Junto
com alguém de sua família,
leia com atenção a história do livro:
1
- PARA COMENTAR EM FAMÍLIA:
-
Após a leitura, converse com sua família sobre a história. Comentem o que vocês entenderam, tentando
responder as seguintes perguntas: Façam o reconto da
história. Não precisa escrever.
- Qual era a cor da pele da menina? Parecia com o quê?
- E o seu cabelo? O que sua mãe fazia nele?
- Seus olhos se pareciam com o quê?
- Como era o coelho?
- Qual a conclusão que o coelho chegou sobre a cor da pele da menina?
- Por que os filhotes do coelho nasceram um de cada cor?
2
- AGORA RESPONDA NO CADERNO DE PORTUGUÊS:
a) Qual
o título do livro?
b)Nome
do autor ou da autora.
c)Quem ilustrou o livro?
d)Quem são as personagens principais da história?
e)Além das personagens principais, aparece mais alguém na história?
f)O que a mãe da menina gosta de fazer no cabelo dela? Como ela enfeita?
1
– Qual das crianças abaixo você acha que mais se parece com a
Menina Bonita do Laço de Fita? A da esquerda, a da direita ou a do
meio?
2
– De que cor você a pintaria?
3
– De acordo com o texto, leia as frases abaixo e copie em seu
caderno somente as que são totalmente verdadeiras:
a)
Era uma vez, uma menina quase bonita.
b)
Os olhos pareciam duas azeitonas pretas brilhantes.
c)
O coelho tomou café e ficou preto para sempre.
d)
O coelho sempre perguntava: menina bonita do laço de fita, qual é o
seu segredo pra ser tão pretinha?
NAS
ATIVIDADES 4, 5 E 6, VAMOS RELEMBRAR UM POUCO DE PALAVRAS
MASCULINAS E FEMININAS.
4
- As palavras abaixo foram retiradas do livro da Menina Bonita do
Laço de Fita. Em seu caderno de Português, copie as palavras, uma
embaixo da outra e escreva ao lado de cada uma, se é masculina ou
feminina:
coelho
_______________ branco________________
menina
______________ aquele ________________
coelhinha
_____________bonita ________________
escura
_______________ preta ________________
pequenina
____________ pretinha ______________
redondo
______________ mãe _________________
5
– Escreva o feminino de cada palavra, trocando a letra O
pela letra A no final:
menino
______________porco _________________
aluno
_______________ bonito ________________
coelhinho
____________ branco ________________
pretinho
_____________ pequenino _____________
6
– Forme o feminino, acrescentando a letra A no final de cada
palavra
professor
______________ cantor ______________
doutor
________________ escritor _____________
autor
_________________ ilustrador ____________
português
_____________ japonês _____________
7
- Escreva
em seu caderno todas as palavras da história que tem lh. Separe
essas palavras em sílabas e classifique-as quanto ao número de
sílabas (monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas).
8
- Na
história tem alguma palavra com L no final das sílabas? Quando
encontramos o L
no final da sílaba, esse L
tem som de: ___________.
9
- Complete com u ou L:
chapé___
|
jorna___
|
pa__mito
|
fa__ta
|
norma__
|
invento__
|
precisou__
|
empanturro__
|
a__piste
|
ca__da
|
ca__ça
|
a__godão
|
po__vo
|
ba__nilha
|
Brasi__
|
desfa__que
|
sa__dáve__
|
a__meirão
|
a__gema
|
ga__pão
|
co__ro
|
fico__
|
procuro__
|
lenço__
|
anzo__
|
sina__
|
girasso__
|
1
A - O coelho e a Menina bonita do laço de
fita saíram para comprar legumes. Eles compraram 12 cenouras
laranjas e 16 cenouras amarelas. Quantas cenouras eles compraram?
B
- A mãe da menina bonita do laço de
fita usou 15 das cenouras que eles compraram para fazer uma sopa.
Quantas cenouras sobraram?
C
- O coelho adora comer cenouras e trazer
novidades para seus amigos. Ele trouxe da plantação 33 cenouras
brancas, 21 cenouras roxas e 14 cenouras vermelhas. Quantas cenouras
ele trouxe para os seus amigos conhecerem?
D
- Qual a diferença entre o
número de cenouras roxas e vermelhas?
2 - Complete a tabela abaixo e responda às perguntas no caderno de Matemática.
a)
Qual o número está entre o 18 e o 20?
b)
Quais os números terminam com 0?
c)
Qual o número vem depois de 68?
d)
Que número está entre o 76 e 78?
