sexta-feira, 11 de setembro de 2020

MATERIAL DE ESTUDO DO 5º ANO - PERÍODO DE 14 A 18/09/2020

 









LÍNGUA PORTUGUESA

 

Copie e responda as questões abaixo no caderno de Língua Portuguesa

 

As duas cargas

                                      

Dois burros caminhavam lado a lado, um com uma carga de açúcar, outro com carga de algodão.

O primeiro era considerado uma criatura de grande saber e via-se forçado, até mesmo, a andar de óculos, por ter o costume de ler à noite sob a pouca luz da estrebaria.

Com sua previdência habitual, chamou a atenção para os acidentes do caminho, aconselhando cautela, ao que o outro retrucou:

__ Não há perigo. Basta seguirmos os rastros de quem já passou por aqui.

__ É preciso não esquecer – disse o de óculos – que por onde passou um, pode não passar um outro.

__ Ora, que bobagem! Pois se já seguiram esta trilha vários outros na nossa frente e nada lhes aconteceu, nada nos acontecerá também.

__ Não, amigo, não penso assim. Acredite, sou mais velho que você, mais experiente, e sei que nem sempre o que é bom para alguém é bom para os demais.

Neste ponto alcançaram um rio cuja ponte havia caído naquela manhã.

__ Que faremos? Perguntou o burro do algodão.

__ O jeito é passar a vau – respondeu o outro. E, assim dizendo, lançou-se na correnteza.

Como o açúcar dissolvia-se na água, pôde chegar tranquilamente à margem oposta.

O burro do algodão, teimosamente, pensou:

__ Se ele passou, também eu passarei – e meteu-se no rio.




    Mas sua carga, em vez de dissolver-se, como o açúcar, cresceu, inchou, aumentou tanto de peso, que o pobre burro acabou por afundar.

Enquanto isso, já na margem oposta, pensava com seus botões o burro sábio:

__ Ah, amigo, bem que lhe dizia! É inútil seguir as pegadas alheias! Cada qual deve trilhar o seu próprio caminho.

 

VERSÃO DA GENERALI DO BRASIL, INSPIRADA NASFÁBULAS DE MONTEIRO LOBATO, ED. BRASILIENSE.

 

Responda

 

1 - Quais são os personagens do texto?

 

2 - Você deve ter percebido que, no texto, os burros pensam de maneira diferente. Aponte a diferença:

3 - Que conselho o burro sábio e precavido deu ao companheiro?

 

4 - O conselho foi bem aceito pelo outro burro? Comprove sua resposta com uma frase do texto:

5- Qual é a mensagem da fábula? Comente:

6- Na sua opinião, o que pode acontecer às pessoas que tomam atitudes baseadas apenas em experiências alheias? Devemos levar em conta também as experiências e conselhos dos outros? Explique.




MATEMÁTICA

 

Oiê!!!

Estamos mais uma vez correndo atrás da aprendizagem nossa de cada semana! LEMBRE-SE QUE A BUSCA PELO SEU CONHECIMENTO É SÓ SUA!

Nesta semana, vamos relembrar de algumas coisas que vimos no início do ano em Espaço e Forma (Geometria) e aprender um pouco mais!

Vamos relembrar alguns conceitos: polígono, não polígono, poliedro e corpos redondos.

 

POLÍGONO: figura PLANA fechada, formada por linhas retas que não se cruzam.




Os polígonos recebem nomenclatura de acordo com o número de lados. Veja a tabela a seguir:


NÃO POLÍGONO:




POLIEDRO: figura geométrica espacial (tridimensional) limitada por polígonos.

Cada polígono é uma face do poliedro. Cubo, paralelepípedo e pirâmides são exemplos de poliedros.

A palavra poliedro vem do latim, significa muitas faces.



Como os polígonos, os poliedros também são classificados, porém são contados os números de faces.


Veja a tabela abaixo:




CORPO REDONDO: figura geométrica espacial onde uma ou mais faces não são polígonos. Ou seja, os corpos redondos rolam.



Agora, com muita atenção e capricho você fará as atividades das páginas 52 a 63 do nosso livro de Matemática.

