segunda-feira, 6 de julho de 2020

MATERIAL DE ESTUDO DO 5º ANO - PERÍODO DE 06 A 10 DE JULHO DE 2020




Olá querido(a) aluno(a)

Mais uma semana se inicia e nós ainda estamos em casa, confinados, mas isso não impede que tenhamos uma semana divertida e cheia de atividades interessantes.





Professoras: Ana Lúcia, Helena, Heloísa, 
Ivana, Joyce, Renata e Samira



LÍNGUA PORTUGUESA


Leitura e interpretação de texto

A casa sonolenta – Audrey Wood




A CASA SONOLENTA


Era uma vez
uma casa sonolenta
onde todos viviam dormindo

Nesta casa
tinha uma cama
uma cama aconchegante,
numa casa sonolenta,
onde todos viviam dormindo.
Nessa cama
tinha uma avó,
uma avó roncando,
numa cama aconchegante,
numa casa sonolenta,
onde todos viviam dormindo.

Em cima dessa avó
tinha um menino,
um menino sonhando,
em cima de uma avó roncando,
numa cama aconchegante,
numa casa sonolenta,
onde todos viviam dormindo.

Em cima desse menino
tinha um cachorro,
um cachorro cochilando,
em cima de um menino sonhando,
em cima de uma avó roncando,
numa cama aconchegante,
numa casa sonolenta,
onde todos viviam dormindo.


Em cima desse cachorro tinha um gato
um gato ressonando,
em cima de um cachorro cochilando,
em cima de um menino sonhando,
em cima de uma avó roncando,
numa cama aconchegante,
numa casa sonolenta,
onde todos viviam dormindo.

Em cima desse gato
tinha um rato,
um rato dormitando,
em cima de um gato ressonando
em cima de um cachorro cochilando,
em cima de um menino sonhando,
em cima de uma avó roncando,
numa cama aconchegante,
numa casa sonolenta,
onde todos viviam dormindo.

E em cima desse rato
tinha uma pulga...

Será possível?
uma pulga acordada,
que picou rato,
que assustou o gato,
que arranhou o cachorro,
que caiu sobre o menino,
que deu um susto na avó,
que quebrou a cama,
numa casa sonolenta
onde ninguém mais estava dormindo.

Autor: Audrey Wood


Copie e responda as questões abaixo no caderno de Língua Portuguesa.


ATIVIDADES DA HISTÓRIA “ A CASA SONOLENTA”

 1. Vamos analisar a capa deste livro.



  • O que vemos nesta capa?
  • Qual é o nome deste livro?
  • Quem são os autores deste livro?
  • Quantas palavras formam o nome deste livro?
  • Que editora o publicou?
  • Há ilustrações?
  • Quem são estes que estão em cima da cama?
  • Será que nesta casa não há cama para todos que nela vivem?
  • Em algum momento é possível notar desconforto da vovó?
  • Do que será que este livro trata?
  • Será que eles ficarão dormindo para sempre?

2- Copie e responda as questões abaixo no caderno.

a) Por que a história tem esse nome “A casa sonolenta”? Será que poderíamos criar outro título para ela? Qual seria?

b) Em que local se passa história?

c) Quem são as personagens dessa história?

d) Por que todos dormiam nessa casa?

e) Ao longo da história os personagens vão dormindo na mesma cama. Por que será que isso aconteceu?

f) Por que a pulga resolveu picar o rato?

g) Como terminou a história?



3- Copie um trecho da História e responda as questões abaixo:

Em cima de um rato dormitando,
Em cima de um gato ressonando,
Em cima de um cachorro cochilando,
Em cima de uma avó roncando,
Numacamaaconchegante,
Numacasasonolenta,
Ondetodosviviamdormindo.



a) Pinte o que não é letra. Que nome damos a esses sinais e por que foram utilizados?

b) Uma parte desse trecho foi digitada de forma incorreta. Sublinhe e reescreva corretamente esta parte.

c) Qual foi a falha digitada incorretamente?

d) Quantas palavras há nessa parte que foi reescrita?


4 - Forme frases com as imagens abaixo:











5 - Produção de texto

Observe a imagem abaixo e invente outro final para a história “A casa sonolenta”.



MATEMÁTICA

Assista ao vídeo abaixo:





Agora, se quiser, copie a matéria no seu caderno de Matemática.

Multiplicação

A Multiplicação é a adição de parcelas iguais.
Indicamos a multiplicação com o sinal (X) (vezes).


Termos da Multiplicação




Multiplicação sem reserva e com reserva: passos

1º passo: Multiplicação sem reserva, multiplicador com um algarismo.






2º passo: Multiplicação com reserva, multiplicador com um algarismo.




3º passo: Multiplicação com reserva, multiplicador com dois algarismos.



4º passo: Multiplicação com reserva, com zero no multiplicador.




5º passo: Multiplicação por 10, 100, 1000…
Não precisa armar a conta. Basta acrescentar um, dois ou três zeros à direita do número de acordo com os zeros do multiplicador.



* Agora, em seu caderno de Matemática, faça a Tábua de Pitágoras.

