Olá
querido(a) aluno(a)
Mais
uma semana longe de você! Como dói essa saudade!
Então
para compensar a distância preparamos algumas atividades para vocês
ficarem cada vez mais inteligentes!
Não
deixe de se cuidar, lavar bem as mãos, evitar sair de casa e se
precisar use máscara!
Queremos
encontrar você saudável e alegre como sempre!
Ana
Lúcia, Helena, Heloísa, Ivana, Joyce, Renata e Samira.
*
Leia, copie o texto e todas as atividades abaixo em seu caderno de
Língua Portuguesa e responda com bastante atenção.
A
violeta e o beija-flor
Todos
os dias, o beija-flor sai à procura de sua flor predileta, a
violeta. Com suas asas cintilantes, o beija-flor movimenta-se
emocionado para beijar a sua amada.
A
violeta, de pétalas tenras, aguarda emocionada a chegada de seu
amado. Guarda para ele o mais sublime perfume e o mais saboroso
néctar.
Aquela
paixão já durava semanas, desde o desabrochar da primeira pétala,
desde o exalar do perfume adocicado.
Um
belo dia, o beija-flor se depara com sua amada toda amarrotada, suas
pétalas já não têm o mesmo vigor.
Pobre
beija-flor voa desesperado como querendo acorda a sua bela violeta.
A
primavera chega ao fim e o beija-flor e a violeta também. Os outros
pássaros e as outras flores observam angustiados, o fim daquele
romance de primavera.
- É
sempre assim! – Diz a margarida toda chorosa – Este romance é
impossível, como poderá o beija-flor ter filhos violetas, e a
violeta ter filhos beija-flores?
🌸🌸🌸🌸🌸
Responda em seu caderno:
a) Qual é o título do texto?
a) Qual é o título do texto?
b) Quais
são os personagens principais do texto?
c) Quantos
parágrafos há no texto?
d) Qual
é a flor preferida do beija-flor?
- (.) Ponto final: que aponta o final de uma frase.
- (,) Vírgula: Indica uma pausa na leitura.
- (;) Ponto-e-vírgula: aponta uma pausa maior que uma vírgula.
- (:) Dois pontos: é usado para iniciar uma explicação.
- (?) Ponto de interrogação: É colocado no final da frase indica uma pergunta.
- (!) Ponto de exclamação: monstra espanto, admiração, surpresa, e etc.
- ( __ ) Travessão: usamos no início de diálogos ou para detectar partes de uma frase.
e) O
que a violeta dá de presente para o beija-flor?
*
Antes de fazer a próxima atividade, clique no link abaixo para ver
orientações sobre ela.
Copie as informações abaixo sobre os sinais de pontuação no caderno.
Pontuação
e utilização de sinais gráficos para auxiliar a compreensão da
Leitura. Os sinais de pontuação são:
|
*
Agora, copie as frases abaixo no caderno e pontue-as adequadamente:
Você
já jantou
h) Carlos venha almoçar
Assista
ao vídeo abaixo:
*
Arme e efetue, no caderno de Matemática, as operações abaixo:
a)
1 645 – 897 =
b)
10 286 – 8 917 =
c)
5 210 – 1 684 =
d)
11 232 – 9605 =
e)
1 283 + 687 =
f)
6 541 + 3 856 =
g)
9 417 + 1 877 =
h)
50 189 + 1 469 + 389 =
*
Seguindo os passos acima e de acordo com o vídeo postado, copie e
resolva os problemas abaixo no seu caderno de Matemática.
1)
A
SOMA DE TRÊS NÚMEROS É 9.382. O PRIMEIRO DELES É 2.853 E O
SEGUNDO É 3.869. QUAL E O ULTIMO NÚMERO?
2)
UMA CRECHE, COM CRIANÇAS DE 1 A 3 ANOS, TEM 932 CRIANÇAS
MATRICULADAS. SENDO QUE 203 TEM 3 ANOS, 432 CRIANÇAS TEM 2 ANOS.