 

PARA APRENDER MAIS VOCÊ PRECISARÁ DOS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS EM MÃOS, NO INÍCIO DO ANO, ANTES DA QUARENTENA, PASSAMOS PARA VOCÊ UM TRABALHO COM OS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS PARA MONTAR.

CASO NÃO TENHA EM MÃOS, SEGUE NO FINAL DAS ATIVIDADES UM ARQUIVO PARA IMPRIMIR E MONTAR.



SÓLIDOS GEOMÉTRICOS PARA MONTAR




CIÊNCIAS

 

O Sistema Digestório é também conhecido como Sistema Digestivo ou Aparelho Digestivo. Ele é formado por um conjunto de órgãos que atuam no corpo humano.

A ação desses órgãos está relacionada ao processo de transformação do alimento, que tem o objetivo de ajudar na absorção dos nutrientes.

Tudo isso acontece por meio de processos mecânicos e químicos.


Componentes do Sistema Digestório

O Sistema Digestório (nova nomenclatura) divide-se em duas partes.

Uma delas é o tubo digestório (propriamente dito), antes conhecido como tubo digestivo. Ele se divide em três partes: alto, médio e baixo. A outra parte corresponde aos órgãos anexos.

Veja no quadro abaixo os órgãos que compõem cada parte do Sistema Digestório.

Partes

Descrição

Tubo digestório alto

Boca, faringe e esôfago.

Tubo digestório médio

Estômago e intestino delgado (duodeno, jejuno e íleo).

Tubo digestório baixo

Intestino grosso (ceco, cólon ascendente, transverso, descendente, a curva sigmoide e o reto).

Órgãos anexos

Glândulas salivares, dentes, língua, pâncreas, fígado e vesícula biliar.

 

A seguir estão apresentadas mais informações e detalhes sobre cada um dos componentes do Sistema Digestório.

 

O tubo digestório alto é formado pela boca, faringe e esôfago.

Conheça a seguir mais detalhes sobre cada um desses órgãos.


A boca é a porta de entrada dos alimentos no tubo digestivo. Ela corresponde a uma cavidade forrada por mucosa, onde os alimentos são umidificados pela saliva, produzida pelas glândulas salivares.

Na boca ocorre a mastigação, que corresponde ao primeiro momento do processo da digestão mecânica. Ela acontece com os dentes e a língua.


A faringe é um tubo muscular membranoso que se comunica com a boca, através do istmo da garganta e na outra extremidade com o esôfago.

Para chegar ao esôfago, o alimento, depois de mastigado, percorre toda a faringe, que é um canal comum para o sistema digestório e o sistema respiratório.

No processo de deglutição, o palato mole é retraído para cima e a língua empurra o alimento para dentro da faringe, que se contrai voluntariamente e leva o alimento para o esôfago.

A penetração do alimento nas vias respiratórias é impedida pela ação da epiglote, que fecha o orifício de comunicação com a laringe.

O esôfago é um conduto musculoso, controlado pelo sistema nervoso autônomo.

É por meio de ondas de contrações, conhecidas como peristaltismo ou movimentos peristálticos, o conduto musculoso vai espremendo os alimentos e levando-os em direção ao estômago.


Tubo Digestório Médio

O tubo digestório médio é formado pelo estômago e intestino delgado (duodeno, jejuno e íleo).

Conheça sobre cada um deles a seguir:

O estômago é uma grande bolsa que se localiza no abdômen, sendo responsável pela digestão das proteínas.

O simples movimento de mastigação dos alimentos já ativa a produção do ácido clorídrico no estômago. Contudo, é somente com a presença do alimento, de natureza proteica, que se inicia a produção do suco gástrico. Este suco é uma solução aquosa, composta de água, sais, enzimas e ácido clorídrico.

A mucosa gástrica é recoberta por uma camada de muco que a protege de agressões do suco gástrico, uma vez que ele é bastante corrosivo. Por isso, quando ocorre um desequilíbrio na proteção, o resultado é uma inflamação da mucosa (gastrite) ou o surgimento de feridas (úlcera gástrica).

A digestão gástrica dura, em média, de duas a quatro horas. Nesse processo, o estômago sofre contrações que forçam o alimento contra o piloro, que se abre e fecha, permitindo que, em pequenas porções, o quimo (massa branca e espumosa), chegue ao intestino delgado.



