sábado, 27 de junho de 2020

MATERIAL DE ESTUDO 4º ANO - PERÍODO DE 29/06 À 03/07/2020



Queridos alunos, Estamos com saudades de vocês!
Fiquem bem, se cuidem!
Fiquem com Deus! Abraço com carinho!



GEOGRAFIA / HISTÓRIA



Influência indígena na cultura brasileira

        
     Quando pensamos nos primeiros povoadores do Brasil, a chegada dos portugueses nos vem à cabeça. Mas isso está mudando, pois em alguns livros didáticos já temos presente a história dos povoadores indígenas como as primeiras populações que habitaram o território brasileiro.

       Do ano de 1500, momento da chegada dos europeus, até os dias atuais, a população indígena diminuiu drasticamente, de três a cinco milhões de índios para, atualmente, segundo a FUNAI (Fundação Nacional do Índio), 358 mil índios.

       Mesmo depois de os povos indígenas terem passado pelo processo de conquista e extermínio, eles nos deixaram diversas práticas culturais. Demonstrar algumas dessas práticas presentes em nossa sociedade será o nosso objetivo neste texto.

       Segundo o folclore brasileiro, existia a lenda do curupira (ser habitante das florestas brasileiras), cuja principal atribuição seria proteger animais e plantas. Sempre recorrente nas lendas, o curupira tinha os pés com calcanhares para frente para confundir os caçadores. Conforme o historiador Sérgio Buarque de Holanda, o curupira não existiu, mas os indígenas tinham o hábito de andar para trás, para confundir os europeus e bandeirantes.

      A vontade de andar descalço foi outro hábito que herdamos dos indígenas. Geralmente, quando chegamos em casa após um dia inteiro de trabalho ou estudo, a primeira coisa que fazemos é retirar o calçado e ficar certo tempo descalços. Muitas pessoas têm o hábito de sempre andar descalças quando estão em suas casas. O costume de descansar em redes é outra herança dos povos indígenas. Quase sempre os índios dormem em redes de palha que se encontram dentro de suas ocas (suas habitações nas aldeias).

      A culinária brasileira herdou vários hábitos e costumes da cultura indígena, como a utilização da mandioca e seus derivados (farinha de mandioca, beiju, polvilho), o costume de se alimentar com peixes, carne socada no pilão de madeira (conhecida como paçoca) e pratos derivados da caça (como picadinho de jacaré e pato ao tucupi), além do costume de comer frutas (principalmente o cupuaçu, bacuri, graviola, caju, açaí e o buriti).

    Além da influência indígena na culinária brasileira, herdamos também a crença nas práticas populares de cura derivadas das plantas. Por isso sempre se recorre ao pó de guaraná, ao boldo, ao óleo de copaíba, à catuaba, à semente de sucupira, entre outros, para curar alguma enfermidade.

      A influência cultural indígena na sociedade brasileira não para por aí: a língua portuguesa brasileira também teve influência das línguas indígenas. Várias palavras de origem indígena se encontram em nosso vocabulário cotidiano, como palavras ligadas à flora e à fauna (como abacaxi, caju, mandioca, tatu) e palavras que são utilizadas como nomes próprios (como o parque do Ibirapuera, em São Paulo, que significa, “lugar que já foi mato”, em que “ibira” quer dizer árvore e “puera” tem o sentido de algo que já foi. O rio Tietê em São Paulo também é um nome indígena que significa “rio verdadeiro”). Os povos indígenas deixaram para a sociedade brasileira uma diversidade cultural que foi importante para a formação da população brasileira.

Fonte: Heranças culturais indígenas.
 Elementos da cultura indígena alunosonline.uol.com.br › História do Brasil


1 - O povo brasileiro herdou muitas influências indígenas em sua cultura, Leia novamente o texto e escreva no caderno algumas dessas influências que  são heranças dos povos indígenas para nós.


2 – Escreva alguns exemplos de palavras de origem indígena que se encontram em nosso vocabulário cotidiano.

 LÍNGUA PORTUGUESA

Vamos fazer uma campanha por um mundo melhor. 
Leia este pequeno cartão. Use-o como modelo e crie o seu. Não é necessário enviar para as pessoas, cole no seu quarto, para que sirva de lembrete. Agora, caso queira e goste de enviar mensagens, use o WhatsApp e envie para amigos e família. 


💗💗💗💗

A música Trem- Bala de Ana Vilela tem feito muito sucesso. A letra é linda e bem dentro dos propósitos desse momento que vivemos. Ouça e cante, refletindo sobre seu conteúdo.