QUANTAS CRIANÇAS TEM 1 ANO?
3)
MARCELO TEM DUAS DÍVIDAS PARA PAGAR, UMA DE R$ 38,00 E OUTRA DE R$
46,00. SE ELE TEM R$ 70,00 QUANTO AINDA PRECISA PARA TERMINAR DE
PAGAR ESTAS DIVIDAS?
4)
LUIZ TEM 1.972 PONTOS EM SEU JOGO. MARCOS TEM 380 PONTOS A MENOS QUE
LUIZ. QUANTOS PONTOS OS DOIS TEM JUNTOS?
5)
EM QUE ANO MEU TIO COMPLETOU 32 ANOS, SE ELE FEZ 48 EM 2005?
QUER
APROVEITAR O SEU TEMPO EM CASA?
O
que você acha de aprender a tabuada cantando? Quando
voltarmos para a escola você estará fera na tabuada!
Clique
nos links abaixo e divirta-se.
Leia
com bastante atenção e responda as questões no seu caderno de
Geo/História.
Continentes
e oceanos do Planeta Terra
1
– O mapa-múndi a seguir apresenta todos os continentes destacados
em cores diferentes. Escreva a letra correspondente a cada
continente. Faça todas as atividades no caderno de Geo/História.
Capriche.
a)
Vermelho ( ) Antártida
b)
Amarelo ( ) Europa
c)
Preto ( ) Oceania
d)
Verde ( ) África
e)
Azul ( ) Ásia
f)
Cinza ( ) Europa
2
- O planeta Terra possui cinco
continentes, que apresentam 149.440.850 quilômetros quadrados,
ocupando aproximadamente 29,3% da superfície terrestre. Observe o
mapa acima e marque a alternativa que indica o maior continente da
Terra.
a)
Ásia
b)
África
c)
América (Norte, Central e Sul)
d)
Europa
e)
Oceania
OS OCEANOS
Os oceanos são
porções de água que ocupam as principais e mais
amplas depressões do
relevo do planeta. Trata-se, portanto, de um imenso
conjunto de água misturada
com outros elementos,
principalmente os sais minerais, e que circunda as áreas formadas
pelas terras emersas, o que inclui ilhas e continentes.
Uma
das principais particularidades do Planeta
Terra em
relação aos demais planetas atualmente conhecidos é que mais
de 70% de sua superfície é composta por água,
dos quais a maior parte é composta pelos oceanos. Essa predominância
faz com que as águas oceânicas sejam muito importantes para a vida
de
milhões de espécies de seres vivos e também para a regulação do
clima, entre outros fatores.
Características dos oceanos
Oceano Pacífico
O
Pacífico é o maior
oceano do nosso planeta,
responsável por recobrir quase que um terço da superfície
terrestre, perfazendo uma área de aproximadamente 165 milhões de
km2.
A
vasta área ocupada pelo Oceano Pacífico faz com que ele apresente
uma grande
relevância climática,
pois é nele que boa parte das massas
de ar e
correntes marítimas é produzida. E isso sem falar nas anomalias e
alterações climáticas cíclicas, tais como o El
Niño,
o La
Niña e
a Oscilação Decadal do Pacífico.
A origem
do nome desse
oceano está na crença
antiga dos navegadores de que as suas águas eram as mais calmas do
planeta.
Hoje, no entanto, sabemos que suas águas não têm nada de
pacíficas, a depender da localidade em que se navega.
Oceano Atlântico
O
Atlântico é o segundo
maior oceano do planeta Terra,
com uma área de aproximadamente 106 milhões de km². É circundado
de forma não contínua pelo continente africano a leste e
pelas Américas a
oeste, além de possuir uma ampla comunicação com o Ártico e a
Antártida. Ao menos até o final do século XX, o Atlântico foi
considerado a principal via comercial intercontinental da Terra,
posto que está sendo gradativamente transferido ao Pacífico. Além
disso, Os
grandes rios
do mundo desembocam suas águas.
