LÍNGUA PORTUGUESA
Copie e responda as questões abaixo no caderno de Língua Portuguesa
As duas
cargas
Dois burros caminhavam lado a lado, um com uma
carga de açúcar, outro com carga de algodão.
O primeiro era considerado uma criatura de grande
saber e via-se forçado, até mesmo, a andar de óculos, por ter o costume de ler
à noite sob a pouca luz da estrebaria.
Com sua previdência habitual, chamou a atenção
para os acidentes do caminho, aconselhando cautela, ao que o outro retrucou:
__ Não há perigo. Basta seguirmos os rastros de
quem já passou por aqui.
__ É preciso não esquecer –
disse o de óculos – que por onde passou um, pode não passar um outro.
__ Ora, que bobagem! Pois se já seguiram esta
trilha vários outros na nossa frente e nada lhes aconteceu, nada nos acontecerá
também.
__ Não, amigo, não penso assim. Acredite, sou
mais velho que você, mais experiente, e sei que nem sempre o que é bom para
alguém é bom para os demais.
Neste ponto alcançaram um rio cuja ponte havia
caído naquela manhã.
__ Que faremos? Perguntou o burro do algodão.
__ O jeito é passar a vau – respondeu o outro. E,
assim dizendo, lançou-se na correnteza.
Como o açúcar dissolvia-se na água, pôde chegar
tranquilamente à margem oposta.
O burro do algodão,
teimosamente, pensou:
__ Se ele passou, também eu
passarei – e meteu-se no rio.
Mas
sua carga, em vez de dissolver-se, como o açúcar, cresceu, inchou, aumentou
tanto de peso, que o pobre burro acabou por afundar.
Enquanto isso, já na margem
oposta, pensava com seus botões o burro sábio:
__ Ah, amigo, bem que lhe dizia! É inútil seguir
as pegadas alheias! Cada qual deve trilhar o seu próprio caminho.
VERSÃO DA GENERALI DO BRASIL,
INSPIRADA NASFÁBULAS DE MONTEIRO
LOBATO, ED. BRASILIENSE.
Responda
1 - Quais são os personagens do texto?
2 - Você deve ter percebido que, no texto, os
burros pensam de maneira diferente. Aponte a diferença:
3 - Que conselho o burro sábio e precavido deu ao
companheiro?
4 - O
conselho foi bem aceito pelo outro burro? Comprove sua resposta com uma frase
do texto:
5- Qual é a mensagem da fábula? Comente:
6- Na sua opinião, o que pode acontecer às pessoas que tomam atitudes
baseadas apenas em experiências alheias? Devemos levar em conta também as
experiências e conselhos dos outros? Explique.
MATEMÁTICA
Oiê!!!
Estamos mais
uma vez correndo atrás da aprendizagem nossa de cada semana! LEMBRE-SE QUE A
BUSCA PELO SEU CONHECIMENTO É SÓ SUA!
Nesta semana,
vamos relembrar de algumas coisas que vimos no início do ano em Espaço e Forma
(Geometria) e aprender um pouco mais!
Vamos
relembrar alguns conceitos: polígono, não polígono, poliedro e corpos redondos.
POLÍGONO: figura
PLANA fechada, formada por linhas retas que não se cruzam.
Os polígonos recebem
nomenclatura de acordo com o número de lados. Veja a tabela a seguir:
NÃO POLÍGONO:
POLIEDRO:
figura geométrica espacial (tridimensional) limitada por polígonos.
Cada polígono
é uma face do poliedro. Cubo, paralelepípedo e pirâmides são exemplos de
poliedros.
A palavra
poliedro vem do latim, significa muitas faces.
Como os polígonos, os poliedros também são classificados, porém são contados os números de faces.
Veja a tabela
abaixo:
CORPO REDONDO: figura geométrica
espacial onde uma ou mais faces não são polígonos. Ou seja, os corpos redondos
rolam.
Agora, com
muita atenção e capricho você fará as atividades das páginas 52 a 63 do
nosso livro de Matemática.
