segunda-feira, 22 de junho de 2020

MATERIAL DE ESTUDO 4° ANO - PERÍODO DE 22 À 26/06/2020





Disciplina: Geografia  / História


MEIO AMBIENTE

O LIXO

           
Um dever básico do cidadão é não jogar lixo nas ruas. No entanto, pessoas de variadas classes sociais jogam lixo em qualquer lugar como: parques, praias, córregos, rios, lagos e outros locais públicos, afetando a qualidade da água e o meio ambiente.

Jogar lixo nas ruas pode entupir bueiros e causar enchentes. Demonstra falta de educação. Jogar lixo no chão é ruim para a imagem de qualquer pessoa. É uma vergonha.

O acúmulo de lixo estimula a proliferação de baratas, de ratos e de doenças.
Cidadãos conscientes fazem a sua parte para que a cidade fique limpa e bonita.


Antigamente o lixo era composto principalmente por materiais orgânicos, como restos de alimentos, que são degradáveis pela ação da natureza. O lixo do homem moderno é composto por montanhas de embalagens e outros detritos. 

Pesquise na internet e anote no seu caderno o tempo de decomposição dos materiais abaixo listados:
 
Latas de alumínio: ________________________

Filtros de cigarro: _________________________

Isopor: __________________________________

Louça:___________________________________

Cerâmica: ________________________________

Luvas de borracha:_________________________

Pneus:___________________________________

Vidro:____________________________________

Papel e papelão:______________________




ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA 

Observe essa história em quadrinhos. É um texto não verbal, ou seja, não há balões de fala. Os desenhos e a fisionomia de Chico Bento informam suas emoções e pensamentos.
































1-Transforme esta HQ (história em quadrinho) em um texto em prosa, ou seja, um texto dividido em parágrafos. Lembrem-se de usar as marcas do diálogo para as falas dos personagens (dois pontos e travessão). Você é quem vai criar as falas e os pensamentos do Chico Bento e será também o(a) narrador(a).

Mãos à obra, capriche na letra e no texto.



ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA

O treino militar
Prenda fitas, barbantes, corda fina ou retalhos emendados presos nas paredes ou em móveis. Você deverá passar sem encostar nos obstáculos; se encostar, volte ao começo!
Vamos ao desafio!

O Chão está lavado:

Vamos usar 02 almofadas ou outro objeto como um
pedaço de papelão, por exemplo. Vale usar a sua
criatividade. Após determinar o percurso, você
começará a brincadeira. Só pode pisar na almofada
(ou no que você escolheu para substituí-la). Pise em
uma e passe a outra para frente; não pode colocar o
pé no chão, pois ele “está lavado”. Vá assim até
completar o percurso. Pisou no chão...volte ao

começo.



ATIVIDADE DE ARTES
PROFESSORA: JOYCE



Usar o lema da imagem acima para criar no seu caderno de Arte uma ilustração que transmita esse pensamento.
💚


ATIVIDADE DE CIÊNCIAS 


Alimentação saudável
Alimentos são todas as substâncias sólidas e líquidas que são utilizadas pelos seres vivos como fonte de energia. 

Uma alimentação saudável proporciona qualidade de vida, uma vez que faz nosso corpo funcionar adequadamente, auxiliam em ações que nosso corpo realiza como: estudar, trabalhar, brincar, praticar exercícios físicos e auxilia na prevenção de doenças. 

Os alimentos que ingerimos geralmente são formados por uma mistura de substâncias. Entre elas, destacam-se a água, os sais minerais, as proteínas os carboidratos, os lipídios e as vitaminas. Todas essas substâncias são necessárias para a manutenção da vida. 

A água é o líquido fundamental para a vida. Beber muita água equilibra o organismo, fazendo com que ele fique mais resistente e funcione melhor.