O
surgimento do Atlântico pode ser considerado geologicamente recente,
há cerca de 150 milhões de anos. A sua origem está relacionada com
a movimentação das placas
tectônicas,
que transformou o antigo continente Gondwana em América do Sul
e África.
A origem
do nome Atlântico
vem, segundo algumas versões, de Atlas,
um titã da mitologia condenado
por Zeus a sustentar a abóboda do céu em suas costas. Durante
a Idade
Média,
esse oceano foi chamado de Mar do Norte e só recebeu novamente seu
nome original
após a difusão do célebre mapa-múndi elaborado por Mercator no
século XVI.
Oceano Índico
O
Índico possui uma área com cerca de 73 milhões de km² e, por
isso, é o terceiro
maior oceano do planeta.
É circundado de forma não contínua pela Oceania e Ásia a
leste, pela Ásia ao norte e pela África a oeste. Possui uma
complexa ligação com o Mar Mediterrâneo pelo Mar Vermelho e
o Canal
de Suez.
Assim
como o Atlântico, o Índico também surgiu
da separação do continente Gondwana,
na Era Mesozoica, sendo o mais novo entre todos os oceanos da Terra.
Em sua parte sul, as águas são mais frias; já nas áreas mais
próximas ao continente asiático, elas encontram-se mais aquecidas,
o que favorece o clima de Monções,
cujos efeitos são mais sentidos na Índia.
O
Oceano Índico, em algumas localidades, é também chamado de “Mar
das Índias”,
em referência às Índias Orientais, onde os antigos navegantes
partiam em busca de especiarias e outros produtos. Antes da expansão
colonial europeia, o Índico era a principal rota comercial marítima
do planeta.
Oceano Glacial Ártico
O
Glacial Ártico tecnicamente
não é um oceano, mas sim um grande conjunto de mares,
conforme as reclassificações mais recentes. No entanto, assim como
o Glacial Antártico, a sua denominação permanece.
Sua
área total corresponde a 21 milhões de km² e estende-se ao norte
do Círculo Polar Antártico dos continentes asiático, europeu e
americano. A maior
parte de sua superfície, no entanto, encontra-se congelada em
uma área imprecisa, pois aumenta no inverno polar (de seis meses) e
diminui no verão.
Oceano Glacial Antártico
O
Oceano Antártico ou Oceano Austral também não é um oceano é
o conjunto
de águas posicionadas ao sul do Círculo Polar Antártico e
que circundam o continente da Antártida, formando um prolongamento
das águas dos oceanos Ártico, Antártico e Índico.
A
área desse oceano foi delimitada pelo Tratado da Antártida,
realizado em 1956, e perfaz um total aproximado de 20,3 milhões de
km². Apesar das baixas temperaturas, apresenta
uma grande biodiversidade,
ao contrário do Ártico, incluindo pinguins, focas, leões-marinhos,
cetáceos, plânctons e outros.
A
circulação dos oceanos tem uma influência direta sobre a vida na
Terra. Sem os oceanos, extensas áreas do nosso planeta seriam
excessivamente quentes ou frias.
Assim,
para melhor compreender o sistema climático do planeta, devemos
estudar a circulação oceânica, analisando os efeitos simultâneos
da distribuição da temperatura em toda a superfície do globo
terrestre conjuntamente com a distribuição dos ventos marítimos.
No
início, os navios foram os únicos meios de transporte usados para
estudar as correntes oceânicas. Seu levantamento limitava-se a
alguns meses de observações quase sempre regionais. Com o uso dos
satélites foi possível desenvolver novas e mais completas e
preciosas técnicas de observação da circulação global das
correntes marítimas a partir do espaço, por intermédio do estudo
topográfico da superfície marítima. […].
Extraído
de:
MOURÃO,
R. R. F. Os Oceanos e o Clima. Revista
ECO-21,
ed. 41. Disponível em: <http://www.eco21.com.br>.
