ATIVIDADE
1
Nesta semana vamos relembrar
nossas aulas sobre a Numeração na Antiguidade e o Sistema de
Numeração Decimal. Para isso vamos recorrer às anotações de seu
caderno e ao nosso livro didático.
Para ajudar a relembrar,
assista aos vídeos abaixo:
Sistema
de numeração decimal
1)Maria
tem uma coleção com 6.607 carrinhos. Este número é composto por:
a) (
) 6 unidades de milhar, 6 centenas e 7 unidades
b) (
) 6 centenas, 6 dezenas e 7 unidades
c) (
) 6 unidades de milhar, 6 centenas e 7 dezenas
2)
O resultado da equação abaixo é:
4x1000+3x10+5x1
a) ( ) 4305
b) ( ) 4350
c) ( ) 4035
3) A decomposição correta do número 10314 é:
a)
( ) 1 unidade de milhar, 3 centenas, 1 dezena e 4 unidades
b)
( ) 1 dezena de milhar, 3 unidades de milhar 1 centena e 4
unidades
c)
( ) 1 dezena de milhar, 3 centenas, 1 dezena e 4 unidades
4)
No número 15789, o valor posicional do algarismo 5 é:
a)
( ) 50
b)
( ) 500
c)
( ) 5 mil
5)
No número 12486, o algarismo 4 ocupa a ordem das:
a)
( ) dezenas simples
b)
( ) unidades de milhar
c)
( ) centenas simples
6)
O número 4509 pode ser decomposto da seguinte maneira:
a)
( ) 4x1000+5x100+9x1
b)
( ) 4x1000+5x10+9x1
c)
( ) 4x100+5x10+9x1
7)
O valor posicional do número 4, respectivamente, nos números 46 e
64:
a)
( ) centena e unidade
b)
( ) dezena e unidade
c)
( ) centena e dezena
8)
Marta foi ao banco e retirou 545 reais, marque a alternativa que
mostra a quantidade de notas que ela recebeu:
a)
( ) 5x100+40x10+5x1
b)
( ) 50x100+4x10+5x1
c)
( ) 5x100+4x10+1x5
QUER
APROVEITAR O SEU TEMPO EM CASA?
O
que você acha de aprender a tabuada cantando? Quando voltarmos para
a escola você estará fera na tabuada!
Clique
nos links abaixo e divirta-se.
ATIVIDADE
2
O
assunto desta semana é a Lua, o nosso satélite natural.
Quando
observamos a lua, percebemos que ela deixa as noites ainda mais
especiais. Com o seu brilho, ela nos mostra as estrelas e nos faz
refletir sobre a imensidão do mundo.
Agora
vamos descobrir algumas curiosidades sobre a lua. Assista aos vídeos
abaixo com bastante atenção:
Gostou
dos vídeos? Eu amei!
Agora
leia com atenção o pequeno texto a seguir e copie em seu caderno de
Ciências.
FASES DA LUA
A Lua é o satélite
natural da Terra que, ao contrário do
Sol, não tem luz própria. A luz que
vemos vem do Sol. A Lua recebe a luz solar e a reflete.
Essa luminosidade que a Lua recebe não é sempre a mesma,
pois às vezes a Terra entra na frente do Sol e isso muda a quantidade de luz
que a Lua recebe.
Essas mudanças na luz que a Lua reflete são chamadas
fases da Lua, cada fase dura aproximadamente 7 dias. A Lua passa por 4 fases:
Lua cheia, Lua nova, quarto crescente e quarto minguante. Para completar esse
ciclo, leva-se aproximadamente 28 dias.
LUA CHEIA: O reflexo
da luz é visível em toda a superfície da Lua.
LUA NOVA: O SOL
ILUMINA A FACE QUE NÃO ESTÁ VIRADA PARA A Terra, POR ISSO NÃO PODEMOS VER A LUZ
SENDO REFLETIDA;
QUARTO CRESCENTE E QUARTO MINGUANTE: APENAS METADE DA SUA
FICA VISÍVEL.
A Lua é o satélite
natural da Terra que, ao contrário do
Sol, não tem luz própria. A luz que
vemos vem do Sol. A Lua recebe a luz solar e a reflete.
Essa luminosidade que a Lua recebe não é sempre a mesma,
pois às vezes a Terra entra na frente do Sol e isso muda a quantidade de luz
que a Lua recebe.
Essas mudanças na luz que a Lua reflete são chamadas
fases da Lua, cada fase dura aproximadamente 7 dias. A Lua passa por 4 fases:
Lua cheia, Lua nova, quarto crescente e quarto minguante. Para completar esse
ciclo, leva-se aproximadamente 28 dias.
LUA CHEIA: O reflexo
da luz é visível em toda a superfície da Lua.
LUA NOVA: O sol ilumina a face que não está virada para a Terra, por isso não podemos ver a luz sendo refletida;
QUARTO CRESCENTE E QUARTO MINGUANTE: Apenas metade da lua fica visível.
