segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

MATERIAL DE ESTUDO DO 4º ANO - PERÍODO DE 14 À 18 DE DEZEMBRO DE 2020

 




QUERIDOS(AS) ALUNOS(AS) DO 4º ANO,

CHEGAMOS À NOSSA ÚLTIMA SEMANA DE ATIVIDADES. 

AGORA É TEMPO DE NOS PREPARARMOS PARA AS FESTIVIDADES DO NATAL E DO ANO NOVO QUE ESTÁ SE APROXIMANDO...


QUANTA COISA ACONTECEU CONOSCO EM 2020, NÃO É MESMO?

MAS VENCEMOS. CHEGAMOS ATÉ AQUI!

AGORA É O MOMENTO DE RENOVARMOS NOSSAS FORÇAS E NOS PREPARARMOS PARA ENFRENTAR 2021. QUE ELE SEJA UM ANO COM MAIS ESPERANÇAS, ALEGRIAS, MAIS ABRAÇOS, E PRINCIPALMENTE, MAIS AMOR.




DESEJAMOS A TODOS(AS) VOCÊS UM FELIZ NATAL E UM ANO NOVO REPLETO DE COISAS BOAS!





GEOGRAFIA E HISTÓRIA

HISTÓRIA DO NATAL

O Natal é uma das principais datas comemorativas do calendário ocidental e é marcado por festas na virada do dia 24 para o dia 25 de dezembro. Na cultura cristã, a festa relembra o nascimento de Jesus Cristo em Belém, na atual Cisjordânia. Em alguns locais, as comemorações do Natal estão cada vez mais secularizadas, isto é, estão perdendo o sentido cristão originário e transformando-se em uma celebração à fraternidade e à união entre as pessoas.

O Natal é celebrado anualmente em 25 de dezembro. Algumas pessoas comemoram o Natal na virada do dia 24 para o dia 25; outras realizam a festa exclusivamente no dia 25. De toda forma, o Natal, na ótica do significado religioso, comemora o nascimento de Jesus Cristo.

As origens do Natal, no entanto, segundo a teoria mais aceita entre os historiadores, fazem menção a comemorações de origem pagã que estavam relacionadas com o solstício de inverno. No período do Império Romano, por exemplo, essas festas estavam relacionadas com a adoração do Sol Invicto, que foi posteriormente substituída pelo culto a Mitra. A data foi apropriada pelos primeiros cristãos e utilizada para celebrar o nascimento de Cristo.

Origem do Natal

É difícil estabelecer com precisão as origens do Natal em razão da falta de fontes documentais que façam a comprovação. Apesar dessas dificuldades, os estudos realizados por historiadores e arqueólogos ajudam-nos a ter uma ideia a respeito das origens históricas dessa comemoração. A palavra Natal tem origem no idioma latino e faz referência à palavra “natalis”, que significa nascer.

A teoria mais aceita atualmente é que o Natal, enquanto comemoração cristã, teve origem em festas pagãs que existiam em meados de dezembro nos tempos do Império Romano. As tradições pagãs que realizavam celebrações durante o final de dezembro tinham relação direta com o solstício de inverno (no caso do hemisfério norte).

O solstício de inverno é um fenômeno astronômico marcado por ser a noite mais longa do ano e por iniciar o inverno. Nesse período, costumava-se realizar grandes festas para a garantia da fertilidade e para celebrar também o “renascimento” do sol, uma vez que o solstício de inverno era o dia de sol mais curto do ano.

Nesse sentido, vários povos realizavam festas na época do solstício de inverno. Destacaram-se as comemorações em homenagem ao Sol, que aconteciam no dia 25 de dezembro.

Quem inventou o Natal?

A comemoração do Natal enquanto festa cristã surgiu em algum momento entre o século II d.C. e IV d.C. A teoria mais aceita é a de que a celebração foi estipulada nessa data como um mecanismo para garantir mais fiéis ao cristianismo. Além disso, a escolha da data ocorreu porque os cristãos não sabiam exatamente a data do nascimento de Cristo.

O interesse pela data do nascimento de Cristo só ganhou força no “mundo romano” por volta do final do século II d.C. A primeira menção a 25 de dezembro como data do nascimento de Cristo ocorreu em 354 d.C. com a publicação do Cronógrafo de 354, um calendário ilustrado produzido pelo calígrafo Fúrio Filócalo.

Essa menção ao nascimento de Cristo em 25 de dezembro por Fúrio Filócalo muito provavelmente foi influenciada por uma decisão de Júlio I, papa da Igreja Católica entre 337 d.C. E 352 d.C. Segundo alguns historiadores, foi durante o pontificado de Júlio I que foi oficializado o dia 25 de dezembro como celebração do Natal, o nascimento de Cristo.



Responda as questões abaixo em seu caderno.

1-Em que dia comemora-se o Natal?

2-Qual é a origem do Natal?

3-Quem inventou o Natal?

4-Natal é tempo de paz, esperança e vida nova. E para você o que significa o Natal? Faça um pequeno texto falando sobre isso.

5-Observe a frase abaixo e faça um comentário sobre ela em seu caderno.