Trem-Bala
Não é sobre ter todas pessoas do mundo pra si
É sobre saber que em algum lugar alguém zela por ti
É sobre cantar e poder escutar mais do que a própria voz
É sobre dançar na chuva de vida que cai sobre nós
É saber se sentir infinito
Num universo tão vasto e bonito é saber sonhar
Então, fazer valer a pena cada verso
Daquele poema sobre acreditar
Não é sobre chegar no topo do mundo e saber que venceu
É sobre escalar e sentir que o caminho te fortaleceu
É sobre ser abrigo e também ter morada em outros corações
E assim ter amigos contigo em todas as situações
A gente não pode ter tudo
Qual seria a graça do mundo se fosse assim?
Por isso, eu prefiro sorrisos
E os presentes que a vida trouxe pra perto de mim
Não é sobre tudo que o seu dinheiro é capaz de comprar
E sim sobre cada momento sorriso a se compartilhar
Também não é sobre correr contra o tempo pra ter sempre mais
Porque quando menos se espera a vida já ficou pra trás
Segura teu filho no colo
Sorria e abrace teus pais enquanto estão aqui
Que a vida é trem-bala, parceiro
E a gente é só passageiro prestes a partir
Laiá, laiá, laiá, laiá, laiá
Laiá, laiá, laiá, laiá, laiá
Segura teu filho no colo
Sorria e abrace teus pais enquanto estão aqui
Que a vida é trem-bala, parceiro
E a gente é só passageiro prestes a partir
(Compositora: Ana Carolina Vilela Da Costa)

Depois faça o que se pede abaixo:

1-No Site Digitalismo, Fernando Sales explica a música, do ponto de vista dele, de forma simples e prática. Assista ao vídeo acima. Depois converse com sua família sobre o tema e escreva sua própria interpretação.

2- Assista ao vídeo e leia a letra da música. Depois, responda às questões abaixo no caderno de Língua Portuguesa.

a) O que vocês acham que é um Trem Bala? Copie a alternativa correta.
( ) Trem onde se distribuem balas aos passageiros.
( ) Trem de passageiros de alta velocidade?
( ) Trem muito grande.
( ) Trem de cargas.

b) Esta música nos fala que a vida passa muito depressa e devemos cultivar, valorizar e prestar mais atenção nas coisas boas que Deus nos dá. Copie no seu caderno a alternativa que mostra coisas boas que temos e são citadas na música.
( ) pensar apenas em si próprio, desprezando os outros.
( ) Poder cantar, escutar, dançar e sonhar.
( ) Ser orgulhoso(a) e egoísta.
( )Não estar nunca satisfeito com o que temos, olhar só o que nos falta.

c) Em um verso da música, a cantora fala: ”Não é sobre tudo que o seu dinheiro é capaz de comprar”.
Escreva em seu caderno, as coisas que o  dinheiro não é capaz de comprar.
( ) Carros, joias, casas
( ) Sítios, fazendas, roupas, sapatos
( ) Paz, carinho, amor, amizade, respeito.

d) Em outro verso, Ana Vilela fala:” E os presentes que a vida trouxe pra perto de mim”.
Você saberia citar alguns presentes realmente importantes que a vida trouxe pra perto de você? Escreva quatro exemplos.


e) Já sabemos o que é um “Trem-Bala”.
Por que a compositora acha que a vida se parece com um Trem–Bala e somos só passageiros prestes a partir? Escreva sua resposta.

( ) Porque a vida passa muito rápido e, num piscar de olhos, já estamos adultos, idosos e um dia partiremos.
( ) Porque a vida é muito legal e bala é bom.
( ) Porque a vida deve ser vivida com pressa.
( ) Porque devemos fazer tudo correndo.


f) Agora, copie da música um trecho, verso ou estrofe, que você mais gostou e tocou seu coração. Lembre-se: Trecho é uma parte do texto.

g) Que mensagem esta música deixou ao seu coração? Escreva um parágrafo sobre isto.

h) Se for possível, procure na internet as ilustrações dessa música. São várias. Gostaríamos que você criasse a sua, coloque você e/ou alguém de sua família como personagens.

OBS.: A primeira atividade, lá no início pede a você que escreva sua própria interpretação. No final, pedimos que escreva o que tocou seu coração. São coisas diferentes, não acha?


