QUERIDOS ALUNOS,
ESTAMOS VIVENDO MOMENTOS DIFÍCEIS
COM A QUARENTENA DEVIDO AO NOVO CORONA VÍRUS. PRECISAMOS NOS
PROTEGER E PROTEGER AS OUTRAS PESSOAS EVITANDO O CONTATO PRÓXIMO,
POR ISSO, ESTAMOS DISTANTES DE MUITAS PESSOAS QUE AMAMOS. MAS SE
EXISTE UMA COISA BOA NISSO TUDO, É O TEMPO QUE PASSAMOS COM A NOSSA
FAMÍLIA.
“O LIVRO DA FAMÍLIA” DO AUTOR
TODD PARR É UMA LINDA HISTÓRIA QUE REFLETE SOBRE OS VÁRIOS TIPOS
DE FAMÍLIA, MOSTRANDO QUE TODAS SÃO ESPECIAIS. ESPERAMOS QUE VOCÊS
POSSAM SE DIVERTIR COM A LEITURA DO LIVRO.
ATIVIDADE
1
COM
CERTEZA VOCÊ VIU MUITA COISA NA HISTÓRIA QUE SE PARECE COM A SUA
FAMÍLIA!
VAMOS
PENSAR SOBRE ESTA HISTÓRIA? AS PERGUNTAS ABAIXO DEVEM SER
RESPONDIDAS NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA.
1) QUAIS CARACTERÍSTICAS MOSTRADAS
NO LIVRO QUE TAMBÉM OCORREM NA SUA FAMÍLIA?
2)A CAPA DO LIVRO MOSTRA UMA ÁRVORE
COM OS MEMBROS DE UMA FAMÍLIA.
COMO SERIA UMA ÁRVORE COM OS
MEMBROS DA SUA FAMÍLIA?
DESENHE SUA ÁRVORE COM VOCÊ E AS
OUTRAS PESSOAS DA SUA FAMÍLIA. VALE COLOCAR OS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO!
ATIVIDADE
2
A
MÚSICA “EU ERA ASSIM”, DA CANTORA BIA BEDRAN, É BOA PARA A
GENTE ENTENDER COMO TODAS AS PESSOAS JÁ FORAM UM DIA, AFINAL, TODOS
OS ADULTOS E VELHINHOS JÁ FORAM CRIANÇAS.
QUE
TAL OUVIR A MÚSICA E APROVEITAR PARA ENTENDER UM POUQUINHO MAIS DE
COMO JÁ FOI SUA FAMÍLIA?
PARA SE AVENTURAR AINDA MAIS,
ASSISTA AO VÍDEO, PARA
APRENDER A BRINCAR COM O QUINTAL DA CULTURA:
PARA ACOMPANHAR MELHOR, VAMOS
APRENDER A LETRA DA MÚSICA:
QUANDO EU ERA NENÉM,
NENÉM, NENÉM,
EU ERA ASSIM... EU ERA ASSIM...
QUANDO EU ERA MENINA,
MENINA, MENINA,
EU ERA ASSIM... EU ERA ASSIM...
QUANDO EU ERA MOCINHA,
MOCINHA, MOCINHA,
EU ERA ASSIM... EU ERA ASSIM...
QUANDO EU ERA CASADA,
CASADA, CASADA,
EU ERA ASSIM... EU ERA ASSIM...
QUANDO EU ERA MAMÃE,
MAMÃE, MAMÃE,
EU ERA ASSIM... EU ERA ASSIM...
QUANDO EU ERA VOVÓ,
VOVÓ, VOVÓ,
EU ERA ASSIM... EU ERA ASSIM...
QUANDO EU ERA CADUCA,
CADUCA, CADUCA,
EU ERA ASSIM... EU ERA ASSIM...
QUANDO EU ERA CAVEIRA,
CAVEIRA, CAVEIRA,
EU ERA ASSIM... EU ERA ASSIM...
AGORA QUE VOCÊ JÁ SABE QUE SUA
MÃE, PAI, VOVÓ, VOVÔ, TIOS E AS PESSOAS QUE AMAM TAMBÉM JÁ FORAM
CRIANÇAS, QUE TAL DESCOBRIR UM POUCO MAIS SOBRE ELAS?
CONVIDE OS ADULTOS QUE MORAM COM
VOCÊ PARA TE CONTAR UM POUCO MAIS SOBRE A INFÂNCIA DELES, PEÇA
PARA VER FOTOS DE QUANDO ERAM PEQUENOS, PROCURE SABER DAS RECEITAS
FAVORITAS, OUVIR HISTÓRIAS...
