segunda-feira, 15 de junho de 2020

MATERIAL DE ESTUDO PARA OS ALUNOS DO 2º ANO PERÍODO: 15 A 19 DE JUNHO DE 2020







QUERIDOS ALUNOS,

ESTAMOS VIVENDO MOMENTOS DIFÍCEIS COM A QUARENTENA DEVIDO AO NOVO CORONA VÍRUS. PRECISAMOS NOS PROTEGER E PROTEGER AS OUTRAS PESSOAS EVITANDO O CONTATO PRÓXIMO, POR ISSO, ESTAMOS DISTANTES DE MUITAS PESSOAS QUE AMAMOS. MAS SE EXISTE UMA COISA BOA NISSO TUDO, É O TEMPO QUE PASSAMOS COM A NOSSA FAMÍLIA.

O LIVRO DA FAMÍLIA” DO AUTOR TODD PARR É UMA LINDA HISTÓRIA QUE REFLETE SOBRE OS VÁRIOS TIPOS DE FAMÍLIA, MOSTRANDO QUE TODAS SÃO ESPECIAIS. ESPERAMOS QUE VOCÊS POSSAM SE DIVERTIR COM A LEITURA DO LIVRO.

ATIVIDADE 1

COM CERTEZA VOCÊ VIU MUITA COISA NA HISTÓRIA QUE SE PARECE COM A SUA FAMÍLIA!

VAMOS PENSAR SOBRE ESTA HISTÓRIA? AS PERGUNTAS ABAIXO DEVEM SER RESPONDIDAS NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA.

1) QUAIS CARACTERÍSTICAS MOSTRADAS NO LIVRO QUE TAMBÉM OCORREM NA SUA FAMÍLIA?


2)A CAPA DO LIVRO MOSTRA UMA ÁRVORE COM OS MEMBROS DE UMA FAMÍLIA.
COMO SERIA UMA ÁRVORE COM OS MEMBROS DA SUA FAMÍLIA?

DESENHE SUA ÁRVORE COM VOCÊ E AS OUTRAS PESSOAS DA SUA FAMÍLIA. VALE COLOCAR OS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO!


ATIVIDADE 2

A MÚSICA “EU ERA ASSIM”, DA CANTORA BIA BEDRAN, É BOA PARA A GENTE ENTENDER COMO TODAS AS PESSOAS JÁ FORAM UM DIA, AFINAL, TODOS OS ADULTOS E VELHINHOS JÁ FORAM CRIANÇAS.

QUE TAL OUVIR A MÚSICA E APROVEITAR PARA ENTENDER UM POUQUINHO MAIS DE COMO JÁ FOI SUA FAMÍLIA?
PARA SE AVENTURAR AINDA MAIS, ASSISTA AO VÍDEO, PARA APRENDER A BRINCAR COM O QUINTAL DA CULTURA:
PARA ACOMPANHAR MELHOR, VAMOS APRENDER A LETRA DA MÚSICA:

QUANDO EU ERA NENÉM,
NENÉM, NENÉM,
EU ERA ASSIM... EU ERA ASSIM...
QUANDO EU ERA MENINA,
MENINA, MENINA,
EU ERA ASSIM... EU ERA ASSIM...
QUANDO EU ERA MOCINHA,
MOCINHA, MOCINHA,
EU ERA ASSIM... EU ERA ASSIM...
QUANDO EU ERA CASADA,
CASADA, CASADA,
EU ERA ASSIM... EU ERA ASSIM...

QUANDO EU ERA MAMÃE,
MAMÃE, MAMÃE,
EU ERA ASSIM... EU ERA ASSIM...
QUANDO EU ERA VOVÓ,
VOVÓ, VOVÓ,
EU ERA ASSIM... EU ERA ASSIM...
QUANDO EU ERA CADUCA,
CADUCA, CADUCA,
EU ERA ASSIM... EU ERA ASSIM...
QUANDO EU ERA CAVEIRA,
CAVEIRA, CAVEIRA,
EU ERA ASSIM... EU ERA ASSIM...

AGORA QUE VOCÊ JÁ SABE QUE SUA MÃE, PAI, VOVÓ, VOVÔ, TIOS E AS PESSOAS QUE AMAM TAMBÉM JÁ FORAM CRIANÇAS, QUE TAL DESCOBRIR UM POUCO MAIS SOBRE ELAS?

CONVIDE OS ADULTOS QUE MORAM COM VOCÊ PARA TE CONTAR UM POUCO MAIS SOBRE A INFÂNCIA DELES, PEÇA PARA VER FOTOS DE QUANDO ERAM PEQUENOS, PROCURE SABER DAS RECEITAS FAVORITAS, OUVIR HISTÓRIAS... 