Faça uma tabela com 11 linhas (horizontal) e 11 colunas (vertical)
Na primeira linha (horizontal), salte o primeiro quadrinho, escreva os numerais de 1 a 10.
Faça o mesmo na primeira coluna (vertical), salte o primeiro quadrinho, escreva os numerais de 1 a 10.
Faça o símbolo da Multiplicação, X Vezes, no quadrinho que você pulou.
Complete a Tábua de Pitágoras, escrevendo a tabuada de 1 a 10.


Caso tenha alguma dúvida, assista ao vídeo abaixo:




Para facilitar coloquei um modelo abaixo:



1. Arme e efetue, no seu caderno de Matemática, as operações abaixo:
a) 2 x 1834=
b) 9 x 7846=
c) 5 x 2587=
d)12 x 342=
e) 21 x 486=
f) 35 x 1456=
g) 30 x 1895=
h) 25 x 2020=
i) 40 x 823=
j) 5 x 410=


2- Copie, leia e resolva com atenção os problemas abaixo. Releia as instruções que passamos na aula anterior, está aqui no Blog.

a) Joaquim pegou na granja de sua fazenda, para vender para o mercado, 16 caixas com 20 dúzias de ovos. Quantos ovos ele pegou na granja?


    b) Adelmo retirou na CEASA 320 laranjas na segunda, na terça retirou o triplo dessa quantidade, e na sexta foi o quíntuplo. Quantas laranjas foram retiradas na semana toda?



    c) Minha tia encomendou 15 doces para cada convidado, e foram 186 convidados. Quantos doces minha tia encomendou?


    d) Numa operação de multiplicação o multiplicador é 538 e o multiplicando é 47 e o produto é?


    QUER APROVEITAR O SEU TEMPO EM CASA?

    O que você acha de aprender a tabuada cantando? Quando voltarmos para a escola você estará fera na tabuada!
    Clique nos links abaixo e divirta-se.

CIÊNCIAS


Leia com atenção o texto abaixo e depois copie e responda as questões no seu caderno de Ciências.


O AR



O AR ENCONTRA-SE NA CAMADA DE AR QUE ENVOLVE A TERRA, ESSA CAMADA CHAMA-SE ATMOSFERA.
O AR É FORMADO POR DOIS GASES O OXIGÊNIO E O GÁS CARBÔNICO.
AS PLANTAS UTILIZAM O GÁS CARBÔNICO PARA PRODUZIR SEU ALIMENTO. E NÓS OS SERES HUMANOS UTILIZAMOS O OXIGÊNIO PARA RESPIRAR.
UMA DAS MANEIRAS MAIS SIMPLES DE PERCEBER A EXISTÊNCIA DO AR É ATRAVÉS DO VENTO, POIS O VENTO É O AR EM MOVIMENTO. O VENTO PODE DAR ORIGEM AS BRISAS QUE SÃO VENTOS FRACOS, OS VENTOS FORTES QUE SACODEM AS ARVORES, E OS VENDAVAIS QUE ARRASAM OS LUGARES POR ONDE PASSAM.
O SOL TEM UM EFEITO SOBRE OS VENTOS. ELE AQUECE O AR QUE SE ENCONTRA NA SUPERFÍCIE DA TERRA, O AR QUENTE É MAIS LEVE E SOBE PARA A PARTE MAIS ALTA DA SUPERFÍCIE TERRESTRE. QUANDO O AR QUENTE SOBE ELE SE RESFRIA, E COMO O AR FRIO É MAIS DENSO ELE DESCE.

QUESTÕES

1) QUAL É O TÍTULO DO TEXTO?

2) ONDE PODEMOS ENCONTRAR O AR?

3) QUAL É A IMPORTÂNCIA DO AR?

4) PODEMOS VER O AR?

5) COMO É FORMADO O AR?

6) COMO PODEMOS PERCEBER O AR?

7) QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS TIPOS DE VENTO?

8) QUAL É A FUNÇÃO DO SOL NO CICLO DOS VENTOS?

9) O QUE ACONTECE NO CICLO DO VENTO?

10) FAÇA UMA ILUSTRAÇÃO DO CICLO DO VENTO.


Para complementar seus estudos, leia as páginas 36 a 41
do seu livro de Ciências e faça as atividades.


        Assista aos vídeos abaixo sobre as propriedades do AR e com   a ajuda de um adulto faça alguma experiência sobre o ar, tire fotos e mande para o nosso e-mail: blogemvg@gmail.com

ATENÇÃO: VOCÊ PRECISA COLOCAR SEU NOME COMPLETO, SUA SALA E 5º ANO.







GEO-HISTÓRIA

Regiões do Brasil

MAPA DAS REGIÕES DO BRASIL (FONTE IBGE)
As regiões do Brasil são divididas segundo as suas particularidades. Cada uma delas apresenta características específicas em relação ao território que abrange. Diferem-se economicamente, socialmente e fisicamente.
A Região Norte é constituída por sete estados e é a maior região do Brasil em extensão territorial. É uma região populosa, mas pouco povoada. É na Região Norte que se encontra a maior floresta tropical do mundo, a Floresta Amazônica, berço da maior diversidade do planeta. É nessa região em que também se encontra a maior bacia hidrográfica do mundo, a Bacia Hidrográfica do Amazonas.


