sábado, 19 de setembro de 2020

MATERIAL DE ESTUDO DO 5º ANO - PERÍODO DE 21 A 25/09/2020

 











LÍNGUA PORTUGUESA

Leia em voz alta os poemas abaixo, prestando bastante atenção à entonação. Depois siga as instruções e tente fazer o enfeite para sua casa.


Divina Primavera

                                            Elias Akhenaton

Quão doce e colorida é a primavera,
Com suas flores suaves e delicadas,
Que exalam essências perfumadas,
Deixando um frescor na atmosfera!

Que magia é essa que agora impera
Pássaros mais alegres nas alvoradas,
Caminhos com florzinhas encantadas,
Num belo quadro que o mundo venera?

Apenas sei que é de Deus a concepção,
Pois exala amor desde a primeira flor,
Não só no ar, mas também no coração.

Deixando a vida leve, alma de beija-flor,
Mantendo-a eterna, em renovação,
Semeando a Paz do Bondoso Criador.

 

 

Chegada da Primavera

 

                                                             Maria da Fonseca    


Receber a Primavera

Com carinho e alegria

Encher a casa de flores

Escrever uma poesia

  

À janela estar contente

Olhar o céu e o jardim

Escutar os passarinhos

E adorar que seja assim

 

Abrir a porta com gosto

E sair com o meu amor

Levar um lenço ao pescoço

E no cabelo uma flor

 

Observar a natureza

Quais as árvores floridas?

E as que ainda não têm folha

Parecem adormecidas!

 

Aspirar o ar mais leve

E o aroma dos citrinos

Da relva cortada há pouco

Em farrapos pequeninos

 

E andar assim de mão dada

Enquanto o Sol nos aquece

A aproveitar a chegada

Da estação que acontece

 

Louvar ao Senhor meu Deus

Pelo dia abençoado

E regressar ao meu lar

Com o coração animado!

                                   

http://poesiadanatureza.blogspot.com/2011


Como fazer flor de papel com tiras

1     Corte tiras de papel colorido;

2     Corte um círculo de papel amarelo;

3     Cole as tiras de papel no centro do círculo (Veja a imagem);

4     Cole as flores em um canudinho usando um pedaço de fita adesiva;

5     Depois é só colocar onde você quiser, para decorar os ambientes.


https://www.vivadecora.com.br/revista/flores-de-papel/




MATEMÁTICA

Oiê!!!! Chegamos com mais uma aula de Matemática.

Esperamos que você esteja estudando e aprendendo muito. Já falamos aqui e na escola que a aprendizagem só depende de você e ninguém pode tirar de você. Não é verdade?

Nas semanas anteriores você viu o que são polígonos, não polígonos, poliedro e corpos redondos. Viu também o que são medidas de comprimento e perímetro. Fez todas as atividades e aprendeu tudinho, não foi?

Então, agora vamos aprender o que é ÁREA e como medir.

Relembrando que PERÍMETRO é a soma de todos os lados de uma figura, ou seja, é a medida do contorno de uma figura.


O tamanho do perímetro pode ser medido em unidades, tracinhos, centímetro, milímetro, metro ou outra medida de comprimento. Para descobrir você precisa prestar atenção ao enunciado e nos dados que lhe forem apresentados.

Agora que já relembrou o que é perímetro, você vai aprender o que é e como medir ÁREA.

ÁREA é a medida de superfície de um objeto, figura, cômodo, apartamento, lote, etc.

Como assim?

Para simplificar, vamos dizer que a área é a medida do que está dentro da figura.




Na figura acima colocamos como unidade de medida o quadradinho. A área dessa figura corresponde a 6 quadradinhos.

Quando utilizamos as unidades de medidas padronizadas, por exemplo, o metro ou o centímetro, a medida da área será em m² (metro quadrado) ou cm² (centímetro quadrado).

Um metro quadrado é a área de um quadrado com a medida de 1 metro de cada lado.

Um centímetro quadrado é a área de um quarado com a medida de 1 centímetro de cada lado.

 Para entender um pouquinho mais, assista ao vídeo abaixo:


  

Agora leia e faça as atividades das páginas 117 a 123 do seu livro de Matemática.

DESAFIO

O que cabe dentro de um metro quadrado?

Material:

* 4 folhas de jornal, fita adesiva, tesoura, fita métrica, régua e boa vontade.

Como fazer:

1 Una as 4 folhas de jornal com fita adesiva, formando um grande retângulo.

2 Com a fita métrica, ou outro instrumento de medida de comprimento, meça um metro em dois lados do retângulo e com a ajuda da régua trace um quadrado com os 4 lados medindo um metro.

3 Recorte esse quadrado. Você tem um quadrado com um metro quadrado de área.

Agora, coloque a folha com 1 metro quadrado (1m²) no chão e coloque vários objetos, ou pessoas para você saber: O que cabe em 1 m²?

Tire fotos e mande para nós. blogemvg@gmail.com não se esqueça de colocar a sala, 5° ano e o nome da sua professora.

