sábado, 19 de setembro de 2020

MATERIAL DE ESTUDO DO 4º ANO - PERÍODO DE 21 A 25 DE SETEMBRO DE 2020

 












GEOGRAFIA / HISTÓRIA

 

Continuando os estudos sobre meio ambiente.

 

Floresta Amazônica

 

A floresta amazônica é considerada a maior floresta tropical do mundo e concentra enorme biodiversidade. Além disso, ela faz parte do bioma Amazônia, o maior dos seis biomas brasileiros.

Ela corresponde a 53% das florestas tropicais ainda existentes. Por isso, a sua conservação é debatida em âmbito internacional por sua dimensão e importância ecológica.

Principais características da Floresta Amazônica:

 

.Localização

A floresta amazônica localiza-se no norte da América do Sul, abrange os estados do Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia, Pará e Roraima, além de menores proporções nos países: Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.

.Clima

Por estar localizada próxima à linha do Equador, a floresta amazônica apresenta clima equatorial. Assim, é marcada por elevadas temperaturas e umidade do ar.

As temperaturas médias anuais oscilam entre 22 e 28 °C e a umidade do ar pode ultrapassar os 80%. Outra característica é o elevado índice pluviométrico que varia entre 1400 a 3500 mm por ano.

Em geral, as estações do ano na floresta distingue-se por dois períodos: o seco e o chuvoso.

.Solo

O solo da floresta amazônica é considerado pobre com uma fina camada de nutrientes. Porém, o húmus formado pela decomposição da matéria orgânica, ou seja, folhas, flores, animais e frutos é rica em nutrientes utilizados para o desenvolvimento das espécies e da vegetação da floresta

.Flora

A floresta amazônica é uma floresta tropical densa, formada por árvores de grande porte.

A vegetação é dividida em:

                 Mata de várzea: localizada em áreas baixas, sofre inundações periódicas, conforme as cheias dos rios. Os solos da várzea são extremamente férteis devido aos sedimentos depositados pelas águas dos rios. Algumas espécies da várzea são: andiroba, jatobá, seringueira e samaúma.

                 Mata de igapó: localizada em áreas ainda mais baixas sofre inundação permanente, por esse motivo encontra-se sempre alagada. Para sobreviver a essa condição, as plantas apresentam estratégias e adaptações diferenciadas. Exemplos de espécies do igapó são: vitórias-régias, buritis, orquídeas e bromélias.

                  Mata de terra firme: encontrada na maior parte da floresta amazônica, não sofre inundações por localizar-se em áreas mais altas. A vegetação encontrada é de maior porte, como a castanheira.

.Fauna

Além da exuberante flora, a floresta amazônica também abriga diversas espécies animais.

Alguns animais encontrados são: onças, suçuaranas, jaguatiricas, peixes-boi, pirarucus, jabutis, ariranhas, tucanos, araras, jiboia, sucuri.

Veja também: Animais da Amazônia

.Biodiversidade

A biodiversidade da floresta amazônica é exuberante e os seus números impressionam:

           Mais de 1300 espécies de aves;

           Mais de 3000 espécies de peixes;

           Mais de 30000 espécies de plantas;

           1.800 espécies de borboletas;

           427 espécies de anfíbios;

           378 espécies de répteis;

           Até 3.000 espécies de abelhas;

           311 espécies de mamíferos.

Ainda cabe ressaltar que muitas dessas espécies são endêmicas, ou seja, só existem na região amazônica. Por isso, a conservação da floresta é de extrema importância.

Ameaças ambientais na Floresta Amazônica.

Muitos problemas ambientais afetam a floresta amazônica e os principais são:

           Desmatamento

           Queimadas

           Criação de pastos

           Disputa de terras

           Assentamentos humanos

           Caça e pesca ilegal

Em 1995, foi o ano em que ocorreu o maior desmatamento na Floresta Amazônica. No Brasil, o estado do Pará é o recordista em desmatamento na Amazônia.



O desmatamento avança e ameaça a conservação da floresta amazônica

O desmatamento da Amazônia libera quantidade significativa de gases de efeito estufa. Por isso, a redução do desmatamento é a melhor ação para o Brasil reduzir os seus níveis de emissão de gases e contribuir para a redução do efeito estufa e consequentemente do aquecimento global.

