sábado, 27 de junho de 2020

MATERIAL DE ESTUDO 5ª ANO - PERÍODO DE 29/06 À 03/07/2020


    Olá querido(a) aluno(a)
Mais uma semana longe de você! Como dói essa saudade!
Então para compensar a distância preparamos algumas atividades para vocês ficarem cada vez mais inteligentes!
Não deixe de se cuidar, lavar bem as mãos, evitar sair de casa e se precisar use máscara!
Queremos encontrar você saudável e alegre como sempre!


Ana Lúcia, Helena, Heloísa, Ivana, Joyce, Renata e Samira.





    * Leia, copie o texto e todas as atividades abaixo em seu caderno de Língua Portuguesa e responda com bastante atenção.

A violeta e o beija-flor
     Todos os dias, o beija-flor sai à procura de sua flor predileta, a violeta. Com suas asas cintilantes, o beija-flor movimenta-se emocionado para beijar a sua amada.
     A violeta, de pétalas tenras, aguarda emocionada a chegada de seu amado. Guarda para ele o mais sublime perfume e o mais saboroso néctar.
     Aquela paixão já durava semanas, desde o desabrochar da primeira pétala, desde o exalar do perfume adocicado.
     Um belo dia, o beija-flor se depara com sua amada toda amarrotada, suas pétalas já não têm o mesmo vigor.

     Pobre beija-flor voa desesperado como querendo acorda a sua bela violeta.
     A primavera chega ao fim e o beija-flor e a violeta também. Os outros pássaros e as outras flores observam angustiados, o fim daquele romance de primavera.

- É sempre assim! – Diz a margarida toda chorosa – Este romance é impossível, como poderá o beija-flor ter filhos violetas, e a violeta ter filhos beija-flores?

🌸🌸🌸🌸🌸

Responda em seu caderno:

a) Qual é o título do texto?

    b) Quais são os personagens principais do texto?

    c) Quantos parágrafos há no texto?

    d) Qual é a flor preferida do beija-flor?

    e) O que a violeta dá de presente para o beija-flor?


    * Antes de fazer a próxima atividade, clique no link abaixo para ver orientações sobre ela.

    Copie as informações abaixo sobre os sinais de pontuação no caderno.

    Pontuação e utilização de sinais gráficos para auxiliar a compreensão da Leitura. Os sinais de pontuação são:

    • (.) Ponto final: que aponta o final de uma frase.
    • (,) Vírgula: Indica uma pausa na leitura.
    • (;) Ponto-e-vírgula: aponta uma pausa maior que uma vírgula.
    • (:) Dois pontos: é usado para iniciar uma explicação.
    • (?) Ponto de interrogação: É colocado no final da frase indica uma pergunta.
    • (!) Ponto de exclamação: monstra espanto, admiração, surpresa, e etc.
    • ( __ ) Travessão: usamos no início de diálogos ou para detectar partes de uma frase.



    * Agora, copie as frases abaixo no caderno e pontue-as adequadamente:

a) Maria e Joana foram ao teatro
b) Camila comprou uma calça e uma blusa e uma sandália

c) Que dia é hoje
d) Olha que carro lindo

e) Mamãe disse
Você já jantou

f) Que filme maravilhoso

g) Não vou ao cinema


h) Carlos venha almoçar




Assista ao vídeo abaixo:



* Arme e efetue, no caderno de Matemática, as operações abaixo:

a) 1 645 – 897 =
b) 10 286 – 8 917 =
c) 5 210 – 1 684 =
d) 11 232 – 9605 =
e) 1 283 + 687 =
f) 6 541 + 3 856 =
g) 9 417 + 1 877 =
h) 50 189 + 1 469 + 389 =


* Seguindo os passos acima e de acordo com o vídeo postado, copie e resolva os problemas abaixo no seu caderno de Matemática.

1) A SOMA DE TRÊS NÚMEROS É 9.382. O PRIMEIRO DELES É 2.853 E O SEGUNDO É 3.869. QUAL E O ULTIMO NÚMERO?


2) UMA CRECHE, COM CRIANÇAS DE 1 A 3 ANOS, TEM 932 CRIANÇAS MATRICULADAS. SENDO QUE 203 TEM 3 ANOS, 432 CRIANÇAS TEM 2 ANOS. QUANTAS CRIANÇAS TEM 1 ANO?
3) MARCELO TEM DUAS DÍVIDAS PARA PAGAR, UMA DE R$ 38,00 E OUTRA DE R$ 46,00. SE ELE TEM R$ 70,00 QUANTO AINDA PRECISA PARA TERMINAR DE PAGAR ESTAS DIVIDAS?
4) LUIZ TEM 1.972 PONTOS EM SEU JOGO. MARCOS TEM 380 PONTOS A MENOS QUE LUIZ. QUANTOS PONTOS OS DOIS TEM JUNTOS?