Acesso em: 22/06/202
ESCOLA,
Equipe Brasil. "Oceano Atlântico"; Brasil
Escola.
Disponível
em:https://brasilescola.uol.com.br/geografia/oceano-atlantico.htm
3
- As pessoas sempre conviveram com a ideia de que o mundo era
constituído por cinco oceanos. No entanto, conforme as
classificações mais recentes existem apenas três oceanos no mundo. Escreva em seu caderno a alternativa que indica corretamente os seus respectivos
nomes:
a)
Glacial Ártico, Índico e Pacífico
b)
Glacial Antártico, Atlântico e Índico
c)
Pacífico, Atlântico e Índico
d)
Glacial Ártico, Glacial Antártico e Atlântico
e)
Pacífico, Antártico e Boreal
4
- Relacione as colunas, indicando as respectivas características dos
oceanos. Escreva no caderno a sequência correta a coluna 2.
Coluna
01
(1)
Oceano Pacífico
(2)
Oceano Índico
(3)
Oceano Atlântico
Coluna
02
I.
( ) Apresenta a maior profundidade média dos oceanos.
II.
( ) As diferenças de temperaturas provocam a ocorrência das
monções.
III.(
) Maciça presença de terremotos e tsunamis.
IV.(
) Origina os fenômenos “El Niño” e “La Niña”.
V.
( ) Os maiores rios do mundo desembocam em suas águas.
Assista
ao vídeo abaixo:
Agora leia o texto com bastante atenção:
Os recursos naturais
Os
recursos naturais são definidos como tudo aquilo que é necessário
ao homem e que se encontra na natureza, eles são classificados em
renováveis e não renováveis.
O
homem é parte integrante da natureza e, desde o seu surgimento na
Terra, sempre contou com o que ela lhe oferecia, como alimento, água
e abrigo, itens essenciais para sua sobrevivência. Em todas as
etapas históricas a humanidade fez uso da natureza, primeiramente
para o seu próprio sustento e mais tarde para produzir excedente,
especialmente após a Revolução Industrial.
As
sociedades capitalistas, que buscam incessantemente o lucro, extraem
cada vez mais elementos da natureza, denominados de recursos
naturais. São considerados recursos naturais tudo aquilo que é
necessário ao homem e que se encontra na natureza, dentre os
quais podemos citar: o solo, a água, o oxigênio, energia oriunda do
Sol, as florestas, os animais, dentre outros. Os recursos naturais
são classificados em dois grupos distintos: os recursos naturais
não renováveis e os recursos naturais renováveis.
Os recursos naturais não renováveis abrangem todos os elementos que são usados nas atividades antrópicas, e que não têm capacidade de renovação. Com esse aspecto temos: o alumínio, o ferro, o petróleo, o ouro, o estanho, o níquel e muitos outros. Isso quer dizer que quanto mais se extrai, mais as reservas diminuem, diante desse fato é importante adotar medidas de consumo comedido, poupando recursos para o futuro.
Já os recursos naturais renováveis detêm a capacidade de renovação após serem utilizados pelo homem em suas atividades produtivas. Os recursos com tais características são: florestas, água e solo. Caso haja o uso ponderado de tais recursos, certamente não se esgotarão.
Os recursos naturais não renováveis abrangem todos os elementos que são usados nas atividades antrópicas, e que não têm capacidade de renovação. Com esse aspecto temos: o alumínio, o ferro, o petróleo, o ouro, o estanho, o níquel e muitos outros. Isso quer dizer que quanto mais se extrai, mais as reservas diminuem, diante desse fato é importante adotar medidas de consumo comedido, poupando recursos para o futuro.
Já os recursos naturais renováveis detêm a capacidade de renovação após serem utilizados pelo homem em suas atividades produtivas. Os recursos com tais características são: florestas, água e solo. Caso haja o uso ponderado de tais recursos, certamente não se esgotarão.
Por
Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Graduado em Geografia
Retirado
do site:
em
23 de junho de 2020.
