ATIVIDADE 1
Leia
o livro A cor de Coraline,
mas antes de iniciar a leitura, observe com atenção:
- o título;
- o nome do autor e do ilustrador;
- a capa do livro.
Pense:
sobre o que será que a história vai falar?
Faça
a leitura junto com alguém de sua família. Vocês poderão escolher
quem vai ler e quem vai recontar a história (fiquem atentos às
imagens, que também ajudarão a entender a história).
A COR DE CORALINE👈
Em
conversa com sua família,
fale sobre:
1
- O que você gostou ou aprendeu com a história do livro? A história
conta o que você pensou que seria?
2
- Tente descobrir:
- Será que todas as pessoas são iguais?
- O que faz com que as pessoas sejam diferentes?
- Compare a cor da sua pele com a de alguém da sua família. As cores são iguaizinhas?
- O que faz as pessoas terem cores de pele tão variadas?
5
– E na sua família, como é? Será que tem alguém que tenha
vindo de outro lugar, que não o Brasil? Se tiver, que costumes
diferentes eles trazem?
6 - Conversem sobre como são ou como eram seus antepassados.
😄😄😄😄😄😄😄
Quantas vezes você já ouviu ou falou
esta frase:
“Me empresta o lápis cor de pele”?
Ao ouvir esta frase feita por um colega
de sala, Coraline ficou pensando em qual seria a cor de pele da qual
seu colega havia falado.
Responda no seu caderno de Língua
Portuguesa:
A) Na escola sempre ouvimos dos alunos esta
frase questionada por Coraline. Antes de conhecer essa linda leitura,
qual era a cor que você achava que se referia à cor de pele?
B) Quais foram os pensamentos sobre as
possibilidades de cores de pele que Coraline teve quando seu colega a
pediu o lápis emprestado?
C)
Procure no texto e copie em seu caderno, palavras escritas com letra
maiúscula. Agora responda por que elas estão escritas com este tipo
de letra.
D)
No texto há uma frase que diz: “UM PONTO DE INTERROGAÇÃO
ENORME”.
Responda:
em que tipo de frase usamos o ponto de interrogação?
E)
Copie do texto todas as palavras escritas com SS e faça o que se
pede:
➤Separe cada palavra em sílabas e classifique quanto ao número de
sílabas.
➤Pinte de amarelo a sílaba inicial de cada palavra e de verde, a
sílaba final.
- TIVESSE
- FICASSE
- ESTIVÉSSEMOS
- FÔSSEMOS
- EXISTISSE
- NASCESSE
- ESSA
- FOSSE
- DESSE
- ASSIM
- DISSE
- COMEÇASSE
F)
No livro há uma expressão antiga, que diz: “ONDE JUDAS PERDEU AS
BOTAS”. Consulte sua família e descubram o que significa essa
expressão, copiando o significado em seu caderno.
G)
Escolha 3 palavras do exercício 3 e escreva uma frase com cada uma
delas. Não esqueça da pontuação correta.
H)
Escreva as palavras do exercício anterior em ordem alfabética.
I)
Faça um autorretrato (um desenho de você mesmo(a)) e pinte-o com
uma cor parecida com a sua cor de pele. Desenhe junto outra criança
com cor de pele diferente da sua. Dê nome às crianças.
😄😄😄😄😄😄😄
ATIVIDADE 2
A) Vamos imaginar que depois de pensar tanto sobre as cores
de pele, Coraline começou a observar seus colegas e viu que haviam
vários tons de pele entre eles. Resolveu então fazer uma
brincadeira com eles durante o recreio. Agrupou-os de acordo com o
tom de pele. Encontrou os seguintes grupos de colegas:
- 5 de pele branca
- 5 de pele rosada
- 5 de pele marrom
- 5 de pele preta
Deu a cada grupo um lápis da cor
correspondente.
Os colegas de Coraline perguntaram porque
ela fazia os grupos dessa forma. Ela respondeu que era pra que
eles entendessem que pra pedir um lápis cor de pele emprestado era
preciso falar qual cor de pele a que se refere, porque existem várias
cores de pele.
