segunda-feira, 22 de junho de 2020

MATERIAL DE ESTUDO 3° ANO - PERÍODO DE 22 À 26/06/2020






Junto com alguém de sua família, 
leia com atenção a história do livro:




1 - PARA COMENTAR EM FAMÍLIA:

- Após a leitura, converse com sua família sobre a história. Comentem o que vocês entenderam, tentando responder as seguintes perguntas: Façam o reconto da história. Não precisa escrever.

  • Qual era a cor da pele da menina? Parecia com o quê?
  • E o seu cabelo? O que sua mãe fazia nele?
  • Seus olhos se pareciam com o quê?
  • Como era o coelho?
  • Qual a conclusão que o coelho chegou sobre a cor da pele da menina?
  • Por que os filhotes do coelho nasceram um de cada cor?



2 - AGORA RESPONDA NO CADERNO DE PORTUGUÊS:

a) Qual o título do livro?

b)Nome do autor ou da autora.

c)Quem ilustrou o livro?

d)Quem são as personagens principais da história?

e)Além das personagens principais, aparece mais alguém na história?

f)O que a mãe da menina gosta de fazer no cabelo dela? Como ela enfeita?

g) Na história não aparece o nome da menina. Escolha um nome bem bonito para ela.




1 – Qual das crianças abaixo você acha que mais se parece com a Menina Bonita do Laço de Fita? A da esquerda, a da direita ou a do meio?

2 – De que cor você a pintaria?

3 – De acordo com o texto, leia as frases abaixo e copie em seu caderno somente as que são totalmente verdadeiras:

a) Era uma vez, uma menina quase bonita.

b) Os olhos pareciam duas azeitonas pretas brilhantes.

c) O coelho tomou café e ficou preto para sempre.

d) O coelho sempre perguntava: menina bonita do laço de fita, qual é o seu segredo pra ser tão pretinha?


NAS ATIVIDADES 4, 5 E 6, VAMOS RELEMBRAR UM POUCO DE PALAVRAS MASCULINAS E FEMININAS.

4 - As palavras abaixo foram retiradas do livro da Menina Bonita do Laço de Fita. Em seu caderno de Português, copie as palavras, uma embaixo da outra e escreva ao lado de cada uma, se é masculina ou feminina:

coelho _______________ branco________________

menina ______________ aquele ________________

coelhinha _____________bonita ________________

escura _______________ preta ________________

pequenina ____________ pretinha ______________

redondo ______________ mãe _________________

5 – Escreva o feminino de cada palavra, trocando a letra O pela letra A no final:

menino ______________porco _________________
aluno _______________ bonito ________________
coelhinho ____________ branco ________________
pretinho _____________ pequenino _____________


6 – Forme o feminino, acrescentando a letra A no final de cada palavra

professor ______________ cantor ______________

doutor ________________ escritor _____________

autor _________________ ilustrador ____________

português _____________ japonês _____________

7 - Escreva em seu caderno todas as palavras da história que tem lh. Separe essas palavras em sílabas e classifique-as quanto ao número de sílabas (monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas).
8 - Na história tem alguma palavra com L no final das sílabas? Quando encontramos o L no final da sílaba,  esse L tem som de: ___________.

9 - Complete com u ou L:
chapé___
jorna___
pa__mito
fa__ta
norma__
invento__
precisou__
empanturro__
a__piste
ca__da
ca__ça
a__godão
po__vo
ba__nilha
Brasi__
desfa__que
sa__dáve__
a__meirão
a__gema
ga__pão
co__ro
fico__
procuro__
lenço__
anzo__
sina__
girasso__



1

A - O coelho e a Menina bonita do laço de fita saíram para comprar legumes. Eles compraram 12 cenouras laranjas e 16 cenouras amarelas. Quantas cenouras eles compraram?

B - A mãe da menina bonita do laço de fita usou 15 das cenouras que eles compraram para fazer uma sopa. Quantas cenouras sobraram?


C - O coelho adora comer cenouras e trazer novidades para seus amigos. Ele trouxe da plantação 33 cenouras brancas, 21 cenouras roxas e 14 cenouras vermelhas. Quantas cenouras ele trouxe para os seus amigos conhecerem?

D - Qual a diferença entre o número de cenouras roxas e vermelhas?

2 - Complete a tabela abaixo e responda às perguntas no caderno de Matemática.



a) Qual o número está entre o 18 e o 20?

b) Quais os números terminam com 0?

c) Qual o número vem depois de 68?

d) Que número está entre o 76 e 78?

