GEOGRAFIA / HISTÓRIA
Continuando
os estudos sobre meio ambiente.
Floresta
Amazônica
A floresta
amazônica é considerada a maior floresta tropical do mundo e concentra enorme
biodiversidade. Além disso, ela faz parte do bioma Amazônia, o maior dos seis
biomas brasileiros.
Ela
corresponde a 53% das florestas tropicais ainda existentes. Por isso, a sua
conservação é debatida em âmbito internacional por sua dimensão e importância
ecológica.
Principais
características da Floresta Amazônica:
.Localização
A floresta
amazônica localiza-se no norte da América do Sul, abrange os estados do
Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia, Pará e Roraima, além de menores proporções nos
países: Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana
Francesa.
.Clima
Por estar
localizada próxima à linha do Equador, a floresta amazônica apresenta clima
equatorial. Assim, é marcada por elevadas temperaturas e umidade do ar.
As
temperaturas médias anuais oscilam entre 22 e 28 °C e a umidade do ar pode
ultrapassar os 80%. Outra característica é o elevado índice pluviométrico que
varia entre 1400 a 3500 mm por ano.
Em geral, as
estações do ano na floresta distingue-se por dois períodos: o seco e o chuvoso.
.Solo
O solo da
floresta amazônica é considerado pobre com uma fina camada de nutrientes.
Porém, o húmus formado pela decomposição da matéria orgânica, ou seja, folhas,
flores, animais e frutos é rica em nutrientes utilizados para o desenvolvimento
das espécies e da vegetação da floresta
.Flora
A floresta
amazônica é uma floresta tropical densa, formada por árvores de
grande porte.
A vegetação é
dividida em:
•
Mata de várzea: localizada em áreas baixas, sofre
inundações periódicas, conforme as cheias dos rios. Os solos da várzea são
extremamente férteis devido aos sedimentos depositados pelas águas dos rios.
Algumas espécies da várzea são: andiroba, jatobá, seringueira e samaúma.
•
Mata de igapó: localizada em áreas ainda mais
baixas sofre inundação permanente, por esse motivo encontra-se sempre alagada.
Para sobreviver a essa condição, as plantas apresentam estratégias e adaptações
diferenciadas. Exemplos de espécies do igapó são: vitórias-régias, buritis,
orquídeas e bromélias.
•
Mata de terra firme: encontrada na maior parte da
floresta amazônica, não sofre inundações por localizar-se em áreas mais altas.
A vegetação encontrada é de maior porte, como a castanheira.
.Fauna
Além da
exuberante flora, a floresta amazônica também abriga diversas espécies animais.
Alguns animais
encontrados são: onças, suçuaranas, jaguatiricas, peixes-boi, pirarucus,
jabutis, ariranhas, tucanos, araras, jiboia, sucuri.
Veja também: Animais
da Amazônia
.Biodiversidade
A biodiversidade
da floresta amazônica é exuberante e os seus números impressionam:
•
Mais
de 1300 espécies de aves;
•
Mais
de 3000 espécies de peixes;
•
Mais
de 30000 espécies de plantas;
•
1.800
espécies de borboletas;
•
427
espécies de anfíbios;
•
378
espécies de répteis;
•
Até
3.000 espécies de abelhas;
•
311
espécies de mamíferos.
Ainda cabe
ressaltar que muitas dessas espécies são endêmicas, ou seja, só existem na
região amazônica. Por isso, a conservação da floresta é de extrema importância.
Ameaças
ambientais na Floresta Amazônica.
Muitos
problemas ambientais afetam a floresta amazônica e os principais são:
•
Desmatamento
•
Queimadas
•
Criação
de pastos
•
Disputa
de terras
•
Assentamentos
humanos
•
Caça
e pesca ilegal
Em 1995, foi o
ano em que ocorreu o maior desmatamento na Floresta Amazônica. No Brasil, o
estado do Pará é o recordista em desmatamento na Amazônia.
O desmatamento
avança e ameaça a conservação da floresta amazônica
O desmatamento
da Amazônia libera quantidade significativa de gases de efeito estufa. Por
isso, a redução do desmatamento é a melhor ação para o Brasil reduzir os seus
níveis de emissão de gases e contribuir para a redução do efeito estufa e
consequentemente do aquecimento global.