O intestino delgado é revestido por uma mucosa enrugada que apresenta inúmeras projeções. Está localizado entre o estômago e o intestino grosso e tem a função de segregar as várias enzimas digestivas. Isto dá origem a moléculas pequenas e solúveis: a glicose, aminoácidos, glicerol, etc.

O intestino delgado está dividido em três porções: o duodeno, o jejuno e o íleo.

O duodeno é a primeira porção do intestino delgado a receber o quimo que vem do estômago, que ainda está muito ácido, sendo irritante à mucosa duodenal.



Além disso, o quimo recebe também o suco pancreático, produzido no pâncreas. Ele contém enzimas, água e grande quantidade de bicarbonato de sódio, pois dessa forma favorece a neutralização do quimo.
Logo em seguida, o quimo é banhado pela bile. A bile é secretada pelo fígado e armazenada na vesícula biliar, contendo bicarbonato de sódio e sais biliares, que emulsificam os lipídios, fragmentando suas gotas em milhares de micro gotículas.

Assim, em pouco tempo, a “papa” alimentar do duodeno vai se tornando alcalina e gerando condições necessárias para ocorrer a digestão intra-intestinal.

Já o jejuno e o íleo são considerados a parte do intestino delgado onde o trânsito do bolo alimentar é rápido, ficando a maior parte do tempo vazio, durante o processo digestivo.

Por fim, ao longo do intestino delgado, depois que todos os nutrientes foram absorvidos, sobra uma pasta grossa formada por detritos não assimilados e com bactérias. Esta pasta, já fermentada, segue para o intestino grosso.

Tubo Digestório Baixo

O tubo digestório baixo é formado pelo intestino grosso, que possui os seguintes componentes: ceco, cólon ascendente, transverso, descendente, a curva sigmoide e o reto.

Intestino grosso

O intestino grosso mede cerca de 1,5 m de comprimento e 6 cm de diâmetro. É local de absorção de água (tanto a ingerida quanto a das secreções digestivas), de armazenamento e de eliminação dos resíduos digestivos.

Ele está dividido em três partes: o ceco, o cólon e reto.

No ceco, a primeira porção do intestino grosso, os resíduos alimentares, já constituindo o “bolo fecal”, passam ao cólon. Nesta porção, o bolo fecal permanece estagnado por muitas horas, preenchendo as porções da curva sigmoide e do reto.

O reto é a parte final do intestino grosso, que termina com o canal anal e o ânus, por onde são eliminadas as fezes.

Para facilitar a passagem do bolo fecal, as glândulas da mucosa do intestino grosso secretam muco a fim de lubrificar o bolo fecal, facilitando seu trânsito e sua eliminação.

Note que as fibras vegetais não são digeridas nem absorvidas pelo sistema digestivo, passam por todo tubo digestivo e formam uma porcentagem significativa da massa fecal. Sendo, portanto, importante incluir as fibras na alimentação para auxiliar a formação das fezes.



https://www.todamateria.com.br/sistema-digestivo-sistema-digestorio/

 

Agora que você leu tudo com muita atenção, assista ao vídeo abaixo:



Gostou do vídeo?

Agora leia e faça as atividades do seu livro de Ciências relacionadas ao sistema digestório a partir da página 90.

 

Qualquer dúvida estamos à disposição para saná-las através dos seguintes canais: e-mail – blogemvg@gmail.com e nos comentários do blog.




ARTE

 

LINHAS E CURVAS

 

OBJETIVOS:

Conhecer diferentes tipos de linhas.

Produzir obra de arte a partir de linha e curva.

 

A linha, assim como o ponto, é elemento essencial na composição visual. A linha está presente em nossa vida e em todas as coisas que estão ao nosso redor, especialmente na natureza. Observe a folha de uma árvore! Quantas linhas não possui? Inúmeras não é mesmo? Os nossos cabelos também são exemplos de linhas: se são lisos são linhas retas, se são crespos, encaracolados ou cacheados são linhas curvas, onduladas ou espiraladas.

A linha é obtida através de infinitos pontos. Também é obtida através do “rastro” de um ponto. Quando se coloca um ponto em movimento, ele forma uma linha. A linha é o elemento básico de todo grafismo e um dos mais usados. Representa a forma de expressão mais simples e pura, porém também a mais dinâmica e variada.

