segunda-feira, 15 de junho de 2020

MATERIAL DE ESTUDO 3º ANO - SEMANA DE 15 À 19 DE JUNHO DE 2020



ATIVIDADE 1

Leia o livro A cor de Coraline, mas antes de iniciar a leitura, observe com atenção:
  • o título;
  • o nome do autor e do ilustrador;
  • a capa do livro.

Pense: sobre o que será que a história vai falar?
Faça a leitura junto com alguém de sua família. Vocês poderão escolher quem vai ler e quem vai recontar a história (fiquem atentos às imagens, que também ajudarão a entender a história).


A COR DE CORALINE👈
Em conversa com sua família, fale sobre:
1 - O que você gostou ou aprendeu com a história do livro? A história conta o que você pensou que seria?
2 - Tente descobrir:
  • Será que todas as pessoas são iguais?
  • O que faz com que as pessoas sejam diferentes?
  • Compare a cor da sua pele com a de alguém da sua família. As cores são iguaizinhas?
  • O que faz as pessoas terem cores de pele tão variadas?


5 – E na sua família, como é? Será que tem alguém que tenha vindo de outro lugar, que não o Brasil? Se tiver, que costumes diferentes eles trazem?

6 - Conversem sobre como são ou como eram seus antepassados.
😄😄😄😄😄😄😄

Quantas vezes você já ouviu ou falou esta frase:
Me empresta o lápis cor de pele”?

Ao ouvir esta frase feita por um colega de sala, Coraline ficou pensando em qual seria a cor de pele da qual seu colega havia falado.

Responda no seu caderno de Língua Portuguesa:

A) Na escola sempre ouvimos dos alunos esta frase questionada por Coraline. Antes de conhecer essa linda leitura, qual era a cor que você achava que se referia à cor de pele?

B) Quais foram os pensamentos sobre as possibilidades de cores de pele que Coraline teve quando seu colega a pediu o lápis emprestado?

C) Procure no texto e copie em seu caderno, palavras escritas com letra maiúscula. Agora responda por que elas estão escritas com este tipo de letra.

D) No texto há uma frase que diz: “UM PONTO DE INTERROGAÇÃO ENORME”.
Responda: em que tipo de frase usamos o ponto de interrogação?
E) Copie do texto todas as palavras escritas com SS e faça o que se pede:

➤Separe cada palavra em sílabas e classifique quanto ao número de sílabas.



➤Pinte de amarelo a sílaba inicial de cada palavra e de verde, a sílaba final.

  • TIVESSE
  • FICASSE
  • ESTIVÉSSEMOS
  • FÔSSEMOS
  • EXISTISSE
  • NASCESSE
  • ESSA
  • FOSSE
  • DESSE
  • ASSIM
  • DISSE
  • COMEÇASSE

F) No livro há uma expressão antiga, que diz: “ONDE JUDAS PERDEU AS BOTAS”. Consulte sua família e descubram o que significa essa expressão, copiando o significado em seu caderno.


G) Escolha 3 palavras do exercício 3 e escreva uma frase com cada uma delas. Não esqueça da pontuação correta.



H) Escreva as palavras do exercício anterior em ordem alfabética.

I) Faça um autorretrato (um desenho de você mesmo(a)) e pinte-o com uma cor parecida com a sua cor de pele. Desenhe junto outra criança com cor de pele diferente da sua. Dê nome às crianças.


😄😄😄😄😄😄😄


ATIVIDADE 2

A) Vamos imaginar que depois de pensar tanto sobre as cores de pele, Coraline começou a observar seus colegas e viu que haviam vários tons de pele entre eles. Resolveu então fazer uma brincadeira com eles durante o recreio. Agrupou-os de acordo com o tom de pele. Encontrou os seguintes grupos de colegas:

  • 5 de pele branca
  • 5 de pele rosada
  • 5 de pele marrom
  • 5 de pele preta


Deu a cada grupo um lápis da cor correspondente.
Os colegas de Coraline perguntaram porque ela fazia os grupos dessa forma. Ela respondeu que era pra que eles entendessem que pra pedir um lápis cor de pele emprestado era preciso falar qual cor de pele a que se refere, porque existem várias cores de pele.

