quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

MATERIAL DE ESTUDO DO 4º ANO - PERÍODO DE 07 À 11 DE DEZEMBRO DE 2020

 








GEOGRAFIA / HISTÓRIA


Solidariedade – Casimiro Silva

Alguns de nós desejamos ajudar uns aos outros. Poucos seres humanos são assim. Desejando viver para a felicidade do próximo. Por que havemos de odiar ou desprezar uns aos outros? Nesse mundo há espaço para todos. A terra, que é boa e rica, pode prover todas as nossas necessidades.

O caminho da vida pode ser o de liberdade e da beleza. Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos presos dentro dela. Nesses tempos modernos, a máquina, que produz abundância, tem nos deixado em penúria. Pensamos em demasia e sentimos pouco. Mais do que máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas duas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.

(Extraído de: br.pinterest,com).

Copie as questões e responda no caderno de Geo/História.

1) Copie 8 dos valores, sentimentos e virtudes que aparecem no texto.

2) Por que o autor diz que mais importante que as máquinas é a inteligência? E como ele diz que será a vida sem essas virtudes?

3) Defina solidariedade com apenas uma palavra.

4) De acordo com o texto que consequências a modernidade pode ter, se não houver uma valorização dos bons sentimentos?

5) O que a terra pode fazer por nós?

Leia o texto abaixo:

O Natal está chegando. Tudo ao nosso redor fica iluminado e alegre. É tempo de festa. O Natal nos ensina a repartir, compartilhar, trocar, doar. A solidariedade se faz presente de diferentes formas. Os sentimentos de perdão e paz tomam força na época de Natal. Vamos ler o texto abaixo e pensar no espírito solidário do Natal. Depois copie as questões e responda no caderno.

Foto: atividadespedagogicasuzano.com.br

6) O que nos lembra o Natal?

7) Onde Jesus Nasceu?

8) Vamos pensar sobre o tema “Solidariedade”. No Natal crianças do mundo inteiro aguardam a visita do Papai Noel. Mas algumas crianças não recebem a visita do bom velhinho, não ganham presentes e muitas ainda não têm o que comer nesse dia. Escreva com suas palavras o que você acha que podemos fazer para ser solidários com essas crianças?

Agora vamos ler e refletir sobre as mensagens a seguir:

  Foto: educarx.com

9) Hoje aprendemos que ser solidário é um ótimo exercício para o coração. Escolha uma das mensagens acima e escreva, no caderno, um texto falando como você se sentirá praticando uma boa ação com o tema “Ser solidário é…”





LÍNGUA PORTUGUESA

 

E vamos seguindo em frente, pois a vida é muito bela para perdermos nossas oportunidades!!!



Dentro de um abraço

Compositores: PJ / Flausino / Barnes / Martha Medeiros

 

O melhor lugar no mundo

  É dentro de um abraço   

     Pro mais velho ou pro mais novo

     Pra alguém apaixonado, alguém medroso

 

O melhor lugar no mundo

É dentro de um abraço

Pro solitário ou pro carente, é

Dentro de um abraço é sempre quente

 

Tudo que a gente sofre

Num abraço se dissolve

Tudo que se espera ou sonha

Num abraço a gente encontra

 

No silêncio que se faz

O amor sem compromisso

Baby, baby dentro de um abraço

Tudo mais já está dito

 

O melhor lugar do mundo, é aqui

É dentro de um abraço

 

Por aqui não mais se ouve o tic tac dos relógios

E se falta a luz fica tudo ainda melhor

O rosto contra o peito, dois corpos em um amasso

Dois corações batendo juntos em descompasso

 

Tudo que a gente sofre

Num abraço se dissolve

Tudo que se espera ou sonha

Num abraço a gente encontra

 

Tudo que a gente sofre

Num abraço se dissolve

Tudo que se espera ou sonha

Num abraço a gente encontra

 

Vamos refletir sobre esta música. Ela é agradável de se ouvir. O conteúdo é bem verdadeiro. Os autores falam da importância do abraço.

É interessante pensarmos que um abraço ajuda em todas as ocasiões, alegres ou tristes.

Neste momento de distanciamento social, o abraço faz falta.

Responda as perguntas, dê respostas completas.

a) Para quais pessoas o autor recomenda o abraço?

b) Como ele define o abraço?

c) Para os namorados o abraço também é importante. Como o autor explica isso?

d) Como você está se sentindo, não podendo abraçar os amigos, vizinhos e parentes?

e) Para você, qual é a importância do abraço? Escreva um parágrafo.

f) Quantos versos e quantas estrofes há na letra da música?