3
– Escreva por extenso (como se lê) os números:
a)
75 b) 67 c) 48 d) 53 e) 26 f) 14
Essa é a história do Pequeno
Príncipe Preto.
Gostaram da história? Então responda as atividades propostas no caderno de Geografia/História.
Capriche.
Gostaram da história? Então responda as atividades propostas no caderno de Geografia/História.
Capriche.
1- Você achou estranho o príncipe
ser negro? Já ouviu falar em príncipes negros.
2-
Todas as pessoas têm raças, cores e histórias diferentes. Recorte
e cole em seu caderno diferentes pessoas representando a formação
do povo brasileiro.
3-
Você ouviu a história do príncipe preto. Agora faça um pequeno
texto contando um pouco sobre sua história. Capriche!
4- Faça um lindo desenho em seu caderno de você e seus amigos. Não
esqueça de colorir. Quero conhecer todos seus amigos, combinado?
💙💚💙💚
As atividades dessa semana são ideias criativas para você fazer. Escolha uma delas de acordo com o material que tiver em casa e ponha em prática no caderno de “Arte”.
Vamos
tomar como base o livro trabalhado em Língua Portuguesa essa semana
“Menina
bonita do laço de fita”.
Vamos
lá!
Opção
1 - Pintura
Veja as etapas:
- Pintar a mão com tinta guache preta.
- Colocar a mão sobre a folha.
- Esperar com a mão firme por um tempo.
- Retirar a mão e esperar secar.
- Pintar os olhos com guache branco e esperar secar para fazer as bolinhas pretas.
- Pintar a boca de vermelho e fazer as maria chiquinhas dos cabelos com tintas coloridas ou papel colorido (use sua criatividade!).
Opção
2 – Colagem
Construa
através de colagens a “Menina
bonita do laço de fita”
usando materiais diferentes que você tenha em casa.
Exemplos:
O treino militar:
Prenda fitas, barbantes, corda fina ou retalhos emendados presos nas
paredes ou em móveis. Você deverá passar sem encostar nos
obstáculos; se encostar, volte ao começo!
Vamos
ao desafio!
O
Chão está lavado:
Vamos usar 02
almofadas ou outro objeto como um pedaço de
papelão, por exemplo. Vale usar a sua criatividade.
Após
determinar o percurso, você começará a brincadeira. Só pode pisar
na almofada (ou no que você escolheu para substituí-la).
Pise em uma e passe a outra para frente; não pode colocar o pé no
chão, pois ele está lavado. Vá assim até completar o percurso.
Pisou no chão...volte ao começo.
🐼🐼🐼🐼🐼🐼
IMPRESSÃO DAS ATIVIDADES DESTA SEMANA:
🔻
Oi professsoras!!! Estamos gostando muito das atividades. Mas tem atividades muito longas e cansativas, tipo que teve essa semana, copiar palavras do texto, separar, classificar.... estamos dentro de casa, mas nos pais, estamos trabalhando tb, e não tendo muito tempo ainda de acompanhar as atividades. Apenas sugestão... blz
ResponderExcluirAbraços da família da Sara - 3ª sala 9
Olá Sara e família,
ExcluirMuito obrigada pela sugestão. Ela será repassada para equipe gestora da escola.
lembramos que as atividades do blog tem o objetivo de revisar as atividades já adquiridas pelos alunos para que não as esqueçam. Se fizerem apenas uma atividade por dia não fica cansativo. Fica aí, também uma sugestão nossa.
Abraços da equipe Vicente Guimarães.
Bom dia professoras;estamos adorando as atividades não vejo a hora de acabar tudo isso para nos encontrar novamente, pois além da atividades da escola minha mãe tem passando outras atividades por isso prefiro ficar na escola, lá e bem mais tranquilo e posso brincar com meus amigos...beijos no coração de todas professoras, saudadessssssssssss
ResponderExcluirBom dia professoras; obrigado pelo carinho estamos amando as atividades, não vejo a hora de voltar as aulas e rever meus amigos, um forte abraço a todos com carinho Gabriel Lopes
ResponderExcluirOlá Gabriel, as professoras e toda a equipe gestora da Escola Municipal Vicente Guimarães está muito feliz em receber seus comentários. É muito satisfatório saber que você está acessando o blog, fazendo as atividades e enriquecendo seu aprendizado, mesmo a distância.
ResponderExcluirCom certeza que estar na escola, com os colegas, aprendendo com as professoras é tudo de bom e melhor. Por isso estamos torcendo para a quarentena passar e voltarmos em breve.
Um grande abraço em você e beijos no seu coração também.