sábado, 6 de junho de 2020

MATERIAL DE ESTUDO PARA OS ALUNOS DO 5º ANO - PERÍODO: 08 A 12 DE JUNHO DE 2020




Hoje vamos relembrar alguns assuntos que você já viu na escola, não só neste ano, mas nos ANOS anteriores também! Siga as instruções abaixo! Sugerimos que faça uma ATIVIDADE por dia. Utilize os cadernos para registrá-las e não se esqueça de colocar a data em que foi realizada.


ATIVIDADE 1


Para iniciarmos nossos trabalhos queremos que você veja a história do Livro:  A Honestidade Sempre Vence!


👆
Para ver o vídeo da história clique aqui

Após assistir o vídeo copie as perguntas abaixo no caderno de Língua Portuguesa e responda:

  1. Onde se passa a história?
  2. O que o príncipe tinha que fazer para se tornar um imperador?
  1. Qual o desafio ele propôs às pretendentes?
  1. O que acontece quando chega o momento do príncipe observar e escolher a moça para ele se casar?
  1. Que lição você aprendeu com essa história?
Logo estaremos com vocês! 


ATIVIDADE 2

Vamos rever as Medidas de Tempo e  os Movimentos da Terra (Rotação e Translação). sabemos que você pode estar um pouco enferrujado, então pode pedir ajuda a um adulto. Siga os passos abaixo e boa diversÃO. Leia o texto.

Na história “A Honestidade Sempre Vence” o príncipe deu um prazo de 6 meses para as pretendentes cultivarem uma flor. Aproveitando a história vamos relembrar as medidas de tempo e os movimentos da terra. Vamos lá?


Instrumentos de medidas


Para medir o tempo utilizamos relógios que são dispositivos que medem eventos que acontecem em intervalos regulares.

Os primeiros instrumentos usados para a medida do tempo foram os relógios de Sol, que utilizavam a sombra projetada de um objeto para indicar as horas.

Foram ainda utilizados relógios que empregavam escoamento de líquidos, areia, queima de fluidos e dispositivos mecânicos como os pêndulos para indicar intervalos de tempo.

Atualmente usa-se relógios mecânicos e os eletrônicos. Os mecânicos utilizam molas, engrenagens e eixos para indicar a passagem do tempo. Já nos eletrônicos uma bateria fornece energia para um circuito. Essa energia provoca a vibração de um cristal de quartzo. O circuito conta essas vibrações e faz a correspondência do número de vibrações com 1 segundo.

Outras unidades de medida de tempo

O intervalo de tempo de uma rotação completa da terra equivale a 24h, que representa 1 dia. Movimento de Rotação da Terra é o movimento que a Terra realiza em torno de seu próprio eixo.

O mês é o intervalo de tempo correspondente a determinado número de dias. Os meses de abril, junho, setembro, novembro têm 30 dias.

Já os meses de janeiro, março, maio, julho, agosto, outubro e dezembro possuem 31 dias. O mês de fevereiro normalmente têm 28 dias. Contudo, de 4 em 4 anos ele têm 29 dias.

Movimento de translação é o movimento que a Terra faz em torno do Sol. A Terra faz esse percurso em 365 dias e 6 horas. 

Imagine a confusão que essas 6 horas causariam? Então os estudiosos decidiram que juntariam as 6 horas de cada ano e aumentariam, a cada 4 anos, um dia no ano (4 X 6 horas = 24 horas, 24 horas = 1 dia. Por isso normalmente, 1 ano corresponde a 365 dias, no entanto, de 4 em 4 anos o ano têm 366 dias (ano bissexto).

Chamamos de ano bissexto aquele que o mês de fevereiro tem 29 dias e consequente o ano terá 366 dias. Você lembra da nossa aula de Ciências quando conversamos sobre esse assunto? 