DEPOIS DE SABER UM POUQUINHO MAIS
SOBRE SUAS VIDAS, FAÇA UM DESENHO DE COMO VOCÊ AS IMAGINA NESSA
ÉPOCA E AS DÊ DE PRESENTE. 💓
ASSIM COMO O AUTOR TODD PARR, É SUA
VEZ DE ESCREVER PARA NOS CONTAR UM POUCO MAIS SOBRE SUA FAMÍLIA.
FAÇA UM PEQUENO TEXTO NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA.
AGORA,
VAMOS NOS APROFUNDAR NO CONHECIMENTO SOBRE A OBRA DO AUTOR
TODD PARR?
1)
RESPONDA:
A)
QUAL O TÍTULO DO LIVRO?
PARA
SABER MAIS.
VOCÊ
SABE O QUE É UM ILUSTRADOR?
O
ILUSTRADOR É A PESSOA QUE FAZ OS DESENHOS DOS LIVROS, ELE É TÃO
IMPORTANTE QUANTO QUEM ESCREVE A HISTÓRIA, PRINCIPALMENTE PORQUE
ELES DEIXAM AS HISTÓRIAS MAIS BONITAS. HÁ HISTÓRIAS EM QUE O
AUTOR TAMBÉM FOI O ILUSTRADOR.
|
B) QUEM
ILUSTROU A HISTÓRIA?
C)
QUAL É O NOME DA EDITORA QUE PUBLICOU O LIVRO?
2)
VAMOS VER QUEM É BOM DE LISTA? FAÇA
UMA LISTA COM OS NOMES DE TODOS OS ANIMAIS QUE APARECEM NA HISTÓRIA.
ATIVIDADE
3
QUERIDOS
ALUNOS, ESTAS ATIVIDADES DEVEM SER RESPONDIDAS NO CADERNO DE
MATEMÁTICA.
1) VAMOS
DESCOBRIR A QUANTIDADE DE ANIMAIS QUE APARECEM EM CADA IMAGEM QUE
ESCOLHI? ESCREVA NO SEU CADERNO A QUANTIDADE DE ANIMAIS QUE ESTÃO
NESTAS PÁGINAS DO LIVRO:
A) QUANTOS COELHOS PODEMOS CONTAR NESSA FAMÍLIA?
B) SÃO
QUANTOS NESSA FAMÍLIA DE GAMBÁS?
C) QUANTOS
PEIXES ESTÃO NADANDO?
D) E NA
FAMÍLIA DAS VACAS, QUANTOS SÃO?
E) ESSA
FAMÍLIA DE DORMINHOCOS TEM QUANTOS BICHOS?
F)QUANTOS
ANIMAIS ESTÃO NESSA TOCA?
2)MOSTRE QUE VOCÊ ESTÁ CRAQUE NAS
OPERAÇÕES E FAÇA TODAS AS CONTINHAS POSSÍVEIS NO SEU CADERNO
USANDO OS NÚMEROS DO EXERCÍCIO ANTERIOR. FAÇA ADIÇÕES (+) E
SUBTRAÇÕES (-).
3)
EM SEU CADERNO, ORGANIZE OS NOMES DOS BICHOS DO EXERCÍCIO 1
CONFORME O COMANDO:
A) EM ORDEM
ALFABÉTICA.
B)
EM ORDEM CRESCENTE DE QUANTIDADE.
C)
EM ORDEM DECRESCENTE DE QUANTIDADE.
D)
QUAIS NOMES ESTÃO NO PLURAL?
E)
QUAL NOME ESTÁ NO SINGULAR?
PARA
RELEMBRAR:
4) OBSERVE A
CENA:
A) HÁ QUANTOS
OLHOS NA CENA? ________
B)
ESSE NÚMERO É PAR OU ÍMPAR? _________
C)
HÁ QUANTOS PARES DE OLHOS NA CENA?_______
D)
ESSE NÚMERO É PAR OU ÍMPAR? _________
E)
SÃO OLHOS DE QUAL ANIMAL? ____________
F)
SÃO QUANTOS ANIMAIS? _______________
G)
HÁ MAIS OLHOS OU ANIMAIS? POR QUÊ?
5) COMPLETE
OBSERVANDO OS PARÊNTESES:
HÁ
MAIS ______________ DO QUE _____________ (RATOS / COELHOS)
HÁ
MAIS ___________________ DO QUE ___________ (PEIXES / RATOS)
HÁ
MENOS _________ DO QUE ________ (VACAS / GATO)
HÁ
MENOS ______________ DO QUE _____________ (GAMBÁS / VACAS)
ATIVIDADE
4
Que tal dizer a sua família (papai, mamãe ou irmãos), os sete erros que você encontrar na atividade:
ATIVIDADE 5
Que tal fazer uma linda casinha de papel? Assista o vídeo e aprenda direitinho!
💋💋💋💋💋💋💋💋
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.