Amazônia
Legal
Criada em
1953, a é uma área que abrange nove estados brasileiros: Acre, Amapá, Pará,
Amazonas, Rondônia, Roraima, Mato Grosso, Tocantins e Maranhão. Ela compreende
cerca de 61% de todo o território brasileiro.
O objetivo da
criação da Amazônia Legal é promover o desenvolvimento econômico e social da
região.
Curiosidade
No dia 5 de
setembro é comemorado o "Dia da Amazônia". A data foi escolhida,
pois, a província do Amazonas foi criada por D.Pedro I no dia 5 de setembro de
1850.
Responda as
atividades abaixo em seu caderno de Geografia/História:
1-DESMATAMENTO:
PREJUÍZO PARA TODOS OS SERES VIVOS.
Nas florestas,
nas matas, os vegetais e animais vivem em equilíbrio e harmonia. Desenhe em seu
caderno uma paisagem completa: com lagos, plantas, animais e árvores.
2-A floresta
amazônica possui a maior biodiversidade do planeta. Cite algumas espécies que
são encontradas na Amazônia.
3-Dê
características do clima da Amazônia.
4-Na época da
seca, é comum vermos situações de queimadas principalmente na Amazônia como
mostra a figura acima. O que podemos fazer para impedir que aconteça as
queimadas?
5- De acordo
com o gráfico em quais anos houve mais desmatamento na Amazônia?
6-Em que ano
teve menos desmatamento?
7-É dever de
todos proteger o meio ambiente. Que medidas todo cidadão consciente deve tomar
para proteger matas, rios, animais e florestas?
8-O que
comemoramos no dia 05 de setembro?
9-Quem criou o
dia da Amazônia? Em que ano foi criado?
10-Quais são
os Estados que compõem a Amazônia Legal?
11-Qual foi o
objetivo que levou a criar a Amazônia Legal?
12-Quais são os
principais problemas ambientais que afetam a floresta amazônica?
13-Como se
caracteriza as estações do ano na floresta amazônica?
LÍNGUA
PORTUGUESA
Olá meninas e meninos, vamos para mais
uma semana de estudos. Caprichem, sejam craques!
Ouçam esta música. Vocês devem
conhecer.
Ser diferente é normal
Preta
Gil
Todo mundo tem seu jeito singular
De crescer, aparecer e se manifestar
Se o peso na balança é de uns quilinhos a mais
E daí, que diferença faz?
Todo mundo tem que ser especial
Em seu sorriso, sua fé e no seu visual
Se curte tatuagens ou pinturas naturais
E daí, que diferença faz?
Já pensou, tudo sempre igual?
Ser mais do mesmo, o tempo todo, não é legal
Já pensou, sempre tão igual?
Tá na hora de ir em frente:
Ser diferente é normal!
Então, pessoal, vocês viram através da
música e da história em quadrinhos que todas as pessoas são diferentes e
merecem todo o nosso apoio e respeito. Devemos, como foi o assunto da semana
passada, cuidar uns dos outros.
1- 1 - Responda. Dê respostas completas.
Copie em seu caderno.
Quais são as diferenças físicas que
você já percebeu nas pessoas à sua volta?
Como você se sente em relação a isso?
Você acredita, que como seres humanos,
essas pessoas merecem tratamento diferenciado?
Em que tipo de tratamento você pensou?
Você concorda com quem faz bullyng?
Quais são as atitudes corretas de quem
respeita o outro?
Escreva um parágrafo colocando sua
opinião sobre como devemos tratar as pessoas, portadoras de necessidades
especiais, ou não. Afinal, somos todos seres humanos, não é?
Faça uma linda ilustração a esse
respeito.
2-2 - Faça uma linda ilustração se baseando na HQ (história em quadrinhos) e na música.
3-3 - Assista ao vídeo. Vamos falar sobre acentuação: acento agudo, acento circunflexo e til.
a) 4 - Agora copie em seu caderno e dê as respostas
corretas.
Use um
dicionário ou revista, internet ou sua “cuca”. Escreva dez palavras com til
(~), depois forme uma frase com cada uma delas.
