Olá, queridos e queridas! Olá famílias!
Todos nós sabemos o quanto esse ano foi difícil. Vivemos medos e ansiedades que antes não eram tão presentes no dia a dia. Estivemos distantes de todos, nos comunicando de longe. Estivemos longe dos abraços, dos carinhos, dos apertos de mão.
Mas agora, chegamos numa época do ano em que renasce a esperança, quando vemos os enfeites e as luzes de Natal. É a esperança de novos tempos que estão por vir. FELIZ NATAL!
1 - O Natal é nosso tema dessa semana. Leia o texto abaixo com carinho.
A ÁRVORE DE BETO
O Beto tinha muita vontade de ter uma árvore de Natal. Era o sonho dele. Uma árvore grande, como a da casa do Caloca. Mas o pai de Beto não podia comprar.
Todo ano ele prometia, mas todo ano acontecia alguma coisa e ele nunca podia dar a árvore para Beto.
Um dia, o Beto teve uma ideia.
Lá na nossa rua tem um terreno vazio, um terreno baldio. O Beto resolveu plantar uma árvore lá e esperar até que ela crescesse.
Limpou um pedaço do terreno... Arranjou um pouco de adubo com Seu Alexandre, o jardineiro...
Comprou uma muda pequenininha de pinheiro... E plantou no terreno.
Todos os dias, o Beto regava a mudinha dele. Revolvia a terra em volta, tirava os galhinhos secos. Vigiava para não subir formiga. Cuidava da plantinha como fosse uma gentinha. E a plantinha foi crescendo, forte e bonita.
Eu não sei quanto tempo o Beto cuidou daquela planta. Foi muito tempo...Até que a árvore do Beto ficou grande, cheia de galhos, uma beleza! Prontinha para virar árvore de Natal.
Adaptado do livro A árvore do Beto – Ruth Rocha
INTERPRETANDO O TEXTO
1 – Responda às questões abaixo:
a) Qual é o título do texto e quem o escreveu?
b) Quantos parágrafos tem o texto?
c) Qual é o assunto principal do texto?
2 - Marque a alternativa correta:
a) Qual era o sonho de Beto?
( ) Plantar uma árvore.
( ) Ter uma árvore de Natal.
( ) Ter uma árvore maior que a do Caloca.
b) Por que o menino não realizava seu sonho?
( ) Porque ele se esquecia de pedir.
( ) Porque o pai não podia comprar.
( ) Porque ele não cuidava da árvore direito.
c) O que Beto fez para realizar o seu sonho?
( ) Comprou uma mudinha de pinheiro e plantou num terreno baldio.
( ) Pediu ao seu pai uma árvore de Natal.
( ) Pediu ao Coloca a árvore da casa dele.
2 – Quais os cuidados que Beto tinha todos os dias com a árvore? Faça uma lista desses cuidados.
3 – Assim como Beto, muitas outras crianças têm sonhos. E você, qual é o seu maior sonho? Como você acha que pode fazer para realizá-lo?
4 – Escreva uma frase para cada imagem e forme um texto. Não esqueça do título.
5 - Retire do texto e copie:
a) O apelido do amigo de Beto:
b) O nome do jardineiro:
c) O nome do personagem principal do texto:
ATENÇÃO! Não esqueça que nomes de pessoas são substantivos próprios, devem iniciar com letra MAIÚSCULA.
6 – Retire do texto e copie no caderno:
a) 5 palavras que estejam no diminutivo.
b) 5 palavras com encontro vocálico (encontro de duas ou mais vogais na mesma palavra)
c) 4 palavras com encontro consonantal (encontro de duas consoantes juntas na mesma palavra)
7 - Leia o trecho abaixo e circule nele os verbos (palavras que indicam uma ação):
“ Todos os dias, o Beto regava a mudinha dele. Revolvia a terra em volta, tirava os galhinhos secos. Vigiava para não subir formiga. Cuidava da plantinha como fosse uma gentinha. E a plantinha foi crescendo, forte e bonita.”