PARA APRENDER
MAIS VOCÊ PRECISARÁ DOS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS EM MÃOS, NO INÍCIO DO ANO, ANTES DA
QUARENTENA, PASSAMOS PARA VOCÊ UM TRABALHO COM OS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS PARA
MONTAR.
CASO NÃO TENHA
EM MÃOS, SEGUE NO FINAL DAS ATIVIDADES UM ARQUIVO PARA IMPRIMIR E MONTAR.
CIÊNCIAS
O Sistema Digestório é também conhecido como Sistema Digestivo ou Aparelho
Digestivo. Ele é formado por um conjunto de órgãos que atuam no corpo
humano.
A
ação desses órgãos está relacionada ao processo de transformação do alimento,
que tem o objetivo de ajudar na absorção dos nutrientes.
Tudo
isso acontece por meio de processos mecânicos e químicos.
Componentes do Sistema Digestório
O
Sistema Digestório (nova nomenclatura) divide-se em duas partes.
Uma
delas é o tubo digestório (propriamente
dito), antes conhecido como tubo digestivo. Ele se divide em três partes: alto,
médio e baixo. A outra parte corresponde aos órgãos
anexos.
Veja
no quadro abaixo os órgãos que compõem cada parte do Sistema Digestório.
Partes |
Descrição |
Tubo digestório alto |
Boca, faringe e esôfago. |
Tubo digestório médio |
Estômago e intestino delgado (duodeno, jejuno e íleo). |
Tubo digestório baixo |
Intestino grosso (ceco, cólon ascendente, transverso,
descendente, a curva sigmoide e o reto). |
Órgãos anexos |
Glândulas salivares, dentes, língua, pâncreas, fígado e
vesícula biliar. |
A
seguir estão apresentadas mais informações e detalhes sobre cada um dos
componentes do Sistema Digestório.
O
tubo digestório alto é formado pela boca, faringe e esôfago.
Conheça
a seguir mais detalhes sobre cada um desses órgãos.
A boca é a
porta de entrada dos alimentos no tubo digestivo. Ela corresponde a uma
cavidade forrada por mucosa, onde os alimentos são umidificados pela saliva,
produzida pelas glândulas salivares.
Na boca ocorre
a mastigação, que corresponde ao primeiro momento do processo da digestão mecânica.
Ela acontece com os dentes e a língua.
A faringe é um
tubo muscular membranoso que se comunica com a boca, através do istmo da
garganta e na outra extremidade com o esôfago.
Para chegar ao
esôfago, o alimento, depois de mastigado, percorre toda a faringe, que é um
canal comum para o sistema digestório e o sistema respiratório.
No processo de
deglutição, o palato mole é retraído para cima e a língua empurra o alimento
para dentro da faringe, que se contrai voluntariamente e leva o alimento para o
esôfago.
A penetração do alimento nas vias respiratórias é impedida pela ação da epiglote, que fecha o orifício de comunicação com a laringe.
O esôfago é um
conduto musculoso, controlado pelo sistema nervoso autônomo.
É por meio de ondas de contrações, conhecidas como peristaltismo ou movimentos peristálticos, o conduto musculoso vai espremendo os alimentos e levando-os em direção ao estômago.
Tubo Digestório
Médio
O tubo digestório médio é formado pelo
estômago e intestino delgado (duodeno, jejuno e íleo).
Conheça sobre cada um deles a seguir:
O estômago é
uma grande bolsa que se localiza no abdômen, sendo responsável pela digestão
das proteínas.
O simples
movimento de mastigação dos alimentos já ativa a produção do ácido clorídrico
no estômago. Contudo, é somente com a presença do alimento, de natureza proteica,
que se inicia a produção do suco gástrico. Este suco é uma solução aquosa,
composta de água, sais, enzimas e ácido clorídrico.
A mucosa
gástrica é recoberta por uma camada de muco que a protege de agressões do suco
gástrico, uma vez que ele é bastante corrosivo. Por isso, quando ocorre um
desequilíbrio na proteção, o resultado é uma inflamação da mucosa (gastrite) ou
o surgimento de feridas (úlcera gástrica).
A digestão gástrica dura, em média, de duas a quatro horas. Nesse processo, o estômago sofre contrações que forçam o alimento contra o piloro, que se abre e fecha, permitindo que, em pequenas porções, o quimo (massa branca e espumosa), chegue ao intestino delgado.
