeira coluna têm em comum?
O que os números que faltavam na última coluna têm em comum?
Preencha a tabela com o restante dos números.
Circule de azul os números pares da 1ª (primeira) linha.
100 - ______________________________
132 - ______________________________
146 - ______________________________
157 - ______________________________
163 - ______________________________
08 +60 01 |
15 +31 32 |
22 +14 33 |
54 +13 01 |
14 +14 60 |
22 +05 60 |
40 +16 42 |
12 +33 13 |
18 +01 40 |
25 +13 21 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Responda as perguntas em seu caderno:
1 - De acordo com o texto, o que é reciclagem?
2 - Alguns objetos não podem ser reciclados. Escreva exemplos de:
A) Produtos que devem ser descartados no lixo comum.
B) Materiais que devem ser descartados em lixos específicos.
3 - Escreva como você e sua família descartam o lixo produzido em sua residência.
GEOGRAFIA/HISTÓRIA
Caros alunos, esta semana comemora-se uma data muito especial e importante para nosso país:
A semana da Pátria
No dia 7 de setembro lembramos o dia da Independência do Brasil.
Assista o vídeo para conhecer como aconteceu esta história:
Agora leia o poema:
BRASIL,PÁTRIA AMADA
Nosso bairro, nosso município, nosso estado, nosso país.
Nossa terra é o campo, é a cidade.
Nossa gente é o trabalhador do campo, é o trabalhador da cidade.
Nossa gente é a nossa família, são nossos irmãos, nossos companheiros. A soma dos problemas de nossa terra, de nossa gente, e o esforço de todos para resolvê-los.
Pátria somos todos nós que trabalhamos juntos para sermos livres da fome, da miséria, da violência, do preconceito, da injustiça.
Nossa Pátria é toda essa gente que lê e escreve junto, a história da nossa terra.
Leia as questões abaixo e responda em seu caderno.
1) Após ouvir a história da “Independência do Brasil” e ler o poema “Brasil, Pátria Amada”, responda e reflita sobre os seguintes questionamentos com sua família:
2) Para vocês, o que é Pátria?
3) Pesquise no dicionário ou na internet, o significado das seguintes palavras:
INDEPENDÊNCIA DEPENDÊNCIA
4) Explique esta frase citada no poema:
“Pátria somos todos nós que trabalhamos juntos para sermos livres da fome, da miséria, da violência, do preconceito, da injustiça”.
5) Acompanhe as notícias que serão dadas durante esta semana sobre o Dia da Independência e escreva um pequeno texto referente àquela que mais chamou sua atenção.
A cultura do povo brasileiro foi adquirida com os atos ocorridos no passado. Podemos modificar o futuro com a cultura que adquirirmos no presente.
PARA SE INFORMAR E DIVERTIR
Escreva as respostas no caderno de Geografia/história
Conheça mais opções de passatempos como estes e a história da Independência do Brasil de uma forma bem divertida com a turma da Mônica no site:
http://www.rota83.com/colecao-voce-sabia-independencia-do-brasil-turma-da-monica.html
EDUCAÇÃO FÍSICA
Olá galera!
Preservar o meio ambiente é fundamental para manter a saúde do planeta e de todos os seres vivos que moram nele. Para celebrar o esforço em proteger os recursos naturais, essa semana teremos em nossa aula uma atividade bem divertida em homenagem aos bichos
Palavra Cantada | Imitando os Bichos
ARTE
Olá pessoal!
O tema da nossa aula de “ARTE” desta semana é “Floresta Amazônica”.
Dia 05 de setembro comemorou-se o dia da “Amazônia” que como já sabemos, é um dos patrimônios naturais mais valiosos de toda a humanidade e a maior reserva natural do planeta.
Atualmente, inúmeros animais que vivem na Floresta Amazônica estão ameaçados de extinção, desde mamíferos, peixes, aves e anfíbios.
Algumas das principais causas são: o desequilíbrio ambiental; a caça e pesca predatória; a poluição do solo, do ar e da água; alterações climáticas; tráfico de animais; e perda ou fragmentação dos habitats.
O aumento de animais que compõem a lista de espécies em perigo de extinção vem aumentando a cada ano, o que tem gerado grande impacto na fauna brasileira.
Agora que você já sabe um pouquinho mais sobre a “AMAZÔNIA”, vamos fazer uma colagem lembrando dos animais que lá vivem e estão ameaçados de extinção?
Recorte figuras (se não conseguir pode desenhar) desses animais e cole no caderno de “ARTE”, no seu entorno desenhe uma floresta.
Veja alguns exemplos de animais ameaçados de extinção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.