Amazônia Legal

Criada em 1953, a é uma área que abrange nove estados brasileiros: Acre, Amapá, Pará, Amazonas, Rondônia, Roraima, Mato Grosso, Tocantins e Maranhão. Ela compreende cerca de 61% de todo o território brasileiro.

O objetivo da criação da Amazônia Legal é promover o desenvolvimento econômico e social da região.

Curiosidade

No dia 5 de setembro é comemorado o "Dia da Amazônia". A data foi escolhida, pois, a província do Amazonas foi criada por D.Pedro I no dia 5 de setembro de 1850.


Responda as atividades abaixo em seu caderno de Geografia/História:

1-DESMATAMENTO: PREJUÍZO PARA TODOS OS SERES VIVOS.

Nas florestas, nas matas, os vegetais e animais vivem em equilíbrio e harmonia. Desenhe em seu caderno uma paisagem completa: com lagos, plantas, animais e árvores.

2-A floresta amazônica possui a maior biodiversidade do planeta. Cite algumas espécies que são encontradas na Amazônia.

3-Dê características do clima da Amazônia.



4-Na época da seca, é comum vermos situações de queimadas principalmente na Amazônia como mostra a figura acima. O que podemos fazer para impedir que aconteça as queimadas?




5- De acordo com o gráfico em quais anos houve mais desmatamento na Amazônia?

6-Em que ano teve menos desmatamento?

7-É dever de todos proteger o meio ambiente. Que medidas todo cidadão consciente deve tomar para proteger matas, rios, animais e florestas?

8-O que comemoramos no dia 05 de setembro?

9-Quem criou o dia da Amazônia? Em que ano foi criado?

10-Quais são os Estados que compõem a Amazônia Legal?

11-Qual foi o objetivo que levou a criar a Amazônia Legal?

12-Quais são os principais problemas ambientais que afetam a floresta amazônica?

13-Como se caracteriza as estações do ano na floresta amazônica?



LÍNGUA PORTUGUESA

Olá meninas e meninos, vamos para mais uma semana de estudos. Caprichem, sejam craques!

Ouçam esta música. Vocês devem conhecer.

       



Ser diferente é normal

Preta Gil

     Todo mundo tem seu jeito singular

     De crescer, aparecer e se manifestar

     Se o peso na balança é de uns quilinhos a mais

     E daí, que diferença faz?

    

     Todo mundo tem que ser especial

     Em seu sorriso, sua fé e no seu visual

     Se curte tatuagens ou pinturas naturais

     E daí, que diferença faz?

 

     Já pensou, tudo sempre igual?

     Ser mais do mesmo, o tempo todo, não é legal

     Já pensou, sempre tão igual?

     Tá na hora de ir em frente:

     Ser diferente é normal!           




Então, pessoal, vocês viram através da música e da história em quadrinhos que todas as pessoas são diferentes e merecem todo o nosso apoio e respeito. Devemos, como foi o assunto da semana passada, cuidar uns dos outros.

1-  1 -  Responda. Dê respostas completas. Copie em seu caderno.

Quais são as diferenças físicas que você já percebeu nas pessoas à sua volta?

Como você se sente em relação a isso?

Você acredita, que como seres humanos, essas pessoas merecem tratamento diferenciado?

Em que tipo de tratamento você pensou?

Você concorda com quem faz bullyng?

Quais são as atitudes corretas de quem respeita o outro?

Escreva um parágrafo colocando sua opinião sobre como devemos tratar as pessoas, portadoras de necessidades especiais, ou não. Afinal, somos todos seres humanos, não é?

Faça uma linda ilustração a esse respeito.

2-2 -  Faça uma linda ilustração se baseando na HQ (história em quadrinhos) e na música.

3-3 - Assista ao vídeo. Vamos falar sobre acentuação: acento agudo, acento circunflexo e til.

                          



a)   4 - Agora copie em seu caderno e dê as respostas corretas.




Use um dicionário ou revista, internet ou sua “cuca”. Escreva dez palavras com til (~), depois forme uma frase com cada uma delas.