Pirâmide alimentar
A pirâmide alimentar é uma representação gráfica que mostra os alimentos de acordo com as suas funções e seus nutrientes. Ela é dividida em 4 grandes grupos alimentares. Cada grupo possui nutrientes que exercem uma função específica no corpo e recomenda a quantidade dos alimentos que deve ser consumido diariamente.
Grupo 1 - Alimentos energéticos formados pelos carboidratos como arroz, pães, massas, cereais, batatas e tubérculos. Devem ser ingeridos em maior quantidade durante o dia. Porque são eles a principal fonte de energia para nossas atividades diárias.
Grupo 2 – É classificado como reguladores porque os alimentos que o compõem são ricos em vitaminas, minerais e fibras. É composto pelas frutas, verduras e legumes. Este grupo representa a principal fonte de vitaminas e minerais na nossa alimentação.
Grupo 3 - Os alimentos construtores são ricos em proteínas tanto de origem animal encontradas no leite e derivados, nas carnes e nos ovos, quanto de origem vegetal presente nas leguminosa (feijão, soja, lentilha, grão de bico). Eles atuam na construção dos músculos, do sangue, na formação de tecidos e no crescimento corporal.
Grupo 4 - Os alimentos energéticos extras fazem parte do topo da pirâmide e representam os nutrientes que devem ser consumidos com moderação. Entre eles estão os óleos, gorduras, doces e açúcares. Esses alimentos são bastante calóricos e seu consumo frequente aumenta o risco do desenvolvimento de doenças como pressão alta, colesterol alto e outras doenças do coração, além de obesidade e diabetes.


Na alimentação diária, devemos incluir sempre, todos os grupos recomendados na pirâmide alimentar para garantir os nutrientes que o nosso organismo necessita. Os alimentos que precisam ser consumidos numa quantidade maior estão na base da pirâmide e os que precisam ser consumidos em menor quantidade estão no topo da pirâmide.



Disponível em: http://turmadamonica.uol.com.br/piramidealimentar

Complete a cruzadinha com as informações a seguir:

1. Substâncias sólidas e líquidas que são utilizadas pelos seres vivos como fonte de energia.
2. Representação gráfica que mostra os alimentos de acordo com as suas funções e seus nutrientes.
3. Alimentos que fazem parte do topo da pirâmide e representam os nutrientes que devem ser consumidos com moderação. São bastante calóricos e seu consumo frequente aumenta o risco de doenças.
4. Grupo de alimentos ricos em proteínas tanto de origem animal encontradas no leite e derivados, nas carnes e nos ovos, quanto de origem vegetal presente nas leguminosas.
5. Grupo de alimentos formados pelos carboidratos como arroz, pães, massas, cereais, batatas e tubérculos. Devem ser ingeridos em maior quantidade durante o dia.
6. Alimentos que são ricos em vitaminas, minerais e fibras. É composto pelas frutas, verduras e legumes. Este grupo representa a principal fonte de vitaminas e minerais na nossa alimentação.
7. Líquido fundamental para a vida que ingerido em abundância equilibra o organismo, fazendo com que ele fique mais resistente e funcione melhor.

8. Doença caracterizada por excesso de açúcar no sangue. 









ATIVIDADES DE MATEMÁTICA


1. COMPONHA OS NÚMEROS:
a) 3 centenas + 2 dezenas + 8 unidades = _______
b) 8 dezenas = _______
c) 7 centenas e 2 unidades =_______
d) 1 dezena e 7 unidades =________
e) 4 centenas e 6 dezenas =_______
f) 9 unidades =________

2. COMPLETE COM ATENÇÃO:
a) 1 dezena é igual a ________ unidades.
b) 20 é igual a ______ dezenas.
c) 75 é igual a _______dezenas e ______ unidades.
d) 43 é igual a 4 _______ e 3 ___________.