Marque as palavras que você não conhece na letra da música e busque o significado no dicionário.


Ilustre a música. Faça um bonito colorido. 


No ano que vem, quero um abraço seu!!!


Continuando com as Histórias em Quadrinhos, vamos conhecer os tipos de balões existentes:


Agora, as onomatopeias. Veja se descobre o que são, olhando os desenhos.




 

Onomatopeias são palavras utilizadas para reproduzir os sons na escrita.

 

Complete os balões usando onomatopeias.

Escreva a história nos balões. Capriche nas onomatopeias.







EDUCAÇÃO FÍSICA


Seguindo nossa aula de CAPOEIRA...

Vamos agora conhecer a “Negativa Fugida e Rolê”.

Você irá acrescentar a Ginga da nossa última aula.

Faça seu vídeo ou  fotos e mande para mim.

Vocês irão ficar craques no jogo da capoeira! 



RESPONDA:

1- Na Negativa Fugida, quais os movimentos básicos?

2- No Rolê, qual o movimento básico?







CIÊNCIAS


AGORA, É A VEZ DOS BIOMAS CERRADO E CAATINGA!


CERRADO

Cerrado, também conhecido como savana brasileira, é o segundo maior bioma do país. Está localizado principalmente na região Centro-Oeste. 

 

É um bioma de grande biodiversidade e apresenta também um enorme potencial hídrico, sendo considerado o berço das águas no país. Possui características particulares na fauna, flora e vegetação. Atualmente, é um dos biomas que mais sofre com a devastação.

A vegetação do Cerrado apresenta bastante diversidade paisagística, composta por árvores baixas, espaçadas, e por gramíneas que formam extensos campos.

As árvores mais características do Cerrado têm troncos e galhos retorcidos, com casca grossa, e folhas espessas. As raízes dessas árvores geralmente são longas, permitindo que alcancem fontes de água nas camadas mais profundas do solo.

Vegetação do Cerrado

O pequizeiro é uma das espécies da flora do Cerrado.

Alguns animais do Cerrado são: o tamanduá-bandeira, a cascavel, a ema, o tatu-bola, o lobo-guará e o sapo-cururu.

A ema é uma das espécies típicas do Cerrado brasileiro.

Para conhecer mais alguns animais e belezas do cerrado acesse:






Devastação do Cerrado

O Cerrado é, atualmente, um dos biomas mais ameaçados do Brasil. Em cinco décadas, o bioma reduziu cerca de 59% da sua área original, segundo o Ministério do Meio Ambiente. Dentre as principais atividades que têm degradado esse bioma, destacam-se as atividades agropecuárias e o extrativismo.

A expansão do agronegócio requer desmatar áreas seja para viabilizar o cultivo, seja para servir de área de pastagem para animais. A retirada da cobertura vegetal, além de provocar mudanças paisagísticas e a perda da biodiversidade, provoca alterações no clima e impacta o solo e os recursos hídricos. Há o favorecimento do assoreamento das áreas das bacias, e também há riscos de contaminação tanto do solo quanto da água, devido ao uso (inadequado) de agrotóxicos.

 

Você sabia que o Dia Nacional do Cerrado é celebrado em 11 de setembro? Ele foi instituído para promover a preservação do bioma, a fim de garantir a manutenção do equilíbrio ecológico.


O Cerrado é o bioma predominante do Planalto Central do Brasil, sendo o segundo maior bioma do país.

 
Extraído de:

Fontes: https://escolakids.uol.com.br/geografia/cerrado.htm



CAATINGA


A Caatinga é um importante bioma da região Nordeste do Brasil. O clima, em geral, é quente e seco. As chuvas são irregulares, mas costumam se concentrar no verão, de dezembro a março. Também chamados de estiagem, os períodos de seca podem chegar a nove meses por ano.


Link do mapa: www.wwf.org.br


Caatinga, na língua indígena tupi, significa “mata branca”, característica do aspecto geral da vegetação na época seca, quando ficam esbranquiçadas e quase sem folhas. Perder as folhas é uma estratégia que ocasiona a diminuição da evaporação e a transpiração nos períodos de seca. Esse bioma também é formado por plantas com folhas modificadas em espinhos, o que evita perda de água, e que acumulam água no caule, como alguns cactos.



