LÍNGUA PORTUGUESA
Leia
em voz alta os poemas abaixo, prestando bastante atenção à entonação. Depois
siga as instruções e tente fazer o enfeite para sua casa.
Divina Primavera
Elias Akhenaton
Quão doce e colorida é a primavera,
Com suas flores suaves e delicadas,
Que exalam essências perfumadas,
Deixando um frescor na atmosfera!
Que magia é essa que agora impera
Pássaros mais alegres nas alvoradas,
Caminhos com florzinhas encantadas,
Num belo quadro que o mundo venera?
Apenas sei que é de Deus a concepção,
Pois exala amor desde a primeira flor,
Não só no ar, mas também no coração.
Deixando a
vida leve, alma de beija-flor,
Mantendo-a eterna, em renovação,
Semeando a Paz do Bondoso Criador.
Chegada da Primavera
Maria da Fonseca
Receber a Primavera
Com carinho e alegria
Encher a casa de flores
Escrever uma poesia
À janela estar contente
Olhar o céu e o jardim
Escutar os passarinhos
E adorar que seja assim
Abrir a porta com gosto
E sair com o meu amor
Levar um lenço ao pescoço
E no cabelo uma flor
Observar a natureza
Quais as árvores floridas?
E as que ainda não têm folha
Parecem adormecidas!
Aspirar o ar mais leve
E o aroma dos citrinos
Da relva cortada há pouco
Em farrapos pequeninos
E andar assim de mão dada
Enquanto o Sol nos aquece
A aproveitar a chegada
Da estação que acontece
Louvar ao Senhor meu Deus
Pelo dia abençoado
E regressar ao meu lar
Com o coração animado!
http://poesiadanatureza.blogspot.com/2011
Como fazer flor de papel
com tiras
1 Corte tiras de papel colorido;
2 Corte um círculo de papel amarelo;
3 Cole as tiras de papel no centro do
círculo (Veja a imagem);
4 Cole as flores em um canudinho usando
um pedaço de fita adesiva;
5 Depois é só colocar onde você quiser,
para decorar os ambientes.
https://www.vivadecora.com.br/revista/flores-de-papel/
MATEMÁTICA
Oiê!!!! Chegamos
com mais uma aula de Matemática.
Esperamos que você
esteja estudando e aprendendo muito. Já falamos aqui e na escola que a
aprendizagem só depende de você e ninguém pode tirar de você. Não é verdade?
Nas semanas
anteriores você viu o que são polígonos, não polígonos, poliedro e corpos
redondos. Viu também o que são medidas de comprimento e perímetro. Fez todas as
atividades e aprendeu tudinho, não foi?
Então, agora vamos
aprender o que é ÁREA e como medir.
Relembrando
que PERÍMETRO é a soma de todos os lados de uma figura, ou seja, é a medida do
contorno de uma figura.
O tamanho do perímetro
pode ser medido em unidades, tracinhos, centímetro, milímetro, metro ou outra
medida de comprimento. Para descobrir você precisa prestar atenção ao enunciado
e nos dados que lhe forem apresentados.
Agora
que já relembrou o que é perímetro, você vai aprender o que é e como medir
ÁREA.
ÁREA
é a medida de superfície de um objeto, figura, cômodo, apartamento, lote, etc.
Como
assim?
Para simplificar, vamos dizer que a área é a medida do que está dentro da figura.
Na figura acima colocamos
como unidade de medida o quadradinho. A área dessa figura corresponde a 6
quadradinhos.
Quando
utilizamos as unidades de medidas padronizadas, por exemplo, o metro ou o
centímetro, a medida da área será em m² (metro quadrado) ou cm² (centímetro
quadrado).
Um
metro quadrado é a área de um quadrado com a medida de 1 metro de cada lado.
Um
centímetro quadrado é a área de um quarado com a medida de 1 centímetro de cada
lado.
Agora
leia e faça as atividades das páginas 117 a 123 do seu livro de Matemática.
DESAFIO
O que cabe dentro de um metro quadrado?
Material:
* 4 folhas de
jornal, fita adesiva, tesoura, fita métrica, régua e boa vontade.
Como fazer:
1 Una as 4 folhas de
jornal com fita adesiva, formando um grande retângulo.
2 Com a fita
métrica, ou outro instrumento de medida de comprimento, meça um metro em dois
lados do retângulo e com a ajuda da régua trace um quadrado com os 4 lados
medindo um metro.
3 Recorte esse quadrado.
Você tem um quadrado com um metro quadrado de área.
Agora, coloque a
folha com 1 metro quadrado (1m²) no chão e coloque vários objetos, ou pessoas
para você saber: O que cabe em 1 m²?
Tire fotos e mande
para nós. blogemvg@gmail.com não se esqueça de colocar a sala, 5° ano e o nome da
sua professora.