Para aprender mais assista o vídeo abaixo:





GEOGRAFIA/HISTÓRIA

 

Primavera: Amazônia

 

Capacidades e habilidades: Explorar as questões referentes ao desmatamento, e ao mesmo tempo conhecer e conscientizar-se sobre a necessidade de preservação da fauna e da flora da maior e mais importante reserva florestal do planeta para que possamos minimizar os problemas ambientais.

 

       Aluno(a), na semana anterior estudamos sobre a importância da preservação do meio ambiente e do uso responsável dos recursos naturais para a vida dos seres vivos na terra. Continuaremos os estudos destacando a floresta considerada o “Pulmão do mundo”. Como vocês já aprenderam anteriormente, na Região Norte que se encontra a maior floresta tropical do mundo, a Floresta Amazônica, berço da maior diversidade do planeta e também se encontra a maior bacia hidrográfica do mundo, a Bacia Hidrográfica do Amazonas. Nesta floresta, portanto, reside uma grande quantidade de seres vivos, vegetal e animal.

No contexto das espécies da fauna presentes na floresta Amazônica existem registros de cerca de 1.800 espécies diferentes de aves, 2.500 de peixes, 320 mamíferos e dezenas de répteis, anfíbios e insetos.

A floresta Amazônica é bastante rica, de acordo com os estudos esse bioma abriga cerca de 20 milhões de espécies vegetais, dentre esses as de maior destaque são à seringueira, a castanheira, o cacaueiro e um dos símbolos da Amazônia: a vitória-régia. Esse rico ecossistema possui desde microrganismos até animais de grande porte, briófitas até árvores de grande porte também.

    Porém, quase 20/% da floresta Amazônica já foi derrubada. Outra parte dela sofre com o risco de desmatamento. Entre outras ameaças estão às queimadas feitas para dar lugar a pastos ou áreas de cultivo de um único produto, especialmente a soja. A extração de grandes quantidades de madeira para a   construção de estradas é outra ameaça à floresta.

(Extraído de: pinterest.com).


Foto: educação.estadao.br


Foto: educação.estadao.br 

Foto: aosfatos.org

Foto: change.org

Foto: institutonacaodevalor.org.br


Leia o texto acima, observe as imagens, copie as questões abaixo e responda no caderno de Geo/História.

 

1 – Qual problema ecológico é tratado no texto?

 

2 – A floresta Amazônica tem uma rica biodiversidade por quê?

a) (   ) por ser uma floresta com poucos animais, vegetais e não descoberta pelo homem.

b) (    ) por apresentar características de pouca vegetação e seca durante boa parte do ano.

c) (    ) por ter uma grande variedade de seres vivos, vegetal e animal.

 

3 – Em qual região do Brasil está localizada a floresta Amazônica?

 

4 – Descreva a vegetação da floresta Amazônica mostrando suas principais características.

 

5 – Escreva o nome de uma floresta brasileira que está sendo destruída.

 

6 – A imagem abaixo mostra um homem promovendo o desmatamento. Desmatamento é um processo de devastação da natureza que provoca grande impacto para o meio ambiente. Desmatamento: prejuízo para todos os seres vivos. Muitas florestas acabam desta maneira. Nas florestas, nas matas os vegetais e animais vivem em equilíbrio e harmonia. Quando muitas árvores são derrubadas, o solo fica desprotegido. As plantas não nascem mais e com isso os animais que se alimentam de vegetais morrem.

Foto: br.pinterest.com

Foto: breaktudo.com


a) O que o ser humano pode fazer para diminuir o impacto do desmatamento na natureza? Explique.

 

7 – Todos nós podemos e devemos preservar a natureza. Observe a imagem abaixo e escreva uma sugestão para salvar nossas florestas da destruição.

Foto: br.pinterest.com


8 – Os seres vivos necessitam respirar ar puro para viver. Então copie as alternativas abaixo e marque um X somente na incorreta. As árvores:

 

(    ) poluem o ar.

(    ) purificam o ar.

(    ) fornecem diversos tipos de matéria prima para os seres vivos.

(    ) servem de abrigo nos dias de muito calor.





CIÊNCIAS

Em tempos de Covid 19 precisamos cuidar cada vez mais com a higienização dos alimentos que consumimos. Sabemos que o vírus entra em nosso organismo através da boca, dos olhos e nariz.

Assistam os vídeos abaixo com muita atenção, chame o papai e a mamãe para assistirem com você.





Nós aprendemos na última semana sobre o sistema digestório. Vimos a importância dos alimentos para o nosso desenvolvimento físico e mental. É através da digestão dos alimentos que consumimos que conseguimos a energia necessária para fazer nossas atividades diárias.

Somos uma máquina muito complexa e precisamos de um conjunto de órgãos e sistemas para podermos “funcionar” muito bem.

Precisamos dos alimentos para produzir a energia que utilizamos; da água para ajudar na digestão e na hidratação do nosso corpo, já que a água ocupa aproximadamente 70 % do nosso organismo. E precisamos do ar para respirar.