Belém é a capital do Pará, considerada uma cidade histórica e portuária da Região Norte.
A Região Nordeste é constituída por nove estados, sendo, portanto, a maior região em unidades federativas e a terceira maior região em extensão territorial e com maior faixa litorânea do país. Com paisagens paradisíacas, o Nordeste brasileiro atrai milhares de turistas do mundo todo. No Nordeste, há a presença de biomas como a Caatinga e a Mata Atlântica bem como faixas do Cerrado. É uma região de altas temperaturas.


   Pernambuco, na Região Nordeste, representa um dos litorais mais belos do país

A Região Centro-Oeste é constituída por três estados, sendo a segunda maior região em extensão territorial do país. Faz limite com todas as outras regiões, por isso apresenta grande biodiversidade. É a região com menor número de habitantes e a segunda menor do país, ficando atrás apenas da Região Norte. Os biomas predominantes são o Cerrado e o Pantanal. No Centro-Oeste, encontram-se as nascentes de diversos rios brasileiros. Muitas pessoas associam à região serras e chapadas, atrativos turísticos para os aventureiros e amantes da natureza.

Bonito é um município da Região Centro-Oeste, localizado no estado do Mato Grosso do Sul e atrai milhares de turistas.


A Região Sudeste é constituída por quatro estados, sendo a segunda menor região em extensão territorial. É a região mais populosa do Brasil e apresenta a maior densidade demográfica. Muitas pessoas migram para essa região em busca de oportunidades de emprego e melhoria de vida. Destacam-se nessa região o setor industrial, financeiro e comercial.



Ouro Preto na Região Sudeste, é um município do estado de Minas Gerais conhecido por sua importância histórica.

A Região Sul é constituída por três estados e é a menor região do Brasil em extensão territorial. Essa região foi colonizada especialmente por alemães e italianos. Apresenta boas políticas públicas para a educação e a saúde. De maior industrialização, ficando atrás apenas da Região Sudeste. A economia é baseada no extrativismo vegetal realizado especialmente na Mata das Araucárias e também se destaca na agropecuária, com a criação de suínos e a produção de uva. Suas belas cidades e parques são grandes atrativos turísticos. Muitas pessoas dirigem-se ao Sul em busca de lugares bucólicos. Lugares como a cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, e o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, atraem milhares de pessoas durante todo o ano.


Gramado é uma das cidades que mais atraem turistas no Brasil devido às SUS belas paisagens.

Extraído de: https://mundoeducação.uol.com.br
/geografia/as-regioes-brasil.htm


      Objetivo geral: Conhecer a divisão do Brasil em cinco regiões administrativas proposta pelo IBGE, compreendendo como os aspectos (ou sistemas) naturais e humanos criam espaços e estruturas que formam uma totalidade. Conhecendo assim, características marcantes de cada região. Responda as questões em seu caderno de Geo/História.

1 – Quantas são as regiões do Brasil? Escreva os nomes delas.

2 – De acordo com este estudo e os estudos anteriores copie e complete as frases abaixo:

           O oceano que banha o nosso país é ______________________. A capital de nosso Brasil é ______________________ e está localizada na Região ___________________. Você mora na Região ________________________, no estado de _________________________, na cidade de ________________________________.

3 - Quais são os estados que formam a região Norte do Brasil?

4 - Qual a região do Brasil mais populosa?

5 – Copie a questão abaixo no caderno e marque a opção correta:
Baseando-se no texto acima podemos afirmar que a Floresta Amazônica:
(A) Pertence a todas as regiões do Brasil.
(B) Está localizada na Região Nordeste do Brasil.
(C) Se estende pela região Norte do Brasil e países vizinhos.
(D) Não pertence ao Brasil.

6 - A Região do Brasil que possui a maior extensão territorial é:
a) Norte
b) Sul
c) Nordeste
d) Centro-Oeste
e) Sudeste
7 – Observe o mapa do início da atividade e de acordo com o mapa abaixo e os numerais Identifique e escreva os nomes das regiões do Brasil no caderno.



ARTE

ASSISTA AOS VÍDEOS ABAIXO PARA REALIZAR A ATIVIDADE DE ARTE DESTA SEMANA.




EDUCAÇÃO FÍSICA

     Quem disse que não haverá Festa Junina no Vicente Guimarães? No cuidado de sua família e na segurança de sua casa, chame todo mundo para ver o vídeo abaixo. Que tal botar todo mundo pra dançar quadrilha? É só seguir os passos!!!





ATENÇÃO: PARA IMPRIMIR AS ATIVIDADES DESTA SEMANA,

😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀



CORREÇÃO DAS ATIVIDADES 

DAS SEMANAS ANTERIORES

Língua Portuguesa


Para abrir o arquivo de correção das atividades
 de Língua Portuguesa em PDF,



Ciências




Matemática




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.