5) EM QUE ANO MEU TIO COMPLETOU 32 ANOS, SE ELE FEZ 48 EM 2005?


    QUER APROVEITAR O SEU TEMPO EM CASA?
    O que você acha de aprender a tabuada cantando? Quando voltarmos para a escola você estará fera na tabuada!
    Clique nos links abaixo e divirta-se.






Leia com bastante atenção e responda as questões no seu caderno de Geo/História.


Continentes e oceanos do Planeta Terra



1 – O mapa-múndi a seguir apresenta todos os continentes destacados em cores diferentes. Escreva a letra correspondente a cada continente. Faça todas as atividades no caderno de Geo/História. Capriche.

a) Vermelho        ( ) Antártida
b) Amarelo          ( ) Europa
c) Preto               ( ) Oceania
d) Verde              ( ) África
e) Azul                ( ) Ásia

f) Cinza               ( ) Europa

2 - O planeta Terra possui cinco continentes, que apresentam 149.440.850 quilômetros quadrados, ocupando aproximadamente 29,3% da superfície terrestre. Observe o mapa acima e marque a alternativa que indica o maior continente da Terra.
a) Ásia
b) África
c) América (Norte, Central e Sul)
d) Europa
e) Oceania


OS OCEANOS
Os oceanos são porções de água que ocupam as principais e mais amplas depressões do relevo do planeta. Trata-se, portanto, de um imenso conjunto de água misturada com outros elementos, principalmente os sais minerais, e que circunda as áreas formadas pelas terras emersas, o que inclui ilhas e continentes.

Uma das principais particularidades do Planeta Terra em relação aos demais planetas atualmente conhecidos é que mais de 70% de sua superfície é composta por água, dos quais a maior parte é composta pelos oceanos. Essa predominância faz com que as águas oceânicas sejam muito importantes para a vida de milhões de espécies de seres vivos e também para a regulação do clima, entre outros fatores.



Características dos oceanos


  • Oceano Pacífico

O Pacífico é o maior oceano do nosso planeta, responsável por recobrir quase que um terço da superfície terrestre, perfazendo uma área de aproximadamente 165 milhões de km2.

A vasta área ocupada pelo Oceano Pacífico faz com que ele apresente uma grande relevância climática, pois é nele que boa parte das massas de ar e correntes marítimas é produzida. E isso sem falar nas anomalias e alterações climáticas cíclicas, tais como o El Niño, o La Niña e a Oscilação Decadal do Pacífico.

origem do nome desse oceano está na crença antiga dos navegadores de que as suas águas eram as mais calmas do planeta. Hoje, no entanto, sabemos que suas águas não têm nada de pacíficas, a depender da localidade em que se navega.

  • Oceano Atlântico

O Atlântico é o segundo maior oceano do planeta Terra, com uma área de aproximadamente 106 milhões de km². É circundado de forma não contínua pelo continente africano a leste e pelas Américas a oeste, além de possuir uma ampla comunicação com o Ártico e a Antártida. Ao menos até o final do século XX, o Atlântico foi considerado a principal via comercial intercontinental da Terra, posto que está sendo gradativamente transferido ao Pacífico. Além disso, Os grandes rios do mundo desembocam suas águas.
O surgimento do Atlântico pode ser considerado geologicamente recente, há cerca de 150 milhões de anos. A sua origem está relacionada com a movimentação das placas tectônicas, que transformou o antigo continente Gondwana em América do Sul e África.
origem do nome Atlântico vem, segundo algumas versões, de Atlas, um titã da mitologia condenado por Zeus a sustentar a abóboda do céu em suas costas. Durante a Idade Média, esse oceano foi chamado de Mar do Norte e só recebeu novamente seu nome original após a difusão do célebre mapa-múndi elaborado por Mercator no século XVI.


  • Oceano Índico

O Índico possui uma área com cerca de 73 milhões de km² e, por isso, é o terceiro maior oceano do planeta. É circundado de forma não contínua pela Oceania e Ásia a leste, pela Ásia ao norte e pela África a oeste. Possui uma complexa ligação com o Mar Mediterrâneo pelo Mar Vermelho e o Canal de Suez.

Assim como o Atlântico, o Índico também surgiu da separação do continente Gondwana, na Era Mesozoica, sendo o mais novo entre todos os oceanos da Terra. Em sua parte sul, as águas são mais frias; já nas áreas mais próximas ao continente asiático, elas encontram-se mais aquecidas, o que favorece o clima de Monções, cujos efeitos são mais sentidos na Índia.

