segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

MATERIAL DE ESTUDO 3º ANO - PERÍODO DE 07 À 11 DE DEZEMBRO DE 2020.

 





A solidariedade é um valor humano universal, que está presente em todas as culturas. Inclusive, a ONU, Organização das Nações Unidas, instituiu na Assembleia Geral de 2005 o Dia Internacional da Solidariedade Humana, que é comemorado em 20 de dezembro. Trata-se de uma qualidade que está relacionada à bondade, à empatia e ao amor. Ser solidário é se sensibilizar com a dor de outro e estender a mão para ajudá-lo de alguma maneira.

Existem várias maneiras de ser solidário, Marco encontrou uma forma de ajudar as pessoas. Para conhecê-lo assista o vídeo:





Queridos alunos e alunas,

Todas as atividades estão disponibilizadas na plataforma Google Sala de Aula, uma maneira de nos aproximarmos um pouco mais. Acessem, façam todas as atividades e estejam atentos aos recados de seus professores. Explorem essa ferramenta!

Se vocês ainda não sabem como funciona a plataforma, assistam ao vídeo abaixo com atenção. Nele vocês terão várias dicas de como utilizar o Google Sala de Aula.



Caso seu acesso seja através do celular, seguem dois vídeos com todas as orientações necessárias. Assistam!

"Como acessar o e-mail escolar pelo celular?"

"Como instalar o aplicativo da sua sala de aula virtual no celular ?






Língua Portuguesa

Leia o texto com ajuda de um adulto e resolva as atividades a seguir.




  Todas as atividades e o texto, foram tiradas do site www.pinterest.com.br 





Matemática


Solidariedade


Ser solidário é: ajudar o outro com generosidade. 




O QUE É DOBRO?

Muitas vezes ouvimos as pessoas falarem palavras como dobrar ou triplicar uma quantidade. Mas o que as palavras DOBRAR ou TRIPLICAR significam? Dobrar significa multiplicar por 2. Triplicar significa multiplicar por 3. 

Exemplo de dobro:  

Juliana tem 6 lápis. Qual é o dobro dos lápis de Juliana?

Juliana – dobro de 6 lápis

Então, 6x2= 12

O dobro de 6 é igual a 12.

Exemplo de triplo: 

Marcelo tem 6 lápis. Qual é o triplo dos lápis de Marcelo?

Marcelo – triplo de 6 lápis

Então, 3x6 = 18

O dobro de 6 é igual a 18.


Aprenda um pouquinho mais assistindo o vídeo:



1) Complete a tabela calculando:

O DOBRO


32


70


124


25


100


60



2) Complete a tabela calculando:


O TRIPLO


30


60


120


20


50


40






Vamos ser solidários ao DOBRO?

O dobro de 14  mãozinhas é ____ .



3) Sólidos Geométricos


Os sólidos geométricos são figuras tridimensionais, porque possuem:

  • altura;

  • largura;

  • comprimento.

Além disso, cada sólido geométrico possui sua figura plana e apresenta característica própria. 

Alguns deles, porém, são diferentes e não possuem estes elementos.

 Os sólidos geométricos têm:

  • vértices- São os pontos de encontro entre as figuras.

  • arestas- São as linhas da figura.

  • faces- É a superfície plana do sólido geométrico.

Cilindro, cone e esfera


Cubo e pirâmide



O Coração é um sólido irregular e não se enquadra no grupo acima. Mas, fica muito feliz e bate forte ao ser solidário com alguém!



Podemos encontrar sólidos geométricos em nosso dia-a-dia.


4) Observe as imagens e escreva qual é o sólido geométrico que se parece com as figuras:


5) Complete o quadro abaixo:

6) Escreva  e desenhe em seu caderno de Matemática três objetos de sua casa que lembrem:


  1. Cone:

  2. Esfera:

  3. Cilindro:






Geografia/História

Solidariedade

     Solidariedade é um ato de bondade e compreensão com o próximo ou um sentimento, uma união de simpatias, interesses ou propósitos entre os membros de um grupo: Cooperação mútua entre duas ou mais pessoas; Identidade entre seres; Interdependência de sentimentos, de ideias.

     O dia internacional da solidariedade é 20 de dezembro. Esse tema também é mencionado na Declaração Universal dos Direitos Humanos

Artigo 1

“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade”.

Artigo 22

“Todo ser humano, como membro da sociedade, tem direito à segurança social... direitos econômicos, sociais e culturais indispensáveis à sua dignidade e ao livre desenvolvimento da sua personalidade”.

     Esses dois artigos  da lei deixam claro que todos devemos ser solidários uns com os outros. Desde a nossa família até com os desconhecidos. Os governos municipais, estaduais, federais e mundiais também devem ser solidários entre si e para com o povo.

https://institutolegado.org/blog/declaracao-universal-dos-direitos-humanos-integra/?gclid

     A pandemia do Coronavírus atingiu todo o Brasil. Em tempos de crise, ajudar ao próximo nos traz um sentimento de propósito e de contribuição para um bem maior. 

  •  Ajude, junto à sua família a divulgar alguma campanha para amigos que possam doar;  

  • Escute algum(a) amigo(a) que esteja se sentindo sozinho(a), façam um lanche ou brinquem por videochamada; 

  • Espalhe mensagens de positividade, vídeos engraçados, espalhe amor por si e pelas outras pessoas; 

  • Aproveite o tempo livre e faça aquele desapego no guarda-roupa, as pessoas que ajudam a população em situação de rua agradece;

https://mapasolidario.riacho.info/transforme-tedio-em-solidariedade/


Assista aos vídeos abaixo sobre solidariedade e voluntariado:

   


           

 

     Você pode ajudar as pessoas que precisam. Agindo assim, estará exercitando a sua cidadania. Leia as mensagens abaixo.