O intestino
delgado é revestido por uma mucosa enrugada que apresenta inúmeras projeções.
Está localizado entre o estômago e o intestino grosso e tem a função de
segregar as várias enzimas digestivas. Isto dá origem a moléculas pequenas e
solúveis: a glicose, aminoácidos, glicerol, etc.
O intestino
delgado está dividido em três porções: o duodeno, o jejuno e o íleo.
O duodeno é a primeira porção do intestino delgado a
receber o quimo que vem do estômago, que ainda está muito ácido, sendo
irritante à mucosa duodenal.
Além disso, o
quimo recebe também o suco pancreático, produzido no pâncreas. Ele contém
enzimas, água e grande quantidade de bicarbonato de sódio, pois dessa forma
favorece a neutralização do quimo.
Logo em seguida, o quimo é
banhado pela bile. A bile é secretada pelo fígado e armazenada na vesícula
biliar, contendo bicarbonato de sódio e sais biliares, que emulsificam os
lipídios, fragmentando suas gotas em milhares de micro gotículas.
Assim, em
pouco tempo, a “papa” alimentar do duodeno vai se tornando alcalina e gerando
condições necessárias para ocorrer a digestão intra-intestinal.
Já o jejuno e o íleo
são considerados a parte do intestino delgado onde o trânsito do bolo alimentar
é rápido, ficando a maior parte do tempo vazio, durante o processo digestivo.
Por fim, ao
longo do intestino delgado, depois que todos os nutrientes foram absorvidos,
sobra uma pasta grossa formada por detritos não assimilados e com bactérias.
Esta pasta, já fermentada, segue para o intestino grosso.
Tubo Digestório
Baixo
O
tubo digestório baixo é formado pelo intestino grosso, que possui os seguintes
componentes: ceco, cólon ascendente, transverso, descendente, a curva sigmoide
e o reto.
Intestino
grosso
O intestino
grosso mede cerca de 1,5 m de comprimento e 6 cm de diâmetro. É local de
absorção de água (tanto a ingerida quanto a das secreções digestivas), de
armazenamento e de eliminação dos resíduos digestivos.
Ele está
dividido em três partes: o ceco, o cólon e reto.
No ceco, a
primeira porção do intestino grosso, os resíduos alimentares, já constituindo o
“bolo fecal”, passam ao cólon. Nesta porção, o bolo fecal permanece estagnado
por muitas horas, preenchendo as porções da curva sigmoide e do reto.
O reto é a
parte final do intestino grosso, que termina com o canal anal e o ânus, por
onde são eliminadas as fezes.
Para facilitar
a passagem do bolo fecal, as glândulas da mucosa do intestino grosso secretam
muco a fim de lubrificar o bolo fecal, facilitando seu trânsito e sua
eliminação.
Note que as
fibras vegetais não são digeridas nem absorvidas pelo sistema digestivo, passam
por todo tubo digestivo e formam uma porcentagem significativa da massa fecal.
Sendo, portanto, importante incluir as fibras na alimentação para auxiliar a
formação das fezes.
https://www.todamateria.com.br/sistema-digestivo-sistema-digestorio/
Agora que você
leu tudo com muita atenção, assista ao vídeo abaixo:
Gostou do
vídeo?
Agora leia e
faça as atividades do seu livro de Ciências relacionadas ao sistema digestório
a partir da página 90.
Qualquer
dúvida estamos à disposição para saná-las através dos seguintes canais: e-mail
– blogemvg@gmail.com e nos comentários do
blog.
ARTE
LINHAS E CURVAS
OBJETIVOS:
Conhecer
diferentes tipos de linhas.
Produzir obra
de arte a partir de linha e curva.
A linha, assim
como o ponto, é elemento essencial na composição visual. A linha está presente
em nossa vida e em todas as coisas que estão ao nosso redor, especialmente na
natureza. Observe a folha de uma árvore! Quantas linhas não possui? Inúmeras
não é mesmo? Os nossos cabelos também são exemplos de linhas: se são lisos são
linhas retas, se são crespos, encaracolados ou cacheados são linhas curvas,
onduladas ou espiraladas.