O Oceano Índico, em algumas localidades, é também chamado de “Mar das Índias”, em referência às Índias Orientais, onde os antigos navegantes partiam em busca de especiarias e outros produtos. Antes da expansão colonial europeia, o Índico era a principal rota comercial marítima do planeta.


  • Oceano Glacial Ártico

O Glacial Ártico tecnicamente não é um oceano, mas sim um grande conjunto de mares, conforme as reclassificações mais recentes. No entanto, assim como o Glacial Antártico, a sua denominação permanece.

Sua área total corresponde a 21 milhões de km² e estende-se ao norte do Círculo Polar Antártico dos continentes asiático, europeu e americano. A maior parte de sua superfície, no entanto, encontra-se congelada em uma área imprecisa, pois aumenta no inverno polar (de seis meses) e diminui no verão.

  • Oceano Glacial Antártico

O Oceano Antártico ou Oceano Austral também não é um oceano é o conjunto de águas posicionadas ao sul do Círculo Polar Antártico e que circundam o continente da Antártida, formando um prolongamento das águas dos oceanos Ártico, Antártico e Índico.
A área desse oceano foi delimitada pelo Tratado da Antártida, realizado em 1956, e perfaz um total aproximado de 20,3 milhões de km². Apesar das baixas temperaturas, apresenta uma grande biodiversidade, ao contrário do Ártico, incluindo pinguins, focas, leões-marinhos, cetáceos, plânctons e outros.

A circulação dos oceanos tem uma influência direta sobre a vida na Terra. Sem os oceanos, extensas áreas do nosso planeta seriam excessivamente quentes ou frias.

Assim, para melhor compreender o sistema climático do planeta, devemos estudar a circulação oceânica, analisando os efeitos simultâneos da distribuição da temperatura em toda a superfície do globo terrestre conjuntamente com a distribuição dos ventos marítimos.

No início, os navios foram os únicos meios de transporte usados para estudar as correntes oceânicas. Seu levantamento limitava-se a alguns meses de observações quase sempre regionais. Com o uso dos satélites foi possível desenvolver novas e mais completas e preciosas técnicas de observação da circulação global das correntes marítimas a partir do espaço, por intermédio do estudo topográfico da superfície marítima. […].

Extraído de:
MOURÃO, R. R. F. Os Oceanos e o Clima. Revista ECO-21, ed. 41. Disponível em: <http://www.eco21.com.br>. Acesso em: 22/06/202
ESCOLA, Equipe Brasil. "Oceano Atlântico"; Brasil Escola. Disponível em:https://brasilescola.uol.com.br/geografia/oceano-atlantico.htm
3 - As pessoas sempre conviveram com a ideia de que o mundo era constituído por cinco oceanos. No entanto, conforme as classificações mais recentes existem apenas três oceanos no mundo. Escreva em seu caderno a alternativa que indica corretamente os seus respectivos nomes:
a) Glacial Ártico, Índico e Pacífico
b) Glacial Antártico, Atlântico e Índico
c) Pacífico, Atlântico e Índico
d) Glacial Ártico, Glacial Antártico e Atlântico
e) Pacífico, Antártico e Boreal

4 - Relacione as colunas, indicando as respectivas características dos oceanos. Escreva no caderno a sequência correta a coluna 2.
Coluna 01
(1) Oceano Pacífico
(2) Oceano Índico
(3) Oceano Atlântico

Coluna 02
I. ( ) Apresenta a maior profundidade média dos oceanos.

II. ( ) As diferenças de temperaturas provocam a ocorrência das monções.

III.( ) Maciça presença de terremotos e tsunamis.

IV.( ) Origina os fenômenos “El Niño” e “La Niña”.
V. ( ) Os maiores rios do mundo desembocam em suas águas.


    Assista ao vídeo abaixo:

    Agora leia o texto com bastante atenção:


    Os recursos naturais 


    Os recursos naturais são definidos como tudo aquilo que é necessário ao homem e que se encontra na natureza, eles são classificados em renováveis e não renováveis.



    O homem é parte integrante da natureza e, desde o seu surgimento na Terra, sempre contou com o que ela lhe oferecia, como alimento, água e abrigo, itens essenciais para sua sobrevivência. Em todas as etapas históricas a humanidade fez uso da natureza, primeiramente para o seu próprio sustento e mais tarde para produzir excedente, especialmente após a Revolução Industrial.


    As sociedades capitalistas, que buscam incessantemente o lucro, extraem cada vez mais elementos da natureza, denominados de recursos naturais. São considerados recursos naturais tudo aquilo que é necessário ao homem e que se encontra na natureza, dentre os quais podemos citar: o solo, a água, o oxigênio, energia oriunda do Sol, as florestas, os animais, dentre outros. Os recursos naturais são classificados em dois grupos distintos: os recursos naturais não renováveis e os recursos naturais renováveis.