 

Nesta atividade você irá criar...

 

Agora que você já aprendeu mais um pouco sobre “linhas”, crie no seu caderno de “ARTE” um ou mais desenhos e pinte o seu interior com linhas retas coloridas. Observe os exemplos abaixo. Solte a imaginação e capriche!

 

Modelos:





HISTÓRIA/GEOGRAFIA

 

Primavera: Meio ambiente – Preservação ambiental – Reciclagem – Uso dos recursos naturais

 

Capacidades e habilidades: comparar pontos de vista sobre temas que impactam a vida cotidiana no tempo presente, por meio de acesso a diferentes fontes inclusive orais.

 

A Primavera é uma das quatro estações do ano. No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, a primavera tem início em 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro. É o período em que as temperaturas vão, aos poucos aumentando, preparando para o verão.

 

 A primavera (Isabel Cristina Silveira Soares)

 

Que beleza de jardim.

Tantas flores, quanta emoção!

Tem perfume de jasmim

Nesta bela estação.

 

Os pássaros a cantar.

É festa por todo o canto.

São borboletas a bailar,

Que colorido, que encanto!

O meu coração de criança

 

Fica feliz com vasta cor.

Penso que Deus mandou

Salpicar a terra

Com as cores do amor.



                      Foto:  br.freepik.com                           

Foto: identidadregional.com.br


Atividades: Faça tudo no caderno de Geografia e História

 

1 - Copie todas as alternativas e marque um X somente na correta:

A) No mês de setembro começa:

(   ) o Outono      (   ) o Verão     (   ) a Primavera     (   ) o Inverno

 

B) A estação das flores (Primavera):

(   ) inicia no dia 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro.

(   ) inicia no dia 21 de setembro e termina no dia 22 de dezembro.

(   ) inicia no dia 22 de setembro e termina no dia 22 de dezembro.

 

Meio ambiente e o uso dos recursos naturais

 

Observando como a natureza fica bela durante a primavera é que paro para refletir como ela é importante para os seres vivos. É da natureza que retiramos todos os recursos naturais de que precisamos. Portanto, é do equilíbrio do meio ambiente e do uso racional dos recursos naturais que são: minerais, vegetais, animais, água e o ar que depende a sobrevivência do homem no planeta Terra.

    O desequilíbrio do meio ambiente é provocado pela ação do homem na natureza diante do uso irresponsável da água, do solo, das plantas e dos animais. Os seres humanos causam a poluição, provoca queimadas, retiradas de árvores, ou seja, o desmatamento que provoca o desgaste do solo e a caça predatória dos animais que causa a extinção das espécies. A grande quantidade de lixo deixado na natureza polui o ar, o solo e as águas dos rios, lagos e mares. As retiradas das plantas provoca a erosão e a degradação do solo. As queimadas destroem e eliminam os vegetais que protegem o solo, matando os pequenos seres vivos que colaboram na decomposição de restos animais e de vegetais. As queimadas representam a pior forma de destruição do solo.

    Todas as pessoas devem esforçar-se para defender e preservar o meio ambiente. Essa conscientização deve começar na escola, com o conhecimento cada vez maior do nosso planeta e com a formação de uma consciência que valoriza a harmonia entre o homem e a natureza.




2 – Agora escreva as alternativas abaixo no caderno e marque F para falso e V para verdadeiro em relação às queimadas e os recursos naturais:

(   ) As queimadas ajudam a adubar o solo.

(   ) As queimadas representam a pior forma de destruição do solo.

(   ) As queimadas eliminam os vegetais que protegem o solo.

(   ) As queimadas tornam o solo mais fértil.

(   ) As queimadas destroem os nutrientes do solo.

( ) As queimadas matam os pequenos seres vivos que colaboram na decomposição de restos de animais e vegetais.

(   ) Utilizamos diariamente os recursos naturais.

(   ) O solo pobre é favorável a vegetação.

(   ) A grande quantidade de lixo produzido pelos seres humanos não poluem a natureza.

 

3 – O que provoca o desequilíbrio ambiental?

 

4 – Copie o texto abaixo completando os espaços de acordo com os textos acima:

A Primavera é uma das quatro _______________ do ano. É o período em que as ____________ vão, aos poucos ___________, preparando para o _______.