3. ESCREVA POR EXTENSO:
a) 617= ______________________
b) 285= ______________________
c) 543= ______________________
d) 119= ______________________
e) 316=_______________________
f) 438=_______________________
g)897=_______________________



DESAFIO  MATEMÁTICO 3

Resolva o desafio 3  no caderno de Matemática




A influência negra na cultura brasileira


No período colonial, os africanos escravizados por Portugal, foram trazidos de algumas regiões específicas da África para o Brasil. A povoação do território brasileiro pelos africanos foi mais intensa na Bahia, Pernambuco, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo e Rio Grande do Sul.

A comunidade negra mesmo escravizada, mantinha algumas de suas práticas culturais e tradições. Esses costumes, como a maneira de preparar alimentos, danças, músicas e rituais religiosos são hoje parte integrante da diversidade da cultura brasileira.

No século XVI, a culinária africana foi aos poucos sendo incorporada à brasileira, com alimentos assados, cozidos ou tostados com predominância da carne de caça. Havia muita variedade de feijão, inhame,  pimenta, gengibre, e óleos vegetais, em especial o azeite de dendê. Estes ingredientes são à base de pratos hoje famosos como o acarajé, o vatapá e caruru, milho, coco e farinha, sem falar da nossa queridíssima feijoada. Os africanos também colocaram muitos temperos na nossa culinária diária, como o açafrão, o azeite de dendê, o leite de coco e a pimenta-da-costa.




Outra característica que o povo africano nos trouxe com muita propriedade foi sua alegria. A música é uma das expressões mais autênticas desta comunidade. A mais conhecida, sem dúvida é o samba. As mais voltadas às raízes são o Maracatu, o Maxixe, o Maculelê, Jongo, Carimbó,  Bumba-meu-boi  e o Samba de Roda, uma variação musical do samba. A capoeira, que hoje é considerada esporte, também faz parte desse enredo e foi declarada pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade no ano de 2014.

As manifestações afro-brasileiras também estão nas danças rituais, no Tambor de Crioula, e de maneira atual, no samba reggae e no axé baiano. A herança religiosa deste povo é o Candomblé. A criatividade proporcionou a criação de vários instrumentos musicais, entre eles podemos destacar: Afoxé, Agogô, Berimbau, Caxixi, Cuíca, Kora, Reco-reco e Tambores.

Palavras como “acarajé”, “gogó”, “jabá” e muitas outras passaram a fazer parte do nosso vocabulário, foram incorporados à nossa cultura. E tem mais: “cachaça”, "dendê", "fuxico", "berimbau", "quitute", "cangaço", "quiabo", "senzala", "corcunda", "batucada", "zabumba", "bafafá" e "axé". Para quem não sabe, "bafafá" significa confusão. E "axé" é uma saudação com votos de paz e felicidade.

O artesanato é bem diversificado como: bijuterias, chaveiros, enfeites de cozinha, vasos, objetos de decoração, potes, desenhos geométricos, etc.

As roupas africanas possuem um toque de tradição tanto em seus modelos como nas estampas e tecidos com cores vibrantes os exuberantes turbantes e Renda branca em datas festivas. Nos acessórios, várias pulseiras, anéis, colares de coral coloridos e diversificados, feitos com miçangas ou fios presos bem junto ao pescoço.




1- Após ler o texto, escreva em seu caderno de Geografia/História, alguns aspectos da cultura africana que fazem parte da cultura brasileira:

A) Alimentação:
B) Vocabulário:
C) Artesanato:
D) Música/Instrumentos musicais:
E) Vestuário


🔺🔻🔺🔻🔺🔻🔺🔻🔺🔻🔺🔻


IMPRESSÃO DAS ATIVIDADES DESTA SEMANA:

🔻



2 comentários:

  1. Bom dia. Professora Joyce aqui vc entregou a capa de artes na sala 08

    ResponderExcluir
  2. Olá, querido aluno ou aluna,

    Ficou combinado que a capa do caderno de arte seria um desenho feito por vocês.
    Então, mão a obra, realize seu lindo desenho com tema livre no caderno de arte

    Um abraço da equipe de coordenação da EMVG.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.