Na tabela abaixo relacionamos algumas dessas unidades:

UNIDADE
CORRESPONDE

UNIDADE
CORRESPONDE
1 dia 24 horas 1 semestre 6 meses
1 semana 7 dias 1 ano 12 meses ou 365 dias
1 quinzena 15 dias 1 década 10 anos
1 mês 30 dias 1 século 100 anos
1 bimestre 2 meses 1 milênio 1000 anos
1 trimestre 3 meses




Assista aos vídeos abaixo, se tiver alguma dúvida sobre o assunto.

As diferentes formas de medir o tempo

Rotação e Translação


De onde vem o dia e a noite?

Ano bissexto



ATIVIDADE 3


Copie e resolva os desafios de Matemática.

DESAFIO:
Em seu caderno, com a ajuda de seus familiares, resolva os desafios a seguir:
* Escreva a sua data de nascimento completa.
* Qual é a sua idade?
* Quantos meses você tem?
* Quantos anos bissextos você já presenciou? (todos, mesmo aqueles que você não lembra).

SUPER DESAFIO…
QUANTOS DIAS DE VIDA VOCÊ TEM?
(Neste aqui você pode utilizar, além da ajuda de um adulto, a calculadora)


QUER APROVEITAR O SEU TEMPO EM CASA?

O que você acha de aprender a tabuada cantando? Clique no link abaixo e divirta-se.


ATIVIDADE 4



Assista o vídeo do livro “Azul e lindo. Planeta Terra Nossa”






Agora assista o vídeo: Carta da Terra para as Crianças”


👉Produza um texto de 15 linhas (no caderno de Geo/História) sobre o que você pode fazer para transformar as coisas ruins em coisas boas.



ATIVIDADE 5

ATIVIDADE DE ARTE
Você já imaginou realizar um retrato de uma pessoa formado por diversos fragmentos de fotos? Ou realizar sobreposições de imagens? As possibilidades são muitas...
O post dessa semana será um tutorial de como fazer uma “FOTOCOLAGEM”.
Você precisará de:
  • tesoura com pontas arredondadas
  • revistas, jornais ou fotos
  • cola branca
  • uma folha em branco
Use a sua imaginação e recorte de jornais, revistas ou fotografias partes diferentes como boca, nariz, olhos, cabelos, sobrancelhas, orelhas, etc. (não precisa necessariamente serem todas as partes do rosto, algumas já são suficientes).
Disponha as partes recortadas de maneira que forme um rosto e cole numa folha em branco (pode usar o seu caderno de desenho).
Pronto! Você acabou de criar uma fotomontagem!!!
Veja o exemplo abaixo:

ATIVIDADE 6

Atenção garotada!
Vamos aproveitar os dias de isolamento social para nos cuidar, fazer as atividades propostas, brincar, se exercitar bastante e manter uma alimentação saudável!


Futebol: sociabiliza as crianças, e lhes insere no gratificante trabalho em equipe. Convide alguém que está em casa com você para brincar.

Bambolê: ajuda com que as crianças pratiquem exercício físico ao mesmo tempo em que desfrutam de uma brincadeira. Ótimo para combater a obesidade infantil.

Pular corda: Existem muitas formas de pular corda. Uma delas é cantando uma musiquinha como a que temos a seguir: 
Um homem bateu em minha porta, e eu abri!
Senhoras e senhores, ponham a mão no chão!
Senhoras e senhores,pulem de um pé só!
Senhoras e senhores, dêem uma rodadinha!


E vá! Pro olho! Da rua!



Correr: oferece às crianças o aumento da capacidade respiratória, sociabilização, músculos e articulações mais fortes, melhoria na postura e equilíbrio, resistência e melhor foco na atenção durante as aulas.


⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽






3 comentários:

  1. Só professora fera nesse quinto ano!
    Gostei tanto das atividades que até eu vou fazer.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Muitas atividades e eu acabei todas.To morrendo de saudades de vcs professoras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que beleza!!! Nós também estamos com muita saudade! Se cuide para que possamos encontrar o mais rápido e saudável possível!
      Beijos...

      Excluir

Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.