    Os recursos naturais não renováveis abrangem todos os elementos que são usados nas atividades antrópicas, e que não têm capacidade de renovação. Com esse aspecto temos: o alumínio, o ferro, o petróleo, o ouro, o estanho, o níquel e muitos outros. Isso quer dizer que quanto mais se extrai, mais as reservas diminuem, diante desse fato é importante adotar medidas de consumo comedido, poupando recursos para o futuro.

    Já os recursos naturais renováveis detêm a capacidade de renovação após serem utilizados pelo homem em suas atividades produtivas. Os recursos com tais características são: florestas, água e solo. Caso haja o uso ponderado de tais recursos, certamente não se esgotarão.

    Por Eduardo de Freitas
    Graduado em Geografia
    Retirado do site:
    em 23 de junho de 2020.
Agora, no seu caderno de Ciências, copie e responda as atividades abaixo, usando suas palavras:


a) Explique o que são recursos naturais?

b) Explique o que são recursos renováveis?

c) Explique o que são recursos não-renováveis?

d) Cite 3 exemplos de recursos naturais renováveis e recursos naturais não-renováveis.
  • Renovável:

  • Não – renovável:

Agora leia um pouco sobre esse recurso natural tão importante em nossa vida.


O Ar


Muitas são as situações do nosso dia a dia em que percebemos a presença de ar. Quando sentimos a brisa suave no nosso rosto, quando o vento sopra forte balançando os galhos das árvores, quando respiramos e sentimos o ar entrando e saindo dos nossos pulmões, estamos percebendo a presença do ar.
Não podemos ver o ar nem tocá-lo. Ele é invisível, incolor (não tem cor) e inodoro (não tem cheiro). Mas existe, tem peso e ocupa espaço.

De que é feito o ar?

A matéria pode se apresentar na natureza no estado sólido, líquido e gasoso. O ar se apresenta no estado gasoso, é uma mistura de gases. O gás de maior quantidade é o gás nitrogênio ou azoto, que forma cerca de 78% do ar. Isso quer dizer que, em 100 litros de ar, há 78 litros de nitrogênio. Depois vem o oxigênio com cerca de 21%. O 1% restante inclui argônio, o gás carbônico e outros gases. Esta é a proporção de gases no ar seco. Mas normalmente, há também vapor de água (em quantidade variável) e poeira. Certos gases vindos das indústrias ou de outras fontes podem também estar presentes.

Retirado do site:
em 23 de junho de 2020.

Para ficar mais gostoso, assista aos vídeos abaixo. O segundo vídeo é um desenho feito aqui no Brasil, sei que você está crescido, mas como eu ainda sou criança e amo desenhos animados, assista por mim!

Saudades de você!



Essa semana, em Ciências, você começará a estudar sobre os “Recursos Naturais”, iniciando pelo AR. Aproveitando esse tema, que tal fazermos uma atividade de “Arte” relacionada a ele?

Você sabe o que é um catavento?

Você vai dizer que são aqueles brinquedos que se vende nos parques, todo colorido e que rodam quando sopramos ou há um bom vento. Certo, também é. Mas ele é a representação de algo maior, e bem importante.

Bom, o cata-vento original nada mais é do que um dispositivo que usa a energia eólica (dos ventos). Ou ainda, é uma espécie de indicador de direção dos ventos, que possuem umas setas, com um galo em cima dos telhados das casas.

Para um catavento funcionar, ele deve ser formado por um agrupamento de pás, dispostas lado a lado, sobre um eixo horizontal. E cada pá, deve ser levemente torcida, a ponto de parecer uma hélice. Os cataventos têm muitas utilidades. A força que os faz girar serve para moer grãos, bombear água, gerar energia e tantas outras coisas.

Gostou de saber algumas funções de um catavento? Além de ser um brinquedinho que gira com o vento, ele já tem muitas utilidades na vida das pessoas.

Você já brincou com um catavento? Já construiu um?

Siga as dicas e faça o seu!

Fotografe sua atividade e nos dê um retorno. E-mail: blogemvg@gmail.com

💞💞💞💞💞💞💞

EDUCAÇÃO FÍSICA











3 comentários:

  1. Parebéns 5º ano! As atividades dessa semana estão super legais!
    Vou tentar fazer um catavento também!

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  2. A violeta e o beia-flor. Que história mais linda!
    E quanto conhecimento trouxeram as atividades dessa semana hein?
    Equipe show de bola!

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  3. Olá professora Rose,concordamos com você, esse blog está mesmo cada vez melhor, agora tem até correção de algumas atividades...

    Parabéns professora Helena ampliando as postagens desse canal com a correção das atividades.

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