Para aprender mais
assista o vídeo abaixo:
GEOGRAFIA/HISTÓRIA
Primavera: Amazônia
Capacidades e habilidades: Explorar as questões referentes ao
desmatamento, e ao mesmo tempo conhecer e conscientizar-se sobre a necessidade
de preservação da fauna e da flora da maior e mais importante reserva florestal
do planeta para que possamos minimizar os problemas ambientais.
Aluno(a), na semana anterior
estudamos sobre a importância da preservação do meio ambiente e do uso
responsável dos recursos naturais para a vida dos seres vivos na terra.
Continuaremos os estudos destacando a floresta considerada o “Pulmão do mundo”.
Como vocês já aprenderam anteriormente, na
Região Norte que se encontra a maior floresta tropical do mundo, a Floresta
Amazônica, berço da maior diversidade do planeta e também se encontra a maior
bacia hidrográfica do mundo, a Bacia Hidrográfica do Amazonas. Nesta floresta,
portanto, reside uma grande quantidade de seres vivos, vegetal e animal.
No contexto das espécies da fauna presentes na floresta Amazônica existem registros de cerca de 1.800 espécies diferentes de aves, 2.500 de peixes, 320 mamíferos e dezenas de répteis, anfíbios e insetos.
A floresta Amazônica é bastante rica, de acordo com os estudos esse bioma abriga cerca de 20 milhões de espécies vegetais, dentre esses as de maior destaque são à seringueira, a castanheira, o cacaueiro e um dos símbolos da Amazônia: a vitória-régia. Esse rico ecossistema possui desde microrganismos até animais de grande porte, briófitas até árvores de grande porte também.
Porém, quase 20/% da floresta Amazônica já foi
derrubada. Outra parte dela sofre com o risco de desmatamento. Entre outras
ameaças estão às queimadas feitas para dar lugar a pastos ou áreas de cultivo
de um único produto, especialmente a soja. A extração de grandes quantidades de
madeira para a construção de estradas é
outra ameaça à floresta.
(Extraído de: pinterest.com).
Foto: institutonacaodevalor.org.br
Leia o texto acima, observe as imagens, copie as
questões abaixo e responda no caderno de Geo/História.
1 – Qual problema ecológico é tratado no texto?
2 – A floresta Amazônica tem uma rica biodiversidade
por quê?
a) ( ) por ser
uma floresta com poucos animais, vegetais e não descoberta pelo homem.
b) ( ) por
apresentar características de pouca vegetação e seca durante boa parte do ano.
c) ( ) por ter
uma grande variedade de seres vivos, vegetal e animal.
3 – Em qual região do Brasil está localizada a floresta
Amazônica?
4 – Descreva a vegetação da floresta Amazônica
mostrando suas principais características.
5 – Escreva o nome de uma floresta brasileira que está
sendo destruída.
6 – A imagem abaixo mostra um homem promovendo o
desmatamento. Desmatamento é um processo de devastação da natureza que provoca
grande impacto para o meio ambiente. Desmatamento: prejuízo para todos os seres
vivos. Muitas florestas acabam desta maneira. Nas florestas, nas matas os
vegetais e animais vivem em equilíbrio e harmonia. Quando muitas árvores são
derrubadas, o solo fica desprotegido. As plantas não nascem mais e com isso os
animais que se alimentam de vegetais morrem.
Foto: breaktudo.com
a) O que o ser humano pode fazer para diminuir o
impacto do desmatamento na natureza? Explique.
7 – Todos nós podemos e devemos preservar a natureza.
Observe a imagem abaixo e escreva uma sugestão para salvar nossas florestas da
destruição.
Foto: br.pinterest.com
8 – Os seres vivos necessitam respirar ar puro para
viver. Então copie as alternativas abaixo e marque um X somente na incorreta.
As árvores:
( ) poluem o
ar.
( ) purificam
o ar.
( ) fornecem
diversos tipos de matéria prima para os seres vivos.
( ) servem de
abrigo nos dias de muito calor.
CIÊNCIAS
Em tempos de Covid
19 precisamos cuidar cada vez mais com a higienização dos alimentos que
consumimos. Sabemos que o vírus entra em nosso organismo através da boca, dos
olhos e nariz.
Assistam os vídeos
abaixo com muita atenção, chame o papai e a mamãe para assistirem com você.
Nós aprendemos na
última semana sobre o sistema digestório. Vimos a importância dos alimentos
para o nosso desenvolvimento físico e mental. É através da digestão dos
alimentos que consumimos que conseguimos a energia necessária para fazer nossas
atividades diárias.
Somos uma máquina
muito complexa e precisamos de um conjunto de órgãos e sistemas para podermos
“funcionar” muito bem.
Precisamos dos
alimentos para produzir a energia que utilizamos; da água para ajudar na
digestão e na hidratação do nosso corpo, já que a água ocupa aproximadamente 70
% do nosso organismo. E precisamos do ar para respirar.
O
ar... O que será que o ar faz em nosso organismo? Como ele nos ajuda a viver?
Qual é a sua importância? (Essa última pergunta nós já sabemos a resposta, não
é?)