 EDUCAÇÃO FÍSICA











CIÊNCIAS

 

RECURSOS NATURAIS

O que são?

Os recursos naturais são os elementos retirados da natureza para suprir as necessidades dos seres vivos. Esses elementos são úteis no dia a dia, fornecem alimento, energia e garantem o desenvolvimento da sociedade e das diversas atividades exercidas pelo homem em seu cotidiano.

Os recursos naturais podem ser:

1-      Biológicos: vegetais, animais e florestas;

2-      Hídricos: lagos, rios, mares, oceanos;

3-      Minerais: minérios, rochas, areia, argila, carvão;

4-      Energéticos: luz solar, vento, água.

É importante dizer que esses recursos não estão distribuídos da mesma forma no planeta, portanto, há lugares com maior ou menor disponibilidade de determinado elemento. Assim, determinadas áreas podem apresentar insuficiência de recursos naturais para suprir as necessidades da população, gerando conflitos entre os indivíduos, como é o caso do petróleo.

Ao longo dos anos, os recursos naturais passaram a ser explorados e utilizados de maneira irracional e sem o cuidado necessário para a manutenção deles. Entretanto, atualmente, há uma grande preocupação por parte da sociedade, governantes e da comunidade científica a respeito da preservação dos recursos naturais. É necessário buscar uma forma de suprir as necessidades e promover o desenvolvimento das sociedades de forma sustentável.

Recursos naturais de origem animal e vegetal

Os animais e os vegetais são considerados recursos naturais, visto que nós, seres humanos, nos apropriamos deles para suprir nossas necessidades. Diversas espécies de animais estão presentes não só na nossa alimentação diária, mas também servindo como meio de locomoção e no fornecimento de matéria-prima para diversas indústrias.

O mesmo acontece com os vegetais. Diversas espécies são utilizadas não só para a alimentação, como também para fornecer matéria-prima para indústrias. A madeira, por exemplo, é bastante utilizada para a fabricação de móveis e moradias; as fibras são utilizadas como matéria-prima para o artesanato; os óleos essenciais para a fabricação de produtos de beleza, entre outras utilidades.

 

Tipos de recursos naturais

Os recursos naturais podem ser classificados de duas formas:

→ Recursos naturais renováveis


São exemplos de recursos naturais renováveis: a luz solar, os vegetais, o vento.

Os recursos naturais renováveis são aqueles que se renovam na natureza, existindo em abundância. Normalmente, esses recursos não se esgotam com facilidade devido ao tempo de renovação e sua facilidade de renovação. Contudo, a velocidade e a forma como são utilizados pelo homem são determinantes para a sua manutenção na natureza.

São exemplos de recursos renováveis:

Luz solar (energia solar): O calor emitido pelo Sol é uma fonte de energia capaz de gerar energia elétrica e energia térmica.

Vento (energia eólica): Os ventos são capazes de gerar energia por meio de sua força. Essa energia é chamada de energia eólica, utilizada para geração de energia elétrica.

Água: A água é o recurso natural essencial à existência humana. Sem ela nosso organismo não é capaz de sobreviver. Além de utilizada para o consumo humano, a água é também utilizada em diversas atividades, na indústria, na agropecuária ou nas atividades do dia a dia, como limpeza e higiene pessoal.

Vegetais: Os vegetais, como já dito, fornecem não só alimento, mas também são utilizados como matéria-prima para diversas indústrias.

Animais: Os animais estão presentes no cotidiano de boa parte da população mundial, seja na alimentação seja como matéria-prima para indústrias têxteis, entre outros.

Madeira: A madeira é um recurso natural renovável muito utilizado na indústria e bastante aplicada na construção civil. Contudo, a atividade madeireira tem sido feita de forma ilegal em várias regiões, aumentando os problemas ambientais, como o desmatamento.

→ Recursos naturais não renováveis



Uma grande fonte de energia do mundo é o petróleo, é um recurso natural não renovável.

