segunda-feira, 22 de junho de 2020

MATERIAL DE ESTUDO 5° ANO - PERÍODO DE 22 À 26/06/2020




LÍNGUA PORTUGUESA

Todas as questões deverão ser respondidas no caderno de Língua Portuguesa.
Ninguém sabe quem empinou a primeira pipa, mas um cientista grego, lá pelos 400 anos antes de Cristo, já brincava de "soltar pipas". Portanto, pode-se acreditar que desde 2500 anos atrás artefatos de bambu, linha e papel voavam pelos céus e tiveram as mais variadas aplicações.

A Secretaria de Meteorologia dos Estados Unidos utilizou, no começo do século, papagaios equipados com instrumentos para medir a temperatura, umidade, velocidade do vento, etc.
Durante a Primeira Guerra Mundial, os japoneses usaram a pipa como meio de enviar mensagens a seus companheiros e, durante a Segunda Guerra Mundial, os alemães a utilizaram para espiar os movimentos inimigos.
No Brasil, os escravos foragidos também a usaram para se comunicar entre si.
CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS. História da pandorga. Rio de Janeiro: SBPC, ano 5, n.11. P. 6.

Questões
1- Qual é o título do texto?
2- Sobre o que fala o texto?
3- Quantos parágrafos existem no texto?
4- Quem criou a primeira pipa?
5- Segundo registros quem foi a primeira pessoa a soltar pipas?
6- Há 2500 anos, quais eram os materiais utilizados para construir pipas?
7- Quais foram as diferentes utilizações da pipa?
8- Você conhece outros nomes dados a uma pipa?
9- Desenhe uma pipa bem bonita no seu caderno.




MATEMÁTICA

Olá! Estamos aqui mais uma vez para as nossas atividades de Matemática! Você já corrigiu a aula da semana passada? Se ainda não corrigiu ainda dá tempo, assista ao vídeo e faça a sua correção. Caso ainda tenha dúvidas, deixe nos comentários do Blog, teremos o maior prazer em respondê-lo. Saudades!!!

Assista aos vídeos abaixo antes de fazer sua atividade, eles ajudarão a relembrar as nossas aulas. Caso sinta necessidade, assista novamente aos vídeos da semana passada. Não se esqueça de copiar e resolver as atividades no seu caderno de matemática.
Ótimos estudos!


1) Os números abaixo são formados por quantos algarismos?

a) 851.527=

b) 376.825.465=

c) 36.879=

d) 73.546.970=

e) 9.493.574=

2) Qual é o maior e o menor número, da questão anterior?

a) Maior:

b) Menor:

3)Escreva quatro números utilizando esses algarismos 5, 7, 9.




4)Observe a sequência e responda as questões abaixo:
80,81,82,83,84,85,86,87,88,89,90,91…

a) Qual é o sinal de pontuação que indica uma sequência infinita?
b) Escreva os três primeiros números, após a sequência acima.


5) Escreva os antecessores e sucessores dos números abaixo:

a) ____ 45 ____ c) ____ 64 ____ e) ____ 88 ____

b) ___ 53 ___ d) ___ 73 ___ f) ____ 91 ____


6) Nos números abaixo utilize > (maior que) ou < (menor que) entre os números

a) 761     716

b) 182     823

c) 632     612

d) 583     503
e) 371     381

f) 432     342

g) 592     593

h) 101     110

 

7) De acordo com a forma crescente, organize e reescreva os números:

807 – 890 – 789 – 799 – 909 - 607 – 534 – 208 – 749 – 128 – 54

8) Organize de forma decrescente os números abaixo:

23 – 4 – 16 – 22 – 7 – 19 – 10 – 28 – 13 – 26 – 51 – 46 – 11 – 21 – 36

9) Após efetuar as operações, indique se o total é maior ou menor que 700.
Ex: 327 + 281 = 608 que é < que 700.

a) 365+395 =

b) 583+374 =

c)359+419 =
d) 13+816 =

e) 271+331 =

f) 626+39+67=

    QUER APROVEITAR O SEU TEMPO EM CASA?
    O que você acha de aprender a tabuada cantando? Quando voltarmos para a escola você estará fera na tabuada!
    Clique nos links abaixo e divirta-se.





AS ESTAÇÕES DO ANO
Assista aos vídeos abaixo, eles servirão para as atividades de Ciências e Geografia:





Agora copie e responda, no caderno de Ciências, as atividades abaixo:

* COMO SE CHAMA O MOVIMENTO DA TERRA QUE É RESPONSÁVEL PELAS ESTAÇÕES DO ANO?

* CONFORME O ANO VAI PASSANDO EXISTEM MUDANÇAS CLIMÁTICAS, POR ESSE MOTIVO CRIOU-SE AS ESTAÇÕES DO ANO. QUANTAS E QUAIS SÃO ELAS?

* MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA QUANTO AS ESTAÇÕES DO ANO.

a) AS ESTAÇÕES DO ANO SÃO BEM DEFINIDAS EM TODO O PLANETA.

b) A ESTAÇÃO EM QUE O PLANETA RECEBE A MAIOR QUANTIDADE DE RADIAÇÃO SOLAR É O OUTONO.

c) A JUNÇÃO DA TRANSLAÇÃO COM A INCLINAÇÃO DA TERRA EM RELAÇÃO AO PLANO ORBITAL É RESPONSÁVEL PELAS ESTAÇÕES DO ANO.

d) AS ESTAÇÕES DO ANO NÃO ALTERAM A DINÂMICA DE UM DETERMINADO LOCAL.

* QUAL A ESTAÇÃO DO ANO QUE TEM POR CARACTERÍSTICA OS DIAS MAIS LONGOS QUE AS NOITES?

* MARQUE A ALTERNATIVA INCORRETA EM RELAÇÃO AO INVERNO.
a) É A ESTAÇÃO QUE MARCA AS MENORES TEMPERATURAS.
b) É A ESTAÇÃO QUE ANTECEDE A PRIMAVERA.
c) AS NOITES SÃO MAIS LONGAS QUE OS DIAS.
d) TEM INÍCIO COM O TERMINO DO VERÃO.


🌎🌎🌎🌎🌎🌎🌎🌎

Nosso planeta é um dos oito que estão no Sistema Solar orbitando em torno de uma estrela central: o Sol. Essa órbita permite o desenvolvimento da vida devido à temperatura que chega até nós, o que chamamos de radiação solar.


Os movimentos do planeta, como a rotação (em torno de si) e a translação (ao redor do Sol), possibilitaram uma forma esférica da Terra, que é achatada nos polos. Essa forma recebe o nome de geoide.

Por dentro, nosso planeta tem uma estrutura feita em camadas, cada uma com várias características específicas. Pelos estudos realizados até hoje, podemos classificá-las, de forma geral, em três principais: crosta (oceânica e continental), manto (superior e inferior) e núcleo (interno e externo). Podemos comparar essa estrutura com a de um abacate: a casca da fruta sendo a crosta, à poupa sendo o manto, e o caroço sendo o núcleo. A Terra realiza ainda dois movimentos: Rotação e Translação.

Observe a imagem do planeta Terra e responda no caderno de Geo/História:


a) Qual é a forma do planeta e qual o nome essa forma recebe?
b) O que representam as áreas azuis?
c) O que representam as áreas verdes e marrons?
d) Quais as três camadas do Planeta Terra?
e) A Terra gira em torno de qual estrela?
f) Pesquise sobre os dois movimentos da Terra: Rotação e Translação e escreva as características de cada um.









Treino militar:
Prenda fitas, barbantes, corda fina ou retalhos emendados presos nas paredes ou em móveis. Você deverá passar sem encostar nos obstáculo; se encostar , volte ao começo!
Vamos ao desafio!
O Chão tá lavado:
Vamos usar 02 almofadas ou outro objeto como um pedaço de papelão, por exemplo. Vale usar a sua criatividade. Após determinar o percurso, você começará a brincadeira. Só pode pisar na almofada (ou no que você escolheu para substituí-la). Pise em uma e passe a outra para frente; não pode colocar o pé no chão, pois ele “está lavado”. Vá assim até completar o percurso. Pisou no chão...volte ao começo.

🔶🔷🔸🔷🔶🔸🔷🔶🔷🔸

CORREÇÃO DAS ATIVIDADES 
DA SEMANA DE 15 À 19/06/2020
🔻

IMPRESSÃO DAS ATIVIDADES DESTA SEMANA:
🔻

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Oi meus amores!
    Estão gostando das atividades? Espero que sim. Elas estão sendo feitas pensando em cada um de vocês e com muito carinho. Preferia que estivéssemos juntos na Escola, mas não podemos arriscar as nossas vidas.
    Falando sobre as atividades, comentem aqui no Blog o que vocês estão achando, as dificuldades e até mesmo um recadinho para suas professoras. Ao comentar não se esqueçam de colocar o seu nome e a sala, para que sua professora veja e saiba que está indo pelo caminho certo ou não (espero que sim).
    Saudades mil!!!!
    Beijos e se cuidem! Vocês são muito importantes para mim e para as demais professoras!
    Professora Helena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esther maira sala 31 de julho de 2020 às 14:23

      acho que vou ate chorar professora helena mais vou chorar de saudade
      mesmo de voces

      Excluir
  3. Que linda mensagem Professora Helena!!!
    Essa equipe da Escola tem o dom de falar e fazer com o coração.

    Coordenação e Direção

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.