Para
entender um pouco mais do funcionamento do nosso organismo, vamos aprender,
nesta semana, sobre o Sistema Respiratório.
SISTEMA RESPIRATÓRIO
O sistema
respiratório é o conjunto dos órgãos responsáveis pela absorção do oxigênio do
ar pelo organismo e da eliminação do gás carbônico retirado das células.
Ele
é formado pelas vias respiratórias e pelos pulmões. Os órgãos que compõem as
vias respiratórias são: cavidades nasais, faringe, laringe, traqueia e
brônquios.
Órgãos do Sistema
Respiratório
Cavidades Nasais
As
cavidades nasais são dois condutos paralelos revestidos de mucosa e separados
por um septo cartilaginoso, que começam nas narinas e terminam na faringe.
No
interior das cavidades nasais, existem pelos que atuam como filtro de ar,
retendo impurezas e germes, garantindo que o ar chegue limpo aos pulmões.
A
membrana que reveste as cavidades nasais contém células produtoras de muco que umidificam
o ar. Ela é rica em vasos sanguíneos que aquecem o ar que entra no nariz.
Faringe
A
faringe é um tubo que serve de passagem tanto para os alimentos quanto para o
ar, portanto, faz parte do sistema respiratório e do sistema digestório.
Sua
extremidade superior se comunica com as cavidades nasais e com a boca, na
extremidade inferior se comunica com a laringe e o esôfago. Suas paredes são
musculosas e revestidas de mucosa.
Laringe
A
laringe é o órgão que liga a faringe à traqueia. Na parte superior da laringe
está a epiglote, a válvula que se fecha durante a deglutição.
Este
é também o principal órgão da fala. Nela estão localizadas as cordas vocais.
Traqueia
A
traqueia é um tubo situado abaixo da laringe e formado por quinze a vinte anéis
cartilaginosos que a mantêm aberta.
Este
órgão é revestido por uma membrana mucosa, e nela o ar é aquecido, umidificado
e filtrado.
Brônquios
Os brônquios
são duas ramificações da traqueia formados também por anéis cartilaginosos.
Cada
brônquio penetra em um dos pulmões e divide-se em diversos ramos menores, que
se distribuem por todo o órgão formando os bronquíolos.
Os
brônquios se ramificam e subdividem-se várias vezes, formando a árvore
brônquica.
Pulmões
O sistema
respiratório é composto por dois pulmões, órgãos esponjosos situados na caixa
torácica. Eles são responsáveis pela troca do oxigênio em gás carbônico,
através da respiração.
Cada pulmão é
envolvido por uma membrana dupla, chamada pleura. Internamente, cada pulmão
apresenta cerca de 200 milhões de estruturas muito pequenas, em forma de cacho
de uva e que se enche de ar, chamados de alvéolos pulmonares.
Cada alvéolo
recebe ramificações de um bronquíolo. Nos alvéolos, realizam-se as trocas
gasosas entre o ambiente, denominada hematose. Tudo isso acontece graças às
membranas muito finas que os revestem e abrigam inúmeros vasos sanguíneos bem
finos, os capilares.
Assista ao
vídeo abaixo para entender um pouco mais sobre o funcionamento do nosso
organismo, integração entre o Sistema Digestório e o Sistema Respiratório.
Resumo
do Sistema Respiratório
Veja no mapa mental abaixo um resumo com os órgãos do Sistema Respiratório.
https://www.todamateria.com.br/sistema-respiratorio/
Agora leia e faça as atividades das páginas 102 a 104.
Vamos
praticar?
Que
tal fazer um pulmão com garrafa pet e balões?
Faça
a experiência da página 105 e responda a página 106, mas você só poderá
responder se fizer a experiência.
Segue
abaixo um vídeo mostrando o passo a passo para fazer o pulmão.
ARTE
Olá Pessoal,
vocês sabiam que no dia 22 de setembro de 2020, 3ª feira, às 10:31h inicia-se a “Primavera”?
No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, a “Primavera” é caracterizada pelo
desabrochar das flores, chuvas e pelo aquecimento da temperatura.
Nesta estação, o clima é mais ameno, ou seja, não tão quente quanto
no verão, e nem muito frio como no inverno.
Essa época é muito apreciada por boa parte das
pessoas, pois a natureza fica mais colorida com flores de variados tipos. Por
conta disso, é um período conhecido também como "Estação das Flores".
Para
realizarmos nossa atividade de “Arte”
dessa semana vamos nos inspirar na natureza e utilizar materiais como galhos
secos, pétalas de flores, folhas e o que mais sua imaginação permitir. Crie
desenhos alegres e divertidos usando esses elementos naturais.
Veja alguns exemplos e inspire-se.
Para você se inspirar mais ainda, assista o vídeo abaixo.
Queremos ver sua arte! Fotografe e nos envie!
EDUCAÇÃO FÍSICA
CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA
Semana 24 a 28/08
CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DE MATEMÁTICA
Semana 11
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.