OS VERBOS também podem ser palavras que indicam um estado (um jeito como estamos ou nos sentimos) , ou um fenômeno da natureza.
ESTADO: FENÔMENO DA NATUREZA:
Leia as frases abaixo e indique o que cada verbo destacado representa:
( 1 ) ação ( 2 ) estado ( 3 ) fenômeno da natureza
( ) Os meninos brincavam com a bola no campinho.
( ) Pedro escreveu uma carta para seu avô.
( ) O dia hoje está maravilhoso!
( ) Eu hoje vou fazer prova de Matemática.
( ) Ventou muito forte essa manhã.
( ) A professora estava feliz com a turma.
( ) Ontem à tarde choveu muito em toda a cidade.
( ) Durante a chuva trovejou muito.
Olá, queridas e queridos!
Chegamos em uma das épocas mais queridas do ano. A época do Natal.
Eu amo essa época, não por causa dos presentes, não acredito em dar presentes no Natal, acredito em dar lembranças as pessoas queridas sempre que sentimos vontade. Eu amo essa época pois acho que fico mais perto das pessoas queridas e porque antecede as férias.
Antes de começarmos a fazer as nossas atividades de Matemática, vamos conhecer uma das lendas por Natal, existem várias lendas, mas essa é uma das minhas preferidas.
Lenda de Natal
Era uma vez um sapateiro pobre que vivia em uma cabana, perto de uma humilde aldeia. Como gostava de ajudar os viajantes que passavam junto à sua casa durante a noite, o sapateiro deixava uma vela acesa todas as noites na janela da casa para lhes iluminar o caminho. Certa altura, deu-se uma grande guerra que fez com que todos os jovens partissem, deixando a aldeia ainda mais pobre e triste.
Ao verem a persistência daquele pobre sapateiro, que continuava a viver a sua vida cheio de esperança e bondade, as pessoas da aldeia decidiram imitá-lo e, na noite de véspera de Natal, todos acenderam uma vela nas suas casas, iluminando assim toda a aldeia. À meia-noite, os sinos da igreja começaram a tocar, anunciando a boa notícia: a guerra tinha acabado e os jovens regressavam às suas casas! Todos gritaram: “É um milagre! É o milagre das velas!”. A partir daquele dia, acender uma vela na véspera de Natal tornou-se tradição em quase todas as casas.
1. Complete o quadro abaixo com os números que faltam.
2. Responda:
a) Qual é o menor número escrito com dois algarismos? _______________
b) Qual é o maior número de dois algarismos? ______________________
c) Qual é o menor número de três algarismos? ______________________
3. Escreva seis números de três algarismos usando os algarismos: 8, 2, 5 e 4.
Responda:
a) Qual é o maior número que escreveu? __________________
b) Qual é o menor? ___________________________________
4. Mostre que é fera e responda as adivinhas abaixo.
a) Tenho 1 a menos que 319 e 1 a mais que 317 _______________________
b) Fico entre 456 e 458, eu sou o número_____________________________
c) Venho logo antes de 102 e depois 100 _____________________________
d) Tenho 1 a menos que 302 e 1 a mais que 300_______________________
e) Fico entre 924 e 926 e sou o número ______________________________
f) Venho logo antes de 98 e depois 96________________________________
5. Escreva, por extenso, os seguintes números.
766 ________________________________________________
394_________________________________________________
225 ______________________________________________
658________________________________________________
101_________________________________________________
6. Conte os bichinhos. Depois, represente os números obtidos na contagem.
7. Escreva os números que têm exatamente:
8 dezenas _______ 10 dezenas ________ 20 dezenas _________
30 dezenas ______ 60 dezenas _________ 50 dezenas_________
13 dezenas _______ 24 dezenas _________ 36 dezenas ________
Geo./História
História do Natal
O Natal é uma das principais datas comemorativas do calendário brasileiro. É marcado por festas na virada do dia 24 para o dia 25 de dezembro. Na cultura cristã, a festa relembra o nascimento de Jesus Cristo. Celebra a fraternidade e a união entre as pessoas. A palavra Natal faz referência à palavra “natalis”, que significa nascer.