EDUCAÇÃO FÍSICA
CIÊNCIAS
RECURSOS NATURAIS
O
que são?
Os recursos naturais são os
elementos retirados da natureza para suprir as necessidades dos seres
vivos. Esses elementos são úteis no dia a dia, fornecem alimento, energia e
garantem o desenvolvimento da sociedade e das diversas atividades exercidas
pelo homem em seu cotidiano.
Os recursos naturais podem ser:
1-
Biológicos: vegetais, animais e
florestas;
2-
Hídricos: lagos, rios, mares, oceanos;
3-
Minerais: minérios, rochas, areia, argila, carvão;
4-
Energéticos: luz solar, vento, água.
É importante dizer que esses
recursos não estão distribuídos da mesma forma no planeta,
portanto, há lugares com maior ou menor disponibilidade de determinado
elemento. Assim, determinadas áreas podem apresentar insuficiência de recursos
naturais para suprir as necessidades da população, gerando conflitos entre os
indivíduos, como é o caso do petróleo.
Ao longo dos anos, os recursos naturais passaram a ser explorados e
utilizados de maneira irracional e sem o cuidado necessário para a manutenção
deles. Entretanto, atualmente, há uma grande preocupação por parte da
sociedade, governantes e da comunidade científica a respeito da preservação
dos recursos naturais. É necessário buscar uma forma de suprir as
necessidades e promover o desenvolvimento das sociedades de forma sustentável.
Recursos
naturais de origem animal e vegetal
Os animais e
os vegetais são considerados recursos naturais, visto que nós,
seres humanos, nos apropriamos deles para suprir nossas necessidades. Diversas
espécies de animais estão presentes não só na nossa alimentação diária, mas
também servindo como meio de locomoção e no fornecimento de matéria-prima para
diversas indústrias.
O mesmo acontece com os vegetais.
Diversas espécies são utilizadas não só para a alimentação, como também
para fornecer matéria-prima para indústrias. A madeira, por
exemplo, é bastante utilizada para a fabricação de móveis e moradias; as fibras
são utilizadas como matéria-prima para o artesanato; os óleos essenciais para a
fabricação de produtos de beleza, entre outras utilidades.
Tipos
de recursos naturais
Os recursos naturais podem ser
classificados de duas formas:
São exemplos de recursos naturais
renováveis: a luz solar, os vegetais, o vento.
Os recursos
naturais renováveis são aqueles que se
renovam na natureza, existindo em abundância. Normalmente, esses
recursos não se esgotam com facilidade devido ao tempo de renovação e sua
facilidade de renovação. Contudo, a velocidade e a forma como são utilizados
pelo homem são determinantes para a sua manutenção na natureza.
São exemplos de recursos
renováveis:
Luz solar (energia solar): O calor emitido pelo Sol é uma fonte de energia
capaz de gerar energia elétrica e energia térmica.
Vento (energia eólica): Os ventos são capazes de gerar energia por meio
de sua força. Essa energia é chamada de energia eólica, utilizada para geração
de energia elétrica.
Água: A água é o
recurso natural essencial à existência humana. Sem ela nosso organismo não é
capaz de sobreviver. Além de utilizada para o consumo humano, a água é também
utilizada em diversas atividades, na indústria, na agropecuária ou nas
atividades do dia a dia, como limpeza e higiene pessoal.
Vegetais: Os
vegetais, como já dito, fornecem não só alimento, mas também são utilizados
como matéria-prima para diversas indústrias.
Animais: Os
animais estão presentes no cotidiano de boa parte da população mundial, seja na
alimentação seja como matéria-prima para indústrias têxteis, entre outros.
Madeira: A madeira é
um recurso natural renovável muito utilizado na indústria e bastante aplicada
na construção civil. Contudo, a atividade madeireira tem sido feita de forma
ilegal em várias regiões, aumentando os problemas ambientais, como o
desmatamento.
→ Recursos
naturais não renováveis
Uma grande fonte de energia do mundo
é o petróleo, é um recurso natural não renovável.