A linha é
obtida através de infinitos pontos. Também é obtida através do “rastro” de um
ponto. Quando se coloca um ponto em movimento, ele forma uma linha. A linha é o
elemento básico de todo grafismo e um dos mais usados. Representa a forma de
expressão mais simples e pura, porém também a mais dinâmica e variada.
HISTÓRIA/GEOGRAFIA
Primavera: Meio ambiente – Preservação ambiental – Reciclagem – Uso dos
recursos naturais
Capacidades e habilidades: comparar pontos de vista sobre temas que
impactam a vida cotidiana no tempo presente, por meio de acesso a diferentes
fontes inclusive orais.
A Primavera é uma das quatro estações do ano. No Hemisfério Sul, onde
está localizado o Brasil, a primavera tem início em 23 de setembro e termina no
dia 21 de dezembro. É o período em que as temperaturas vão, aos poucos
aumentando, preparando para o verão.
A primavera (Isabel Cristina Silveira Soares)
Que beleza de jardim.
Tantas flores, quanta emoção!
Tem perfume de jasmim
Nesta bela estação.
Os pássaros a cantar.
É festa por todo o canto.
São borboletas a bailar,
Que colorido, que encanto!
O meu coração de criança
Fica feliz com vasta cor.
Penso que Deus mandou
Salpicar a terra
Com as cores do amor.
Foto: br.freepik.com
Foto: identidadregional.com.br
Atividades: Faça tudo no caderno de Geografia e História
1 - Copie todas as alternativas e marque um X somente na correta:
A) No mês de setembro começa:
( ) o Outono (
) o Verão ( ) a Primavera (
) o Inverno
B) A estação das flores (Primavera):
( ) inicia no dia 23 de setembro
e termina no dia 21 de dezembro.
( ) inicia no dia 21 de setembro
e termina no dia 22 de dezembro.
( ) inicia no dia 22 de setembro
e termina no dia 22 de dezembro.
Meio ambiente e o uso dos recursos naturais
Observando como a natureza fica bela durante a
primavera é que paro para refletir como ela é importante para os seres vivos. É
da natureza que retiramos todos os recursos naturais de que precisamos.
Portanto, é do equilíbrio do meio ambiente e do uso racional dos recursos
naturais que são: minerais, vegetais, animais, água e o ar que depende a
sobrevivência do homem no planeta Terra.
O desequilíbrio do meio ambiente é provocado pela ação do homem na
natureza diante do uso irresponsável da água, do solo, das plantas e dos
animais. Os seres humanos causam a poluição, provoca queimadas, retiradas de
árvores, ou seja, o desmatamento que provoca o desgaste do solo e a caça
predatória dos animais que causa a extinção das espécies. A grande quantidade
de lixo deixado na natureza polui o ar, o solo e as águas dos rios, lagos e
mares. As retiradas das plantas provoca a erosão e a degradação do solo. As
queimadas destroem e eliminam os vegetais que protegem o solo, matando os
pequenos seres vivos que colaboram na decomposição de restos animais e de
vegetais. As queimadas representam a pior forma de destruição do solo.
Todas as pessoas devem esforçar-se para defender e preservar o meio
ambiente. Essa conscientização deve começar na escola, com o conhecimento cada
vez maior do nosso planeta e com a formação de uma consciência que valoriza a
harmonia entre o homem e a natureza.
2 – Agora escreva as alternativas abaixo no caderno e marque F para
falso e V para verdadeiro em relação às queimadas e os recursos naturais:
( ) As queimadas ajudam a adubar
o solo.
( ) As queimadas representam a
pior forma de destruição do solo.
( ) As queimadas eliminam os
vegetais que protegem o solo.
( ) As queimadas tornam o solo
mais fértil.
( ) As queimadas destroem os
nutrientes do solo.
( ) As queimadas matam os pequenos seres vivos que colaboram na
decomposição de restos de animais e vegetais.
( ) Utilizamos diariamente os
recursos naturais.
( ) O solo pobre é favorável a
vegetação.
( ) A grande quantidade de lixo
produzido pelos seres humanos não poluem a natureza.