3 – Escreva por extenso (como se lê) os números:


a) 75    b) 67   c) 48   d) 53   e) 26    f) 14


Você sabia que existem vários tipos de cenouras?







Essa é a história do Pequeno Príncipe Preto. 
Gostaram da história? Então responda as atividades propostas no caderno de Geografia/História. 
Capriche.

1- Você achou estranho o príncipe ser negro? Já ouviu falar em príncipes negros.

2- Todas as pessoas têm raças, cores e histórias diferentes. Recorte e cole em seu caderno diferentes pessoas representando a formação do povo brasileiro.

3- Você ouviu a história do príncipe preto. Agora faça um pequeno texto contando um pouco sobre sua história. Capriche!

4- Faça um lindo desenho em seu caderno de você e seus amigos. Não esqueça de colorir. Quero conhecer todos seus amigos, combinado?



💙💚💙💚



As atividades dessa semana são ideias criativas para você fazer. Escolha uma delas de acordo com o material que tiver em casa e ponha em prática no caderno de “Arte”.

Vamos tomar como base o livro trabalhado em Língua Portuguesa essa semana Menina bonita do laço de fita”.

Vamos lá!


Opção 1 - Pintura
Veja as etapas:
  • Pintar a mão com tinta guache preta.
  • Colocar a mão sobre a folha.
  • Esperar com a mão firme por um tempo.
  • Retirar a mão e esperar secar.
  • Pintar os olhos com guache branco e esperar secar para fazer as bolinhas pretas.
  • Pintar a boca de vermelho e fazer as maria chiquinhas dos cabelos com tintas coloridas ou papel colorido (use sua criatividade!).

Opção 2 – Colagem

Construa através de colagens a Menina bonita do laço de fita usando materiais diferentes que você tenha em casa.

Exemplos:






O treino militar
Prenda fitas, barbantes, corda fina ou retalhos emendados presos nas paredes ou em móveis. Você deverá passar sem encostar nos obstáculos; se encostar, volte ao começo!
Vamos ao desafio!
O Chão está lavado:
Vamos usar 02 almofadas ou outro objeto como um pedaço de papelão, por exemplo. Vale usar a sua criatividade.
Após determinar o percurso, você começará a brincadeira. Só pode pisar na almofada (ou no que você escolheu para substituí-la). 
Pise em uma e passe a outra para frente; não pode colocar o pé no chão, pois ele está lavado. Vá assim até completar o percurso. Pisou no chão...volte ao começo.

🐼🐼🐼🐼🐼🐼




IMPRESSÃO DAS ATIVIDADES DESTA SEMANA:
🔻



5 comentários:

  1. Oi professsoras!!! Estamos gostando muito das atividades. Mas tem atividades muito longas e cansativas, tipo que teve essa semana, copiar palavras do texto, separar, classificar.... estamos dentro de casa, mas nos pais, estamos trabalhando tb, e não tendo muito tempo ainda de acompanhar as atividades. Apenas sugestão... blz
    Abraços da família da Sara - 3ª sala 9

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sara e família,
      Muito obrigada pela sugestão. Ela será repassada para equipe gestora da escola.
      lembramos que as atividades do blog tem o objetivo de revisar as atividades já adquiridas pelos alunos para que não as esqueçam. Se fizerem apenas uma atividade por dia não fica cansativo. Fica aí, também uma sugestão nossa.
      Abraços da equipe Vicente Guimarães.

      Excluir
  2. Bom dia professoras;estamos adorando as atividades não vejo a hora de acabar tudo isso para nos encontrar novamente, pois além da atividades da escola minha mãe tem passando outras atividades por isso prefiro ficar na escola, lá e bem mais tranquilo e posso brincar com meus amigos...beijos no coração de todas professoras, saudadessssssssssss

    ResponderExcluir
  3. Bom dia professoras; obrigado pelo carinho estamos amando as atividades, não vejo a hora de voltar as aulas e rever meus amigos, um forte abraço a todos com carinho Gabriel Lopes

    ResponderExcluir
  4. Olá Gabriel, as professoras e toda a equipe gestora da Escola Municipal Vicente Guimarães está muito feliz em receber seus comentários. É muito satisfatório saber que você está acessando o blog, fazendo as atividades e enriquecendo seu aprendizado, mesmo a distância.
    Com certeza que estar na escola, com os colegas, aprendendo com as professoras é tudo de bom e melhor. Por isso estamos torcendo para a quarentena passar e voltarmos em breve.
    Um grande abraço em você e beijos no seu coração também.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.