Agora,
no seu caderno de Ciências, copie e responda as atividades abaixo,
usando suas palavras:
a) Explique o que são recursos naturais?
b) Explique o que são recursos renováveis?
c) Explique o que são recursos não-renováveis?
d) Cite 3 exemplos de recursos naturais renováveis e recursos naturais
não-renováveis.
- Renovável:
- Não – renovável:
Agora
leia um pouco sobre esse recurso natural tão importante em nossa
vida.
O
Ar
Muitas
são as situações do nosso dia a dia em que percebemos a presença
de ar. Quando sentimos a brisa suave no nosso rosto, quando o vento
sopra forte balançando os galhos das árvores, quando respiramos e
sentimos o ar entrando e saindo dos nossos pulmões, estamos
percebendo a presença do ar.
Não
podemos ver o ar nem tocá-lo. Ele é invisível,
incolor
(não tem cor) e inodoro
(não tem cheiro). Mas
existe, tem peso e ocupa espaço.
De que é feito o ar?
A
matéria pode se apresentar na natureza no estado sólido, líquido e
gasoso. O ar se apresenta no estado gasoso, é uma mistura de gases.
O gás de maior quantidade é o gás nitrogênio
ou azoto,
que forma cerca de 78%
do ar. Isso quer dizer que, em 100 litros de ar, há 78 litros de
nitrogênio. Depois vem o oxigênio
com cerca de 21%.
O 1% restante inclui argônio,
o gás carbônico e outros gases.
Esta é a proporção de gases no ar seco. Mas normalmente, há
também vapor
de água
(em quantidade variável) e poeira. Certos gases vindos das
indústrias ou de outras fontes podem também estar presentes.
Retirado
do site:
em
23 de junho de 2020.
Para
ficar mais gostoso, assista aos vídeos abaixo. O segundo vídeo é
um desenho feito aqui no Brasil, sei que você está crescido, mas
como eu ainda sou criança e amo desenhos animados, assista por mim!
Saudades
de você!
Essa
semana, em Ciências, você começará a
estudar
sobre os
“Recursos
Naturais”, iniciando pelo AR.
Aproveitando
esse tema, que tal fazermos uma atividade de “Arte”
relacionada
a ele?
Você
sabe o que é um catavento?
Você
vai dizer que são aqueles brinquedos que se vende nos parques, todo
colorido e que rodam quando sopramos ou há um bom vento. Certo,
também é. Mas ele é
a
representação de algo maior, e bem importante.
Bom,
o cata-vento original nada mais é do que um dispositivo que usa a
energia eólica (dos ventos). Ou ainda, é uma espécie de indicador
de direção dos ventos, que possuem umas setas, com um galo em cima
dos telhados das casas.
Para
um catavento funcionar, ele deve ser formado por um agrupamento de
pás, dispostas lado a lado, sobre um eixo horizontal. E cada pá,
deve ser levemente torcida, a ponto de parecer uma hélice. Os
cataventos têm
muitas utilidades. A força que os faz girar serve
para moer grãos, bombear água, gerar
energia
e tantas outras coisas.
Gostou
de saber algumas
funções de um catavento? Além de ser um brinquedinho que gira
com o vento, ele já tem
muitas utilidades na vida das pessoas.
Você
já brincou com um catavento? Já construiu um?
Siga
as dicas e faça
o
seu!
Fotografe
sua
atividade e
nos dê um retorno. E-mail:
blogemvg@gmail.com
Parebéns 5º ano! As atividades dessa semana estão super legais!
ResponderExcluirVou tentar fazer um catavento também!
A violeta e o beia-flor. Que história mais linda!
ResponderExcluirE quanto conhecimento trouxeram as atividades dessa semana hein?
Equipe show de bola!
Olá professora Rose,concordamos com você, esse blog está mesmo cada vez melhor, agora tem até correção de algumas atividades...
ResponderExcluirParabéns professora Helena ampliando as postagens desse canal com a correção das atividades.