3 – O que provoca o desequilíbrio ambiental?
4 – Copie o texto abaixo completando os espaços de acordo com os textos
acima:
A Primavera é uma das quatro _______________ do ano. É o período em que
as ____________ vão, aos poucos ___________, preparando para o _______.
É da _______ que retiramos todos os ________________ de que precisamos.
Portanto, é do _________ do meio _________ que depende a ____________ do
homem no planeta _________.
O __________ do meio ambiente é provocado pela _____ do homem na
natureza. Todas as ______ devem esforçar-se para ________ e ________ o meio
ambiente.
Os minerais, vegetais, animais, água e o ar são ________________
naturais.
Reciclagem
Aprendemos desde crianças que devemos jogar lixo no
lixo. Mas nossa cidade mostra que muitas pessoas ainda não aprenderam essa
lição. Frequentemente, vemos nossas ruas sujas com amontoados de lixo
domiciliar, móveis, eletrodomésticos, pneus e, principalmente, restos de obras.
Os amontoados servem de abrigo e de criadouro para aranhas, escorpiões, cobras
e ratos.
“O lixo é tudo aquilo que já não tem utilidade e é
jogado fora. Pode ser qualquer material sólido originado em trabalhos
domésticos e industriais, e que é eliminado. Muitos dos resíduos que vão para o
lixo podem ser reutilizados através de um processo denominado reciclagem. No
processo de reciclagem, o lixo orgânico e inorgânico é reaproveitado,
contribuindo para a redução da poluição do meio ambiente”. (SITE
SIGNIFICADOS.COM)
Lixo orgânico: é todo resíduo de origem animal e vegetal, como: restos
de alimentos, folhas, sementes, papéis, etc.
Lixo inorgânico: é todo material cuja origem não é
biológica como, por exemplo: plásticos, metais, vidros, etc.
Benefícios da reciclagem: 50 kg de papel
reaproveitado evita o corte de uma nova árvore; 50 kg de alumínio usado e
reciclado evita a extração de 5.000 kg de bauxita do solo; a cada quilo de
reciclado de vidro é possível produzir um quilo de vidro novo. A reciclagem
pode ser fonte de renda para as pessoas e melhora a limpeza da cidade, pois
evita acúmulo de lixo na natureza.
O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) é a empresa
responsável pelo recolhimento do lixo. Em alguns lugares já existe a coleta
seletiva em que há a separação entre os recicláveis e os orgânicos.
Todos nós somos responsáveis pelo lixo que
produzimos e pela defesa de um ambiente limpo e saudável. Todas as pessoas
podem colaborar com o serviço de coleta e tratamento do lixo, fazendo o recolhimento seletivo em
sua própria casa. Para isso, basta colocar cada tipo de material descartado em
um depósito diferente.
Dessa maneira, os recursos naturais estarão sendo
preservados e as cidades serão mais limpas.
5 - Que nome damos ao lixo que não é aproveitado em nossas casas?
6 - Copie todas as alternativas e marque um X somente nos nomes dos
materiais que viram lixo em nossas casas:
( ) Restos de comidas
( ) Partes não aproveitadas de
frutas.
( ) Partes não aproveitadas de
verduras.
( ) Papel higiênico usado.
( ) latas e plásticos.
( ) Papéis.
( ) Cascas de ovos.
( ) Pó de café.
( ) Filtro de papel usado.
7 – Observe as imagens abaixo. Copie as frases de cada imagem no caderno
e escreva quais atitudes estão certas e quais estão erradas.
Foto: www.misturadaalegria.blogspot.com.br
8
– Preste atenção nas figuras a seguir. A Mônica e o Cebolinha estavam
estudando sobre o meio ambiente e tiveram uma grande ideia! Muito bem. Agora
produza um texto sobre o que se passa nas cenas.
Foto:
www.oespacoeducar.com.br
Extraído de: br.pinterest.com e do livro Projeto Mitanga Ética e
Cidadania, Editora do Brasil.
Alfabetizar com amor: www.amoresina.com
Caderno de apoio à aprendizagem: Pensar, fazer e aprender. 3º ano.
Brasília, 2018.
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