É da _______ que retiramos todos os ________________ de que precisamos.

Portanto, é do _________ do meio _________ que depende a ____________ do homem no planeta _________.

 

O __________ do meio ambiente é provocado pela _____ do homem na natureza. Todas as ______ devem esforçar-se para ________ e ________ o meio ambiente.

Os minerais, vegetais, animais, água e o ar são ________________ naturais.

 

Reciclagem

Aprendemos desde crianças que devemos jogar lixo no lixo. Mas nossa cidade mostra que muitas pessoas ainda não aprenderam essa lição. Frequentemente, vemos nossas ruas sujas com amontoados de lixo domiciliar, móveis, eletrodomésticos, pneus e, principalmente, restos de obras. Os amontoados servem de abrigo e de criadouro para aranhas, escorpiões, cobras e ratos.

“O lixo é tudo aquilo que já não tem utilidade e é jogado fora. Pode ser qualquer material sólido originado em trabalhos domésticos e industriais, e que é eliminado. Muitos dos resíduos que vão para o lixo podem ser reutilizados através de um processo denominado reciclagem. No processo de reciclagem, o lixo orgânico e inorgânico é reaproveitado, contribuindo para a redução da poluição do meio ambiente”. (SITE SIGNIFICADOS.COM)

Lixo orgânico: é todo resíduo de origem animal e vegetal, como: restos de alimentos, folhas, sementes, papéis, etc.

Lixo inorgânico: é todo material cuja origem não é biológica como, por exemplo: plásticos, metais, vidros, etc.

Benefícios da reciclagem: 50 kg de papel reaproveitado evita o corte de uma nova árvore; 50 kg de alumínio usado e reciclado evita a extração de 5.000 kg de bauxita do solo; a cada quilo de reciclado de vidro é possível produzir um quilo de vidro novo. A reciclagem pode ser fonte de renda para as pessoas e melhora a limpeza da cidade, pois evita acúmulo de lixo na natureza.

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) é a empresa responsável pelo recolhimento do lixo. Em alguns lugares já existe a coleta seletiva em que há a separação entre os recicláveis e os orgânicos.

Todos nós somos responsáveis pelo lixo que produzimos e pela defesa de um ambiente limpo e saudável. Todas as pessoas podem colaborar com o serviço de coleta e tratamento  do lixo, fazendo o recolhimento seletivo em sua própria casa. Para isso, basta colocar cada tipo de material descartado em um depósito diferente.

Dessa maneira, os recursos naturais estarão sendo preservados e as cidades serão mais limpas.


Foto coleta seletiva com as latas: opendulo.com.br


5 - Que nome damos ao lixo que não é aproveitado em nossas casas?

 

6 - Copie todas as alternativas e marque um X somente nos nomes dos materiais que viram lixo em nossas casas:

(   ) Restos de comidas

(   ) Partes não aproveitadas de frutas.

(   ) Partes não aproveitadas de verduras.

(   ) Papel higiênico usado.

(   ) latas e plásticos.

(   ) Papéis.

(   ) Cascas de ovos.

(   ) Pó de café.

(   ) Filtro de papel usado.

 

7 – Observe as imagens abaixo. Copie as frases de cada imagem no caderno e escreva quais atitudes estão certas e quais estão erradas.



Foto: www.misturadaalegria.blogspot.com.br

 

8 – Preste atenção nas figuras a seguir. A Mônica e o Cebolinha estavam estudando sobre o meio ambiente e tiveram uma grande ideia! Muito bem. Agora produza um texto sobre o que se passa nas cenas.



Foto: www.oespacoeducar.com.br

 

Extraído de: br.pinterest.com e do livro Projeto Mitanga Ética e Cidadania, Editora do Brasil.

Alfabetizar com amor: www.amoresina.com

Caderno de apoio à aprendizagem: Pensar, fazer e aprender. 3º ano. Brasília, 2018.




EDUCAÇÃO FÍSICA

 

Olá galera!

Hoje nossa aula vai ser muito bacana e diferente!

Vamos interagir com crianças dos Estados Unidos.

Nesse mundo globalizado nós também fazemos parte.

Aumente o som e vamos suar a camisa!

 









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