Festa pagã
Na antiguidade, as pessoas acreditavam em vários deuses, como em animais,
objetos, o sol, a lua, por exemplo. Por isso as festas daquela época recebiam o nome de festas pagãs.
Origem do Natal
É difícil saber com precisão as origens do Natal em razão da falta de fontes documentais que façam a comprovação. Apesar dessas dificuldades, os estudos realizados por historiadores ajudam a ter uma ideia das origens dessa comemoração. A teoria mais aceita atualmente é que o Natal, enquanto comemoração cristã, teve origem em festas pagãs que existiam em meados de dezembro em tempos bem antigos.
As tradições pagãs que realizavam celebrações durante o final de dezembro, tinham relação direta com o solstício de inverno (fenômeno marcado por ser a noite mais longa do ano e por iniciar o inverno). Nesse período, costumava-se realizar grandes festas para celebrar o “renascimento” do sol, pois o solstício de inverno era o dia de sol mais curto do ano.
Fonte: "História do Natal"; Brasil Escola
ATIVIDADES
RESPONDA NO CADERNO
1) O significado do Natal é:
a) O dia das festas pagãs.
b) Uma celebração à fraternidade e união entre as pessoas. É relembrar o nascimento de Jesus Cristo.
c) É o dia de ganhar muitos presentes.
d) Comer muito.
2) A palavra Natal se origina da palavra “natalis”, que quer dizer:
a) amar c) nascer
b) comer d) ganhar
3) O que significavam as festas pagãs?
4) Qual é a época mais aceita pelos historiadores que surgiu o Natal?
Assista ao filme e veja como podemos ser solidários no Natal:
Ciências
Realize as atividades abaixo no caderno de ciências:
1)Utilize as palavras da cruzadinha para completar as questões abaixo:
a-Quem não apresenta sintomas:____________________
b-Enfermidade epidêmica amplamente disseminada:____________________
c-Atitude de reserva, afastamento, apartação, ficar longe:____________________
d-Situação em que as pessoas se tocam:____________________
e-Peça que cobre parcialmente ou totalmente o rosto:____________________
f-Transmissão da doença: ____________________
g- Função sensorial que permite a percepção de sabores: ____________________
h-Quem possui o vírus, contagiado:____________________
i-Tornar limpo, asseado:____________________
j-Falta de cuidado: ____________________
k-Estado que a pessoa fica isolada:____________________
2)Agora, observando a numeração complete a cruzadinha:
Vamos iniciar as atividades da semana 25 respondendo a um Teste Natalino? É só clicar no link abaixo.
https://forms.gle/7famGGEALt52NAy19
Agora que que já testamos seus conhecimentos, vamos fazer uma dobradura de Anjinho para enfeitarmos nossa casa? Siga as instruções abaixo.
Você irá precisar de:
Cola
Tesoura
Papel branco ou colorido (também vale usar jornal, folha de revista, etc.)
Veja o passo a passo:
Recortar a folha ao meio.
Dobrar o papel fazendo uma sanfoninha.
Dobrar uma parte dos lados das pontas e colar.
Recortar um círculo para fazer a cabecinha do anjinho e colar no corpo.
Use sua criatividade e enfeite para ficar bem bonito.
Sugestão de vídeo:
Bom trabalho!!!
Nos envie as fotos da atividade.
Educação Física
Dando sequência às nossas aulas de CAPOEIRA...
Agora vamos ao “ Meia Lua de Frente e a Bênção”.
Vamos reunindo todos os movimentos, mas cuidado ao realizar; faça de acordo com seu limite.
Não quero que você se machuque!
Registre com fotos ou vídeo e mande para mim!
RESPONDA:
1- O que é o movimento Meia Lua de Frente?
2- O que é o movimento Benção?
🎅🎅🎅🎅🎅🎅🎅🎅🎅🎅🎅🎅🎅🎅🎅
🌲🌲🌲🌲🌲🌲🌲🌲🌲🌲
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.