DEPOIS DE SABER UM POUQUINHO MAIS SOBRE SUAS VIDAS, FAÇA UM DESENHO DE COMO VOCÊ AS IMAGINA NESSA ÉPOCA E AS DÊ DE PRESENTE. 💓


ASSIM COMO O AUTOR TODD PARR, É SUA VEZ DE ESCREVER PARA NOS CONTAR UM POUCO MAIS SOBRE SUA FAMÍLIA. FAÇA UM PEQUENO TEXTO NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA.



AGORA, VAMOS NOS APROFUNDAR NO CONHECIMENTO SOBRE A OBRA DO AUTOR TODD PARR?

1) RESPONDA:

A) QUAL O TÍTULO DO LIVRO?

PARA SABER MAIS.

VOCÊ SABE O QUE É UM ILUSTRADOR?
O ILUSTRADOR É A PESSOA QUE FAZ OS DESENHOS DOS LIVROS, ELE É TÃO IMPORTANTE QUANTO QUEM ESCREVE A HISTÓRIA, PRINCIPALMENTE PORQUE ELES DEIXAM AS HISTÓRIAS MAIS BONITAS. HÁ HISTÓRIAS EM QUE O AUTOR TAMBÉM FOI O ILUSTRADOR.

B) QUEM ILUSTROU A HISTÓRIA?

C) QUAL É O NOME DA EDITORA QUE PUBLICOU O LIVRO?

2) VAMOS VER QUEM É BOM DE LISTA? FAÇA UMA LISTA COM OS NOMES DE TODOS OS ANIMAIS QUE APARECEM NA HISTÓRIA.



ATIVIDADE 3

QUERIDOS ALUNOS, ESTAS ATIVIDADES DEVEM SER RESPONDIDAS NO CADERNO DE MATEMÁTICA.

1) VAMOS DESCOBRIR A QUANTIDADE DE ANIMAIS QUE APARECEM EM CADA IMAGEM QUE ESCOLHI? ESCREVA NO SEU CADERNO A QUANTIDADE DE ANIMAIS QUE ESTÃO NESTAS PÁGINAS DO LIVRO:


A) QUANTOS COELHOS PODEMOS CONTAR NESSA FAMÍLIA? 

B) SÃO QUANTOS NESSA FAMÍLIA DE GAMBÁS?

C) QUANTOS PEIXES ESTÃO NADANDO?

D) E NA FAMÍLIA DAS VACAS, QUANTOS SÃO?

E) ESSA FAMÍLIA DE DORMINHOCOS TEM QUANTOS BICHOS?


F)QUANTOS ANIMAIS ESTÃO NESSA TOCA? 

2)MOSTRE QUE VOCÊ ESTÁ CRAQUE NAS OPERAÇÕES E FAÇA TODAS AS CONTINHAS POSSÍVEIS NO SEU CADERNO USANDO OS NÚMEROS DO EXERCÍCIO ANTERIOR. FAÇA ADIÇÕES (+) E SUBTRAÇÕES (-).


3) EM SEU CADERNO, ORGANIZE OS NOMES DOS BICHOS DO EXERCÍCIO 1 CONFORME O COMANDO:

A) EM ORDEM ALFABÉTICA.
B) EM ORDEM CRESCENTE DE QUANTIDADE.
C) EM ORDEM DECRESCENTE DE QUANTIDADE.
D) QUAIS NOMES ESTÃO NO PLURAL?
E) QUAL NOME ESTÁ NO SINGULAR?


PARA RELEMBRAR:



4) OBSERVE A CENA:
A) HÁ QUANTOS OLHOS NA CENA? ________
B) ESSE NÚMERO É PAR OU ÍMPAR? _________
C) HÁ QUANTOS PARES DE OLHOS NA CENA?_______
D) ESSE NÚMERO É PAR OU ÍMPAR? _________
E) SÃO OLHOS DE QUAL ANIMAL? ____________
F) SÃO QUANTOS ANIMAIS? _______________
G) HÁ MAIS OLHOS OU ANIMAIS? POR QUÊ? 


5) COMPLETE OBSERVANDO OS PARÊNTESES:

HÁ MAIS ______________ DO QUE _____________ (RATOS / COELHOS)
HÁ MAIS ___________________ DO QUE ___________ (PEIXES / RATOS)
HÁ MENOS _________ DO QUE ________ (VACAS / GATO)
HÁ MENOS ______________ DO QUE _____________ (GAMBÁS / VACAS)


ATIVIDADE 4
Que tal dizer a sua família (papai, mamãe ou irmãos), os sete erros que você encontrar na atividade:




ATIVIDADE 5

Que tal fazer uma linda casinha de papel? Assista o vídeo e aprenda direitinho!




💋💋💋💋💋💋💋💋

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.