 ATIVIDADES

  1. Escolha uma das mensagens acima e escreva no caderno, um pequeno texto falando como você se sentiria praticando uma boa ação com o título:

Ser solidário é…

    

  1. Quando é comemorado o Dia Internacional da Solidariedade ?

  2. O que a Declaração Universal dos Direitos Humanos menciona sobre a solidariedade?

  3. Explique a que se refere os governos: 

  1. municipais

  2.  estaduais

  3.  federais 

  4.  mundiais




Ciências


As Pandemias do Mundo


O mundo já viveu assustado por pandemias em outros momentos, sabendo-se que:

A peste bubônica (causada por uma bactéria transmitida pela pulga) dizimou 75 a 200 milhões de pessoas pela Europa, Ásia e África.

A varíola dizimou a população Asteca e Inca. Em 1980 a OMS (Organização da Mundial de Saúde) após 20 anos de campanha de vacinação, declarou extinta a doença tendo eliminado os focos.

A gripe espanhola, também causada por vírus matou 50 milhões de pessoas em todos os continentes.

A AIDS também causada por um vírus, já matou mais de 30 milhões de pessoas pelo mundo. Estas trágicas experiências, ensinaram muitas estratégias utilizadas hoje, no controle da disseminação do Coronavírus.

É importante nos conscientizarmos de que a pandemia atual tem fácil proliferação e seu contágio pode ser involuntário. Coisas tão vitais e essenciais não devem ser cuidados e controlados alguns reflexos, como tosse, espirros produzidos por algumas dessas sensações. Muitas dessas epidemias, já tem antibióticos que tratam e curam, mas como o Coronavírus é recente e as pesquisas ainda não trouxeram resultados, cabe-nos prevenção, buscar informações e adotar novos comportamentos.

Síntese elaborada pela equipe de formação da SEEMG.


Responda em seu caderno.

1- Quais doenças são citadas no texto?

2- Qual é significado da sigla OMS?

3- Pesquise o nome do atual presidente da OMS e qual a sua nacionalidade.

4- Pesquise sobre quando utilizamos o termo Pandemia.

5- Pesquise sobre quem descobriu a vacina para combater a varíola e escreva em seu caderno um pequeno texto com as suas descobertas.





Arte


ARTE AFRICANA

Uma arte colorida e globalizada


Na arte contemporânea africana predominam temas urbanos. os artistas africanos produzem uma arte diversificada e colorida.


O fotógrafo marroquino Hassan Hajjaj (1961), por exemplo, produz fotos que retratam aspectos da vida urbana nas grandes cidades africanas.





Outra artista importante é a fotógrafa etíope Aída Muluneh, nascida em 1974. Em suas obras os corpos são pintados e fotografados em fundos coloridos. Sobre as pinturas corporais, a artista afirma que optou por trabalhar com elas porque são inspiradas na arte corporal tradicional de todo o continente africano.


O trabalho de Aída procura romper com os estereótipos relacionados ao continente africano. A artista afirma que os ocidentais, quando pensam sobre a África, muitas vezes só se lembram de animais selvagens, guerra e fome.


O que ela pretende é possibilitar outras leituras sobre as identidades africanas, revelando cores e formas, e o que há de belo e humano no continente.


*estereótipos: imagens preconcebidas de determinada pessoa, coisa ou situação.



Uma arte entre dois mundos


Nas atividades da semana 23 vimos um pouquinho do trabalho do grafiteiro sul-africano Falko One e como ele se apropria da cidade com suas imagens. O grafite como linguagem se popularizou por meio do trabalho de alguns artistas africanos. 


Além de Folko One, destaca-se a grafiteira Faith47 (também sul-africana), reconhecida internacionalmente. Veja uma de suas obras (Londres, Reino Unido).



Observe a imagem e responda:



1- A imagem acima é uma intervenção artística na cidade. Você acha que essas intervenções afetam o dia a dia das pessoas? Por quê?


2- Você percebeu que os artistas citados observam o modo de vida urbano para criarem suas obras. Qual elemento do seu dia a dia você colocaria em uma pintura?


O Brasil também é um país rico em grafiteiros que são internacionalmente conhecidos, destacando-se os gêmeos Otávio e Gustavo Pandolfo, que contam com obras espalhadas ao redor do mundo. Esses grafiteiros famosos abordam temas variados em sua arte, produzindo tanto conteúdo social como os relacionados a temas familiares.



Dentre as artes urbanas, existem diversas técnicas. Uma delas consiste nos moldes vazados (que podem ser de plástico, papel ou papelão) para aplicar a figura sobre a superfície. O espaço vazado do molde é pintado com tinta spray ou látex.


ATIVIDADE


Vimos que a arte contemporânea africana é rica em cores e conhecemos o trabalho de Aída Muluneh. Agora é a sua vez de se criar um retrato bem colorido.

  • Inspire-se nos exemplos abaixo (ou pesquise mais um pouco sobre a obra de Aída Muluneh para conhecer outras imagens).


  • Use a criatividade, produza-se e fotografe.

  • Envie-nos sua arte.


Sugestão de vídeo:







Educação Física


Seguindo nossa aula de CAPOEIRA...

Vamos agora conhecer a “Negativa Fugida e Rolê”.


Você irá acrescentar a Ginga da nossa última aula.

Faça seu vídeo e mande para mim.

Vocês irão ficar craques no jogo da capoeira!


RESPONDA

1- Na Negativa Fugida, quais os movimentos básicos?

2- No Rolê, qual o movimento básico?








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.