Quando chove, a água escorre pelo solo duro e pedregoso, formando riachos temporários, que voltam a secar nos períodos em que não chove. Mas enquanto existe umidade, a paisagem fica bastante verde.


Na Caatinga podemos encontrar animais como carcará, a asa-branca, o calango, a arara-azul-de-lear e o veado-catingueiro. Alguns deles, como a arara, só existem nesse bioma.



A Caatinga é o único bioma totalmente brasileiro, isto é, o único domínio florestal que não divide espaço com nenhum outro país. Isso significa que algumas características regionais desse bioma não são encontradas em nenhum outro lugar do planeta.



ATIVIDADES


1 - Leia os textos a seguir e responda às questões no caderno.


Texto 1


“Vale a pena reparar,/ na forma da vegetação,/ pois os galhos retorcidos,/ vão crescendo, enrolados,/ aguçando a imaginação. [...] Nem se atreva a dizer que/ ser torto é ter defeito!”

Nina Nazário. Nina no Cerrado. São Paulo: Oficina de Textos, 2006, p. 14.


  1. O texto se refere a qual dos biomas brasileiros?

  2. Encontre e sublinhe no texto uma característica típica da vegetação desse bioma.

  3. Cite outra característica da vegetação do bioma que não aparece no texto.


Texto 2


“A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro. Diversas espécies animais e vegetais só existem nesse bioma. Porém, apenas 1% de seu território se encontra protegido.

Para sobreviver, grande parte de sua população precisa explorar os recursos do ambiente. Esse é um dos fatores que têm levado a profundas alterações ambientais.”


O que poderia ser feito para reduzir as alterações no ambiente da Caatinga?


2 - Leia a frase e responda.


“No dia 28 de abril é comemorado o Dia Nacional da Caatinga. A data foi instituída em 2003.”


Por que o governo cria datas como o Dia do Cerrado, ou o Dia da Caatinga? Elas são importantes na conscientização das pessoas sobre os ambientes?








ARTE


O SOM QUE VEM DAS RUAS:

Cordel e o imaginário popular


Os cordéis são folhetos que contêm histórias variadas, acompanhadas de imagens e que geralmente são vendidos em feiras. Nestes folhetos são contadas histórias de cavalaria, animais que falam, de amores desfeitos, de cangaceiros e de heróis.



O cordel chegou ao Brasil com os portugueses na segunda metade do século 18. Sua primeira aparição ocorreu na Bahia, na cidade de Salvador, espalhando-se rapidamente pelo Nordeste brasileiro. Por muito tempo, os cordéis foram uma das principais fontes de divertimento e informação para a população.


O texto do cordel é rimado e muitas vezes ele é lido em praça pública. Várias gerações de poetas de cordel foram formadas ouvindo as histórias narradas nesses espaços.


Muitos cordelistas são cantadores que improvisam versos nos mais diversos lugares, como vilarejos e pequenas cidades. As histórias contadas nos cordéis estão presentes até hoje no imaginário popular. 


Links de sugestão para estudo:


O que é cordel? Bate-papo 



(ARTE de CORDEL nas FEIRAS DE MANGAIO em ITABAIANA) 



(Achamos no Brasil um garotinho que faz belas poesias de cordel) 



(O CORONAVÍRUS EM CORDEL |Poetisa Anne Karolynne |Cordel do Coronavirus)



(J BORGES - O MESTRE DA XILOGRAVURA E DO CORDEL)



(J. Borges - Xilogravura e Literatura de cordel) 





ATIVIDADE:


Vamos conhecer e apreciar expressões artísticas e artistas tradicionais da cultura popular fazendo uma pesquisa sobre o cordel. Abaixo segue um roteiro para facilitar sua pesquisa.


1 – O que é o cordel?

2 – Quais suas características principais?

3 – Em quais regiões do Brasil ele acontece?

4 – Qual é a origem e como o cordel se espalhou pelo Brasil?

5 – Quem cria o cordel?

6 – Quais os principais temas e personagens das histórias de cordel?

7 – Quais linguagens da arte são utilizadas no cordel?

8 – Como o cordel é apresentado ao público?

9 – Qual técnica é utilizada para fazer as ilustrações do cordel?







MATEMÁTICA



ATENÇÃO: Continuaremos estudando frações. Se precisar, consulte a atividade da última semana.


  1. Copie a atividade no caderno e resolva com atenção!



  1. Copie no caderno e resolva com capricho!



DESAFIO MATEMÁTICO


Responda no caderno com atenção e capricho!










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.