Os recursos
naturais não renováveis são aqueles que não se renovam em um
espaço de tempo que garanta o suprimento das necessidades do ser
humano. Sendo assim, a utilização desses pode levar ao seu esgotamento,
deixando então de existir. Uma das atuais preocupações da humanidade é garantir
a manutenção desses recursos, visto que muitos têm sido utilizados de forma
irracional. Quase 90% da energia utilizada no mundo é proveniente de fontes não
renováveis de energia.
a) Minérios: Os minérios são elementos encontrados na
natureza constituídos de minerais. Muitos possuem valor econômico, como o
ferro, prata, ouro.
b) Petróleo: Considerado uma das fontes de energia mais
importantes do mundo, o petróleo é uma substância oleosa originada a partir da
decomposição de matéria orgânica. Além de ser utilizado como fonte de energia,
o petróleo serve também como matéria-prima para a fabricação de plásticos,
borrachas, solventes e dele são originados diversos derivados, como o gás de
petróleo, querosene, óleo diesel, entre outros. Não é encontrado em todas as
regiões do mundo. Há países que exportam em abundância e outros que necessitam
importá-lo.
c) Carvão mineral: O carvão
mineral é bastante utilizado como fonte de energia. O carvão forma-se por meio
da decomposição da matéria orgânica em ambiente sem a presença de oxigênio.
A
humanidade supre suas necessidades e se desenvolve por meio do uso dos recursos
naturais.
Por Rafaela Sousa
Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/ciencias/recursos-naturais.htm (acesso em 31/08/2020)
Sobre Recursos Naturais, responda em
seu caderno:
1) O que são
recursos naturais?
__________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Observe a lista abaixo e classifique
esses elementos como recurso mineral, vegetal, animal ou hídrico.
Carvão mineral – peixes – lagos –
petróleo – aves – látex – sal marinho – diamante – açaí
a)
Mineral:______________________________________________
b) Vegetal:______________________________________________
c)
Animal:_______________________________________________
d)
Hídrico:_______________________________________________
3) O que são
recursos naturais renováveis e não renováveis?
__________________________________________________________________________________________________________________________________
4)Classifique os
elementos abaixo em recursos renováveis e recursos não renováveis:
Ouro – petróleo – gás natural – animais – vegetais
– minério – solo – água – energia solar
Recursos
renováveis:______________________________________
_______________________________________________________
Recursos não
renováveis:___________________________________
_______________________________________________________
ARTE
Olá Pessoal,
vocês sabiam que no dia 22 de setembro de 2020, 3ª feira, às 10:31h inicia-se a “Primavera”?
No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, a “Primavera” é caracterizada pelo
desabrochar das flores, chuvas e pelo aquecimento da temperatura.
Nesta estação, o clima é mais ameno, ou seja, não tão quente quanto
no verão, e nem muito frio como no inverno.
Essa época é muito apreciada por boa parte das
pessoas, pois a natureza fica mais colorida com flores de variados tipos. Por
conta disso, é um período conhecido também como "Estação das Flores".
Para
realizarmos nossa atividade de “Arte”
dessa semana vamos nos inspirar na natureza e utilizar materiais como galhos
secos, pétalas de flores, folhas e o que mais sua imaginação permitir. Crie
desenhos alegres e divertidos usando esses elementos naturais.
Veja alguns
exemplos e inspire-se.
Para você se
inspirar mais ainda, assista o vídeo abaixo.
Queremos ver
sua arte! Fotografe e nos envie!
blogemvg@gmail.com
MATEMÁTICA
1. Complete com atenção as multiplicações:
2. DESAFIOS
MATEMÁTICOS
Lembrem-se de
fazer: Operação , Cálculo e Resposta
Respondam no
caderno com atenção e capricho.
A. Em uma estante há 5 prateleiras com
168 livros cada uma. Quantos livros há na estante?
B. Um livro tem 356 páginas. Quantas
páginas terão 8 livros?
C. Colei meia dúzia de figurinhas em
cada página de um álbum. O álbum tem 66 páginas. Quantas figurinhas colei?
D. Em uma escola há 9 classes com 30
alunos cada uma no turno da manhã. E há 8 classes com 29 alunos no turno da
tarde. Quantos alunos há na escola?
CORREÇÃO DAS
ATIVIDADES ANTERIORES DE MATEMÁTICA
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