Agora, copie as questões abaixo e
responda no seu caderno de Ciências.
1) O que é a Lua?
2) Quantas e quais são as fases da Lua?
3) Quantos dias dura cada fase da Lua?
4) Quantos dias a Lua leva para completar todas as fases?
💥💥💥💥💥💥💥💥
ATIVIDADE
3
- Todas as atividades deverão ser respondidas no caderno de Língua Portuguesa, não havendo necessidade de impressão.
- Observe as cenas e em seu caderno escreva a história que você imaginou.
- Como se trata de uma produção de texto precisa ter título, parágrafos, pontuação, letra legível, parágrafos e atenção à escrita das palavras. Precisa ter no mínimo 10 linhas.
Fiquem
seguros!
💥💥💥💥💥💥💥💥
ATIVIDADE
4
Antes de começar as
nossas atividades de Educação Física temos um recadinho para os
pais e os alunos. Leiam com bastante atenção.
Aos
pais
Sabemos que pode ser
difícil ficar fechado em casa com uma ou mais crianças cheias de
energia…
É por isso que
propomos um conjunto de brincadeiras que as mantenham entretidas. As
atividades propostas partem, sobretudo, de materiais reciclados ou
outros que se tem em casa para evitar ao máximo que saiam de casa.
Muitos dos materiais propostos podem ser substituídos por outros que
lhes sejam convenientes. A saúde e a segurança de vocês está
acima de tudo!
Se possível,
aproveitem estes dias para brincar com seus filhos!
Aos
filhos
Aproveite estes dias em
casa para brincar muito! Não se esqueça de lavar as mãos com
frequência, tapar a boca e o nariz com o braço quando tossir e
evitar sair à rua sempre que possível.
Daqui a pouco estaremos
de volta à escola e poderemos brincar e divertir juntos novamente!
ATIVIDADES
COM EXERCÍCIOS FÍSICOS
CORRIDA
DE PINGUIM
MATERIAL:
1 bola de tamanho médio
por pessoa
COMO SE FAZ:
Coloca-se a bola entre
as pernas. A bola não pode cair. Se cair, tem que voltar ao início.
O primeiro que chegar à meta ganha.
PÉ DE LATA
MATERIAL:
2 latas por pessoa
Fio, barbante, corda ou
outros
COMO SE FAZ:
Em cada lata fazem-se
dois furos, um oposto ao outro, ao lado da abertura.
Medir a altura do pé à
mão (com os braços para baixo) da pessoa.
Corta-se um pedaço do
fio com o dobro dessa altura.
Cada ponta do fio é
colocada num dos buracos que você fez na lata.
Dar um nó no lado de
dentro para ficar bem preso.
Agora é só andar pela
casa com muito cuidado para não cair!
💥💥💥💥💥💥💥💥
ATIVIDADE
5
ARTE
O
post
dessa semana será um tutorial sobre representar “As fases da Lua”
por meio de desenhos. Vamos
tentar?
No
caderno de “Arte”:
- Faça um círculo grande
- No centro do círculo faça outro círculo, porém menor para representar o planeta Terra
- Em volta do círculo que representa a Terra, faça 8 círculos menores.
- Colorir cada um desses círculos menores de acordo com cada fase da Lua mostrando sua transição. Usar setas para identificar como isso acontece.
- Nomear as 4 fases da Lua.
Veja
alguns exemplos:
Faça
com carinho!!! Em breve nos veremos!!!
💥💥💥💥💥💥💥💥
ATIVIDADE
6
Observe
o mapa do Brasil abaixo:
1.Escreva
o nome do estado em que você mora.
2.
Escreva os nomes dos estados que fazem fronteira com o estado em que
você vive.
3.
Quantos são os estados
brasileiros?
4.
Qual é a capital do seu estado?
5.
Qual a Região que abriga o estado de Minas Gerais?
💥💥💥💥💥💥💥💥
Esse blog está maravilhoso!
ResponderExcluiroi professora saudades de vcs muitas saudades
ExcluirNão é mesmo Renata? Tantas atividades legais, divertidas e instrutivas. Queridos alunos corram para aprender , brincando...
ResponderExcluirnossa estou adorando esse blog
ResponderExcluirQue bom, Cristiane, qual atividade você gostou mais? Ahhh, e pode fazer perguntas também, estamos aqui para responder.
Excluirsaudades demais
Excluiramo esse blog
Excluiroi
ResponderExcluirOlá Esther, que bom você visitou o Blog da nossa escola. Aproveite e realize as atividades.
ResponderExcluirok sou estudante do 5
Excluirme respondam por favor
ResponderExcluirOlá Esther,sobre a pergunta se haverá repetência, informamos que não. Um estudante não pode ser prejudicado por conta dessa pandemia.
Excluirque bom eu pensei que iria repitir por conta da pandemia
Excluireu e minha prima estamos com saudades
ResponderExcluirEsther, peça sua prima para comentar o blog também.
ResponderExcluirVocê já é a nossa comentarista campeã...
e com tanta participação merece um "big" parabéns!!!