6-Escolha 4 símbolos abaixo e faça uma pesquisa para saber o

que eles significam. Não esqueça de registrar a pesquisa em seu caderno.


7-Reflita sobre esse ano em que estamos vivendo, a pandemia em especial, e escreva o que você deseja para o ano de 2021.


Desejo a todos um feliz natal e um ano novo cheio de coisas maravilhosas.

Beijos pra vocês.





LÍNGUA PORTUGUESA

  



b) O que aconteceu com o trenó do Papai Noel?


3) Escreva V para verdadeiro e F para falso.

( ) Luiza queria uma boneca que anda.

( ) Luiza escreveu para o Papai Noel.

( ) Papai Noel atrasou com a entrega dos presentes.

( ) Luiza levantou alegre no dia seguinte.

( ) Luiza foi dormir muito triste.


4) Marque a resposta certa.

a) Quando Luiza foi dormir, já era:

( ) madrugada

( ) meia noite

( ) 8 horas

b) A árvore de Natal estava:

( ) Na cozinha

( ) Na varanda

( ) Na sala

c) Luiza levantou desanimada, por quê?

( ) Não ganhou o presente que queria.

( ) Pensou que Papai Noel não trouxe seu presente.

( ) Não era a boneca que ela queria.


5) Embaixo da árvore de Natal havia outros presentes. Quais eram?


Você sabe, com certeza, que o mais importante , no Natal, são nossos sentimentos para com nosso próximo. Quem é o próximo para você? Escreva um pequeno parágrafo sobre isso.

Vamos construir cartões de Natal. Veja o modelo abaixo. Seja criativo(a), acredite em você e capriche.

Em um cartão deve estar escrito o nome da pessoa que irá recebê-lo. Logo abaixo virá a mensagem. No final será colocado o nome de quem está enviando e a data. Ilustre seu cartão.

 

Os links abaixo ensinam fazer cartões muito fofos. Aproveite e faça para sua família.






Agora, copie as palavras abaixo no caderno para realizar a atividade. Não se esqueça de desenhá-las dentro de balõezinhos da mesma forma que foi feito na folha. Em seguida conte a história em seu caderno.











EDUCAÇÃO FÍSICA

 Dando sequência às nossas aulas de CAPOEIRA...

Agora vamos ao “ Meia Lua de Frente e  a Bênção”.

Vamos reunindo todos os movimentos, mas cuidado ao realizar; faça de acordo com seu limite.

Não quero que você se machuque! 

Registre com fotos ou vídeo e mande para mim!






RESPONDA:

1- O que é o movimento Meia Lua de Frente?

2- O que é o movimento Benção?






CIÊNCIAS


Chegou o momento de descobrir o que aprendemos sobre os biomas brasileiros. Responda as questões com atenção em seu caderno.


1 – Observe o Mapa e responda:

  1. Quais são os biomas existentes no Brasil ? ___________________________________________________

  2. Quais tipos de biomas predominantes na região onde você mora? ___________________________________________________

2 - O Pantanal é um bioma que tem uma riqueza inigualável de diversidade biológica terrestre e aquática.


ESCREVA (C) para as informações corretas e (I) para as incorretas sobre o bioma Pantanal. 


(    ) O Pantanal ocupa a maior parte do território brasileiro. 

(    ) O Pantanal é marcado por duas épocas bem diferentes: a época da seca e a da chuva. 

(    ) O Pantanal é um pântano que vive sempre alagado. 

(    ) O Pantanal é a maior planície inundável do mundo. 


3 - MARQUE com um (X) a informação correta sobre ecossistema.


(A) Um ecossistema é um conjunto de seres não vivos e pode ser aquático ou terrestre.

(B) Um ecossistema é o conjunto de relações que os seres vivos estabelecem entre si e com os elementos do ambiente que não têm vida.

(C) Os lagos, represas e oceanos são exemplos de ecossistemas terrestres.

(D) O deserto é um exemplo de ecossistema aquático repleto de seres não vivos.


4 - Leia o texto a seguir.


Um animal é considerado em extinção quando sua população vem diminuindo de número em consequência da perseguição do homem, uso de agrotóxico ou mesmo falta de alimentação por sua presa já ter sido extinta.

(Adaptado de Aprendendo a Proteger a Natureza para Viver melhor – Copasa – MG)


a) MARQUE com um (X) a alternativa que completa a frase corretamente.


Uma causa da extinção dos animais brasileiros é:


(   ) a ajuda do homem na preservação da vegetação e animais locais.

(   ) a grande quantidade de corujas e gaviões que ficam no lugar.

(   ) os maus-tratos, a falta de alimentos e a caça predatória causada pela ação do homem.

(   ) o excesso de animais em um mesmo habitat.



b) O que pode acontecer com as araras e os macacos se não houver mais árvores com frutas, flores e folhas? JUSTIFIQUE.

 

5 - MARQUE com um (X) a alternativa correta.


a) Nesse bioma vivem alguns animais, como: tamanduá-bandeira, lobo-guará, beija-flor-de-gravata, entre outros. Árvores de troncos tortuosos e cascas grossas podem ser encontradas nesse bioma.