Os recursos naturais não renováveis são aqueles que não se renovam em um espaço de tempo que garanta o suprimento das necessidades do ser humano. Sendo assim, a utilização desses pode levar ao seu esgotamento, deixando então de existir. Uma das atuais preocupações da humanidade é garantir a manutenção desses recursos, visto que muitos têm sido utilizados de forma irracional. Quase 90% da energia utilizada no mundo é proveniente de fontes não renováveis de energia.

a)     Minérios: Os minérios são elementos encontrados na natureza constituídos de minerais. Muitos possuem valor econômico, como o ferro, prata, ouro.

b)  Petróleo: Considerado uma das fontes de energia mais importantes do mundo, o petróleo é uma substância oleosa originada a partir da decomposição de matéria orgânica. Além de ser utilizado como fonte de energia, o petróleo serve também como matéria-prima para a fabricação de plásticos, borrachas, solventes e dele são originados diversos derivados, como o gás de petróleo, querosene, óleo diesel, entre outros. Não é encontrado em todas as regiões do mundo. Há países que exportam em abundância e outros que necessitam importá-lo.

c)  Carvão mineral: O carvão mineral é bastante utilizado como fonte de energia. O carvão forma-se por meio da decomposição da matéria orgânica em ambiente sem a presença de oxigênio.


A humanidade supre suas necessidades e se desenvolve por meio do uso dos recursos naturais.

 

Por Rafaela Sousa

Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/ciencias/recursos-naturais.htm (acesso em 31/08/2020)

 

 

  

Sobre Recursos Naturais, responda em seu caderno:

 

1) O que são recursos naturais?

__________________________________________________________________________________________________________________________________ 

 

2) Observe a lista abaixo e classifique esses elementos como recurso mineralvegetalanimal ou hídrico.

 

Carvão mineral – peixes – lagos – petróleo – aves – látex – sal marinho – diamante – açaí

a) Mineral:______________________________________________

b) Vegetal:______________________________________________

c) Animal:_______________________________________________

d) Hídrico:_______________________________________________

 

3) O que são recursos naturais renováveis e não renováveis?

__________________________________________________________________________________________________________________________________

 

4)Classifique os elementos abaixo em recursos renováveis e recursos não renováveis:

 

Ouro – petróleo – gás natural – animais – vegetais – minério – solo – água – energia solar

 

Recursos renováveis:______________________________________

_______________________________________________________

 

Recursos não renováveis:___________________________________

_______________________________________________________


 ARTE

 

Olá Pessoal, vocês sabiam que no dia 22 de setembro de 2020, 3ª feira, às 10:31h inicia-se a “Primavera”?

No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, a “Primavera” é caracterizada pelo desabrochar das flores, chuvas e pelo aquecimento da temperatura.

Nesta estação, o clima é mais ameno, ou seja, não tão quente quanto no verão, e nem muito frio como no inverno.

Essa época é muito apreciada por boa parte das pessoas, pois a natureza fica mais colorida com flores de variados tipos. Por conta disso, é um período conhecido também como "Estação das Flores".

Para realizarmos nossa atividade de “Arte” dessa semana vamos nos inspirar na natureza e utilizar materiais como galhos secos, pétalas de flores, folhas e o que mais sua imaginação permitir. Crie desenhos alegres e divertidos usando esses elementos naturais.

 

Veja alguns exemplos e inspire-se.




Para você se inspirar mais ainda, assista o vídeo abaixo.

 


Queremos ver sua arte! Fotografe e nos envie!

blogemvg@gmail.com




 MATEMÁTICA

 


1. Complete com atenção as multiplicações:


2. DESAFIOS MATEMÁTICOS


Lembrem-se de fazer: Operação , Cálculo e Resposta


Respondam no caderno com atenção e capricho.

 

A. Em uma estante há 5 prateleiras com 168 livros cada uma. Quantos livros há na estante?

B. Um livro tem 356 páginas. Quantas páginas terão 8 livros?

C. Colei meia dúzia de figurinhas em cada página de um álbum. O álbum tem 66 páginas. Quantas figurinhas colei?

D. Em uma escola há 9 classes com 30 alunos cada uma no turno da manhã. E há 8 classes com 29 alunos no turno da tarde. Quantos alunos há na escola?


CORREÇÃO DAS ATIVIDADES ANTERIORES DE MATEMÁTICA

 

CLIQUE AQUI






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.