Agora calcule no
seu caderno de matemática,
como você pode fazer a operação para descobrir quantos alunos tem
na sala de Coraline.
B) As caixas de lápis de cor de Coraline
e seus amigos possuem quantidades diferentes:
Faça as operações e responda:
- Quantos lápis de cor Coraline e
Pedrinho tem juntos?
- Juliana emprestou 14 lápis para seu
irmão. Quantos lápis ficaram na caixa?
😃😃😃😃😃😃😃
ATIVIDADE 3
Cuidando do meio ambiente
A)
O que você e sua família fazem para a preservação do meio
ambiente?
Desenhe
em seu caderno de geografia e
história.
B)
Faça uma lista em seu caderno
de geografia e história, dos
objetos que estão poluindo o rio onde o Chico Bento quer tomar
banho.
c) No sistema solar existe o planeta
Terra e mais sete planetas. Descubra o nome deles e escreva-os no
caderno de ciências. Para
ficar bem legal, escreva também duas curiosidades sobre eles.
ATIVIDADE 4
A
história “Os Azuis”, fala de um dia em que a Mônica se sentiu
diferente de seus amigos ao ser rejeitada.
Vivemos
em um país onde há uma diversidade de etnias e devemos combater
todas as formas de preconceito.
Assista
ao vídeo acima, copie as perguntas e responda em seu caderno
de Língua Portuguesa:
a)
Mônica, ao sair de casa, levou um grande susto ao ver o Cebolinha.
Qual foi o motivo do susto?
b)
Mônica se sentiu diferente ao se encontrar com seus amigos. Por que isso aconteceu?
c)
Em vários momentos da história, Mônica foi discriminada. Descreva
um desses momentos.
d)
Escreva que sentimentos a história “Os Azuis”, desperta em você.
e)
E você? Já se sentiu diferente de seus amigos? Se já se sentiu,
explique.
Hora da Arte
No
vídeo “Os Azuis”, a cor azul aparecia em todos os personagens.
Que
tal brincarmos de misturar as cores?
Você
poderá usar tinta guache, lápis de cor ou giz de cera.
Não
é preciso comprar nada. Use o material que você já tem em casa.
Faça no seu caderno de Arte.
Qual é a cor? Misture o par de cores
abaixo e veja qual a cor criada:
- Azul + Amarelo =
- Azul +Vermelho =
- Amarelo + Vermelho =
- Vermelho + Branco =
Agora, faça no caderno de Arte um
desenho livre usando apenas essas cores que você descobriu.
Faça
com carinho e capricho!
😃😃😃😃😃😃😃
ATIVIDADE 5
QUERIDOS PAIS
Sabemos
que pode ser difícil ficar fechado em casa com uma ou mais crianças
cheias de energia, por isso sugerimos algumas brincadeiras que as mantenham
entretidas. As atividades propostas, vão precisar basicamente de
materiais reciclados, mas podem ser adaptados com outros que tenham
em casa.
Se for possível, aproveite estes dias
para brincar com seus filhos!
QUERIDO ALUNO
Aproveite estes dias em casa para brincar
muito!
Não se
esqueça de lavar as mãos muito bem e com frequência, cobrir a boca
e o nariz com o braço quando tossir ou espirrar e evitar sair à rua
sempre que possível.
Logo estaremos de volta e você poderá
brincar com seus amigos!
Atividades com exercícios físicos
Corrida de pinguins
Material:
1 bola de tamanho médio
Como se faz?
Coloca-se a bola entre as pernas.
A bola não pode cair. Se cair, tem de
voltar ao início.
O primeiro a chegar à meta, ganha!
Pés de elefante
Material:
2 latas por criança
Fio/barbante/corda
Como se faz?
Em cada lata, fazem-se dois furos (do
lado da abertura). Mede-se a altura do pé da criança à sua mão
(com os braços para baixo).
Corta-se um pedaço de fio com o dobro
dessa altura. Cada ponta do fio é colocada num dos buracos da lata.
Dá-se um nó no lado de dentro para ficar bem preso.
Agora,
a criança coloca um pé e cima de cada lata e anda, com cuidado!
💙💚💛💜💙💚💛💜💙💚💛💜
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.