Agora calcule no seu caderno de matemática, como você pode fazer a operação para descobrir quantos alunos tem na sala de Coraline.


B) As caixas de lápis de cor de Coraline e seus amigos possuem quantidades diferentes:




Faça as operações e responda:
- Quantos lápis de cor Coraline e Pedrinho tem juntos?



- Juliana emprestou 14 lápis para seu irmão. Quantos lápis ficaram na caixa?


😃😃😃😃😃😃😃



ATIVIDADE 3


Cuidando do meio ambiente


A) O que você e sua família fazem para a preservação do meio ambiente?
Desenhe em seu caderno de geografia e história.

B) Faça uma lista em seu caderno de geografia e história, dos objetos que estão poluindo o rio onde o Chico Bento quer tomar banho.


























c) No sistema solar existe o planeta Terra e mais sete planetas. Descubra o nome deles e escreva-os no caderno de ciências. Para ficar bem legal, escreva também duas curiosidades sobre eles.



ATIVIDADE 4


A história “Os Azuis”, fala de um dia em que a Mônica se sentiu diferente de seus amigos ao ser rejeitada.

Vivemos em um país onde há uma diversidade de etnias e devemos combater todas as formas de preconceito.




Assista ao vídeo acima, copie as perguntas e responda em seu caderno de Língua Portuguesa:

a) Mônica, ao sair de casa, levou um grande susto ao ver o Cebolinha. Qual foi o motivo do susto?

b) Mônica se sentiu diferente ao se encontrar com seus amigos. Por que isso aconteceu?

c) Em vários momentos da história, Mônica foi discriminada. Descreva um desses momentos.

d) Escreva que sentimentos a história “Os Azuis”, desperta em você.

e) E você? Já se sentiu diferente de seus amigos? Se já se sentiu, explique.


Hora da Arte


No vídeo “Os Azuis”, a cor azul aparecia em todos os personagens. 

Que tal brincarmos de misturar as cores?

Você poderá usar tinta guache, lápis de cor ou giz de cera.

Não é preciso comprar nada. Use o material que você já tem em casa. Faça no seu caderno de Arte.

Qual é a cor? Misture o par de cores abaixo e veja qual a cor criada:

  • Azul + Amarelo =
  • Azul +Vermelho =
  • Amarelo + Vermelho =
  • Vermelho + Branco =


Agora, faça no caderno de Arte um desenho livre usando apenas essas cores que você descobriu.
Faça com carinho e capricho!


😃😃😃😃😃😃😃

ATIVIDADE 5

QUERIDOS PAIS

Sabemos que pode ser difícil ficar fechado em casa com uma ou mais crianças cheias de energia, por isso sugerimos algumas brincadeiras que as mantenham entretidas. As atividades propostas, vão precisar basicamente de materiais reciclados, mas podem ser adaptados com outros que tenham em casa.

Se for possível, aproveite estes dias para brincar com seus filhos!

QUERIDO ALUNO

Aproveite estes dias em casa para brincar muito!
Não se esqueça de lavar as mãos muito bem e com frequência, cobrir a boca e o nariz com o braço quando tossir ou espirrar e evitar sair à rua sempre que possível.
Logo estaremos de volta e você poderá brincar com seus amigos!


Atividades com exercícios físicos


Corrida de pinguins

Material:
1 bola de tamanho médio

Como se faz?
Coloca-se a bola entre as pernas.
A bola não pode cair. Se cair, tem de voltar ao início.
O primeiro a chegar à meta, ganha!


Pés de elefante

Material:
2 latas por criança
Fio/barbante/corda

Como se faz?
Em cada lata, fazem-se dois furos (do lado da abertura). Mede-se a altura do pé da criança à sua mão (com os braços para baixo).
Corta-se um pedaço de fio com o dobro dessa altura. Cada ponta do fio é colocada num dos buracos da lata. Dá-se um nó no lado de dentro para ficar bem preso.
Agora, a criança coloca um pé e cima de cada lata e anda, com cuidado!


💙💚💛💜💙💚💛💜💙💚💛💜




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.