 EDUCAÇÃO FÍSICA



CIÊNCIAS
IMPORTÂNCIA DA SAÚDE FÍSICA E MENTAL

Como já aprendemos, é muito importante para a saúde manter os hábitos de higiene pessoal, para isso, temos que tomar banho diariamente e usar roupas limpas. Escovar os dentes após as refeições e antes de dormir. É preciso lavar sempre as mãos após usar o banheiro e antes das refeições. Manter as unhas curtas e limpas. Não andar descalço, entre outras atitudes que já conhecemos bem.

Para manter o corpo hidratado é preciso beber bastante água, que tem que ser filtrada ou fervida. A água não pode ter cheiro, cor, nem sabor.
É essencial alimentar-se de forma saudável e estar bem atento a conservação dos alimentos, como por exemplo, lavar as frutas e verduras; ferver o leite antes de consumir; guardar os alimentos perecíveis na geladeira; cobrir os alimentos para não pousar moscas; sempre observar a validade dos alimentos.
No entanto, também é muito importante manter a saúde física e mental.  Para ter uma boa saúde devemos dormir no mínimo oito horas por dia. Pois é durante o sono que o ser humano produz grande parte dos hormônios para seu crescimento e desenvolvimento, é neste período também que nós selecionamos e guardamos as informações adquiridas durante o dia. Além disso, é sempre bom manter o ambiente limpo e arejado, ler bons livros e ouvir boas músicas. Passear ao ar livre, praticar esportes e brincar também são fundamentais.
E vocês? Durante esta quarentena, o que tem feito para se manter física e mentalmente saudável?

Responda as questões abaixo em seu caderno.

1) Cite 3 cuidados que devemos ter em relação a higiene pessoal.
2) O que devemos fazer para nos hidratar?
3) Qual é a importância da água? E como ela deve ser?
4) O que podemos fazer para melhorar a qualidade da água?
5) Quais cuidados devemos ter com os alimentos?
6) Cite cinco alimentos saudáveis.
7) Cite cinco alimentos que não são saudáveis.
8) Quantas horas nós devemos dormir?
9) Qual a importância de dormir bem?
10) Pesquise e escreva outros benefícios das atividades físicas.

PARA SABER MAIS...


 ARTE

Desenhar é algo que fazemos todos os dias, seja para explicar uma ideia, mostrar onde fica um endereço, são inúmeras as possibilidades de uso para o desenho.

Mas será que desenhar é fácil ou difícil? Qual a sua opinião?

Assista o videoclipe abaixo e depois responda.

Viu como desenhos simples que qualquer um de nós consegue fazer puderam ser transformados num belo videoclipe?

Agora é a sua vez, escolha uma estrofe da música “Trem Bala” de Ana Carolina Vilela (também trabalhada na disciplina de Língua Portuguesa) e ilustre no seu caderno de Arte.

Fotografe e nos dê um retorno. E-mail: blogemvg@gmail.com

Observação: Os desenhos enviados poderão fazer parte do videoclipe do 4º ano que irei editar.




 MATEMÁTICA 

1. ESCREVA O ANTECESSOR E O SUCESSOR DE CADA NÚMERO:

a) ____ 429 ____      f) _____ 640 _____
b) ____ 488 ____      g) _____ 751 _____
c) ____ 499 ____      h) _____ 800 _____
d) ____ 509 ____      i) _____ 876 _____
e) ____ 572 ____      j) _____ 909 _____

2. ESCREVA O QUE SE PEDE:
a) Números pares entre 10 e 30
b) Números ímpares entre 41 e 61
c) De 10 em 10 até 100
d) De 5 em 5 até 100


3. ESCREVA OS NÚMEROS:
a) Dezesseis _______
b) Dezoito _____
c) Cento e três _____
d) Quatrocentos e dez ________
e) Trezentos e vinte e seis ________
f) Seiscentos e sessenta ________
g) Cinquenta e quatro _______
h) Setenta e oito ________
i) Duzentos e nove ________



DESAFIO MATEMÁTICO 4

Resolva o desafio 4 no caderno de Matemática





4 comentários:

  1. Que lindo os vídeos!
    Essa turma do 4º ano está demais!

    ResponderExcluir
  2. Quanta informação importante hein turminha?
    Essa semana vai ser de muito aprendizado.
    Parabéns professoras!

    ResponderExcluir
  3. Desafio matemático, relaxamento físico, cuidado com a saúde e a lindíssima música Trem Bala... Aprendizado com muita emoção.

    Parabéns equipe!
    Aproveitem queridos alunos.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.