O ar... O que será que o ar faz em nosso organismo? Como ele nos ajuda a viver? Qual é a sua importância? (Essa última pergunta nós já sabemos a resposta, não é?)

Para entender um pouco mais do funcionamento do nosso organismo, vamos aprender, nesta semana, sobre o Sistema Respiratório.

 

SISTEMA RESPIRATÓRIO

O sistema respiratório é o conjunto dos órgãos responsáveis pela absorção do oxigênio do ar pelo organismo e da eliminação do gás carbônico retirado das células.

Ele é formado pelas vias respiratórias e pelos pulmões. Os órgãos que compõem as vias respiratórias são: cavidades nasais, faringe, laringe, traqueia e brônquios.


Órgãos do Sistema Respiratório


Cavidades Nasais

As cavidades nasais são dois condutos paralelos revestidos de mucosa e separados por um septo cartilaginoso, que começam nas narinas e terminam na faringe.

No interior das cavidades nasais, existem pelos que atuam como filtro de ar, retendo impurezas e germes, garantindo que o ar chegue limpo aos pulmões.

A membrana que reveste as cavidades nasais contém células produtoras de muco que umidificam o ar. Ela é rica em vasos sanguíneos que aquecem o ar que entra no nariz.

Faringe

A faringe é um tubo que serve de passagem tanto para os alimentos quanto para o ar, portanto, faz parte do sistema respiratório e do sistema digestório.

Sua extremidade superior se comunica com as cavidades nasais e com a boca, na extremidade inferior se comunica com a laringe e o esôfago. Suas paredes são musculosas e revestidas de mucosa.

Laringe

A laringe é o órgão que liga a faringe à traqueia. Na parte superior da laringe está a epiglote, a válvula que se fecha durante a deglutição.

Este é também o principal órgão da fala. Nela estão localizadas as cordas vocais.

Traqueia

A traqueia é um tubo situado abaixo da laringe e formado por quinze a vinte anéis cartilaginosos que a mantêm aberta.

Este órgão é revestido por uma membrana mucosa, e nela o ar é aquecido, umidificado e filtrado.

Brônquios



Os brônquios são duas ramificações da traqueia formados também por anéis cartilaginosos.

Cada brônquio penetra em um dos pulmões e divide-se em diversos ramos menores, que se distribuem por todo o órgão formando os bronquíolos.

Os brônquios se ramificam e subdividem-se várias vezes, formando a árvore brônquica.

Pulmões


O sistema respiratório é composto por dois pulmões, órgãos esponjosos situados na caixa torácica. Eles são responsáveis pela troca do oxigênio em gás carbônico, através da respiração.

Cada pulmão é envolvido por uma membrana dupla, chamada pleura. Internamente, cada pulmão apresenta cerca de 200 milhões de estruturas muito pequenas, em forma de cacho de uva e que se enche de ar, chamados de alvéolos pulmonares.

Cada alvéolo recebe ramificações de um bronquíolo. Nos alvéolos, realizam-se as trocas gasosas entre o ambiente, denominada hematose. Tudo isso acontece graças às membranas muito finas que os revestem e abrigam inúmeros vasos sanguíneos bem finos, os capilares.

Assista ao vídeo abaixo para entender um pouco mais sobre o funcionamento do nosso organismo, integração entre o Sistema Digestório e o Sistema Respiratório.



Resumo do Sistema Respiratório

Veja no mapa mental abaixo um resumo com os órgãos do Sistema Respiratório.



https://www.todamateria.com.br/sistema-respiratorio/


Agora leia e faça as atividades das páginas 102 a 104.

Vamos praticar?

Que tal fazer um pulmão com garrafa pet e balões?

Faça a experiência da página 105 e responda a página 106, mas você só poderá responder se fizer a experiência.

Segue abaixo um vídeo mostrando o passo a passo para fazer o pulmão.





ARTE

 

Olá Pessoal, vocês sabiam que no dia 22 de setembro de 2020, 3ª feira, às 10:31h inicia-se a “Primavera”?

No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, a “Primavera” é caracterizada pelo desabrochar das flores, chuvas e pelo aquecimento da temperatura.

Nesta estação, o clima é mais ameno, ou seja, não tão quente quanto no verão, e nem muito frio como no inverno.

Essa época é muito apreciada por boa parte das pessoas, pois a natureza fica mais colorida com flores de variados tipos. Por conta disso, é um período conhecido também como "Estação das Flores".

Para realizarmos nossa atividade de “Arte” dessa semana vamos nos inspirar na natureza e utilizar materiais como galhos secos, pétalas de flores, folhas e o que mais sua imaginação permitir. Crie desenhos alegres e divertidos usando esses elementos naturais.

 

Veja alguns exemplos e inspire-se.




Para você se inspirar mais ainda, assista o vídeo abaixo.

 


Queremos ver sua arte! Fotografe e nos envie!

blogemvg@gmail.com





EDUCAÇÃO FÍSICA









CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA

Semana 24 a 28/08




CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DE MATEMÁTICA

Semana 11







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.