(    ) Mata Atlântica   (    ) Pantanal    (    ) Cerrado      (    ) Caatinga


b) Esse bioma localiza-se nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e abriga uma grande diversidade de animais. Nele, há duas épocas bem marcadas: a de chuvas e a de seca. Algumas de suas plantas típicas são a taboa e o buriti.

(    ) Pantanal    (    ) Cerrado  (     ) Mata Atlântica  (    ) Caatinga


6 - Escreva o nome do bioma a que se refere cada afirmativa. 


a) Bioma muito utilizado para pasto de gado, com regiões planas, plantas rasteiras e gramíneas _________________________ 

b) Chove pouco nessa região e suas plantas apresentam características que evitam a perda excessiva de água __________________________

c) Maior floresta tropical do mundo ____________________________ 

d) Bioma que apresenta uma vegetação com caules tortuosos e solo com poucos nutrientes ________________________

e) Bioma marcado por épocas de seca e chuva. Na época de seca apresenta características do cerrado, campos e florestas tropicais _____________________


7 - Leia abaixo, os nomes de biomas brasileiros. 


MATA ATLÂNTICA -  PANTANAL - CERRADO - CAMPOS - 

FLORESTA AMAZÔNICA - CAATINGA


ESCREVA, abaixo de cada imagem, o nome do bioma correspondente.



___________________________

___________________________

___________________________


___________________________

___________________________

__________________________

8 - As queimadas são fenômenos que podem ser naturais, causados pela queda de raios, ou praticados pelos seres humanos, principalmente em época de seca.

ESCREVA uma consequência das queimadas para o meio ambiente.


9 - A Mata Atlântica é um dos seis biomas existentes no Brasil. ESCREVA:

 

  1. Uma característica do bioma Mata Atlântica.

  2. O nome de um animal que vive na Mata Atlântica.


10 - O desmatamento é uma séria ameaça aos biomas brasileiros. Complete os espaços com as palavras destacadas e descubra mais sobre as consequências desta prática.






ARTE


XILOGRAVURA


É uma técnica típica do cordel, em que se reproduz um desenho.


Nessa técnica, o artista grava a imagem em uma placa de madeira e depois imprime a imagem no papel, em um processo semelhante ao de um carimbo.



Outros materiais podem ser utilizados para gravação, como pedra (litogravura) e metal (calcogravura).


Espaços da Arte


Genuinamente popular, o cordel não tem espaço marcado para acontecer. Sua exposição ocorre, geralmente, em varais de barbante em espaços públicos onde se aglomeram pessoas, como praças e feiras.


Esse costume nordestino se espalhou por todo o Brasil e, especialmente no Rio de Janeiro, encontramos exposição de cordéis no Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas e na Feira de São Cristóvão acompanhados de danças e comida típica.


Feira de São Cristóvão - RJ


Sugestões de vídeos sobre o assunto:


Gravuras de Maria Bonomi - O Mundo da Arte (2000)




Origem das coisas - Xilogravura







ATIVIDADE


1- Vamos montar a gravura de um cordel. Pesquise imagens de cordel ou crie a sua. Siga as instruções:


Materiais:

  • bandeja de isopor

  • tinta guache

  • tesoura

  • rolo de espuma, esponja macia ou bucha de cozinha

  • lápis

  • prato plástico

  • papel (pode ser branco ou colorido, também pode usar cartolina)



2- Como estamos nos aproximando do Natal, vamos aproveitar essa técnica da xilogravura para fazer um cartão diferente? Escolha um desenho natalino e use a sua criatividade!


Bom Trabalho!






MATEMÁTICA


1.LEIA COM ATENÇÃO SOBRE OS TIPOS DE FRAÇÕES:




2. OBSERVE MAIS EXEMPLOS:


    

 3. AGORA COMPLETE:


  1. Fração própria: numerador ______________ denominador.

  2. Fração imprópria: numerador _____________ denominador.

  3. Fração aparente: numerador _______________ denominador.


4. ATIVIDADES: Faça com capricho e atenção!


DESAFIO MATEMÁTICO

1. Cebolinha está colocando bolas de natal em sua árvore. Ele já colocou 34, mas elas são em número de 123. Quantas bolas faltam para ele terminar de arrumar sua árvore?

OPERAÇÃO                      CÁLCULO                     RESPOSTA



2. O cordão de pisca-pisca natalino tem 92 lâmpadas. Metade delas não está funcionando e devem ser trocadas. Quantas lâmpadas Cebolinha terá que comprar para substituir as que não funcionam?

OPERAÇÃO                     CÁLCULO                      RESPOSTA



3. Para um passeio na Vila Natalina, 3 ônibus levarão alguns alunos da escola. Cada ônibus têm 48 poltronas. Quantos alunos irão ao passeio?

OPERAÇÃO                     CÁLCULO                       RESPOSTA



4. Isabela vai dar ao seu pai no próximo natal, um ano de natação em uma academia. Ela irá pagar o total de R$745,00 em 5 prestações. Qual será o valor de cada prestação?

OPERAÇÃO                   CÁLCULO                        RESPOSTA








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.