PROFESSORAS:
Ana Lúcia, Andreia Aires,
Heloisa, Joyce, Mara, Mary, Nivalda e Tânia
GEOGRAFIA
/ HISTÓRIA
Resolva as atividades abaixo em seu caderno de Geografia/História com bastante atenção!
Relembrando sobre Paisagens
O
QUE É A PAISAGEM?
Paisagem
é tudo aquilo que nós conseguimos enxergar.
A
paisagem das cidades são os prédios, as casas, as avenidas
movimentadas, os comércios, etc.
Quando
uma cidade é construída, é feita uma mudança na paisagem que
havia naquele local.
Existem
dois tipos de paisagens: paisagem natural e paisagem humanizada.
A
paisagem natural é formada pelos elementos naturais: montanhas,
cachoeiras, florestas. É uma paisagem natural porque não tem
nenhuma modificação feita pelo homem.
A
paisagem humanizada é aquela que foi modificada pelo homem, na
necessidade de construir casas, prédios, fábricas, avenidas, entre
outros. Essas construções que o homem realiza são denominadas
elementos humanizados.
Responda:
1.
De acordo com o texto, o que é paisagem?
2.
A paisagem é formada por elementos naturais ou humanizados. Cite
cinco exemplos de cada um deles.
3.
Escolha a palavra correta para completar cada lacuna. Escreva as
frases completas no caderno.
Pessoas
– paisagem – natureza
a)
O que podemos ver e perceber no espaço é chamado de _____________.
b)
A paisagem é formada por elementos da _______________ e por
elementos construídos pelas ________________.
A
paisagem pode ser constituída por uma grande variedade de elementos.
Observe a pintura “Paisagem com touro”, de Tarsila do Amaral.
Leia as questões abaixo e copie as respostas corretas no caderno.
1) Essa obra mostra-se:
a) Espaço rural
b) Espaço urbano
2) Que tipo de casa a artista retratou?
a) Casa de alvenaria
b) Casa de madeira
3) Quais os seres vivos apresentados na obra?
a) Casa e cerca
b) Touro e plantas
4) Escreva o nome das plantas que você consegue reconhecer na obra.
5) Essas plantas são originárias de qual região brasileira?
a) nordeste
b) sul
c) sudeste
d) norte
e) centro-oeste
LÍNGUA PORTUGUESA
FESTAS JUNINAS
É
tempo de fogueira, balões, sanfona animada, forrós, quadrilhas,
bandeirolas coloridas e comidas gostosas. Tempo de usar vestido
florido, camisa xadrez, botas. Ah! Não pode esquecer o chapéu de
palha.
(...)
O
cheiro bom de milho verde cozido, mandioca e batata assada, amendoim
torrado, cuscuz, canjica, pamonha, pé de moleque, melado de cana,
bolo, quentão, misturado com muita animação, faz o povo dançar as
quadrilhas ao redor da fogueira e ao som das sanfonas.
Algumas
brincadeiras são especiais: cadeira, tiro ao alvo, pescaria, barraca
com argolas, pau de sebo, correio elegante.
Animação
mesmo é quando começa a quadrilha. Essa é uma festa típica da
região sudeste. Acontece principalmente em Minas Gerais e São
Paulo. Mas é lá no Nordeste que se realizam as grandiosas festas
juninas do Brasil. E do mundo! Campina Grande, na Paraíba e Caruaru
em Pernambuco, vivem disputando para ver qual tem o maior “São
João” da Terra. Violeiros, repentistas, emboladores e poetas se
apresentam para alegrar ainda mais a festa. Em muitos lugares do
Nordeste também é tempo de sair às ruas e danças o Bumba meu boi.
Acredita-se que as festas de junho são, na verdade, dos namorados,
dos amigos e das pessoas apaixonadas que viveram um dia no campo e
gostam de guardar na lembrança a ingênua alegria de brincar de
estar na roça.
Sávia
Dumont. O Brasil em festa. São Paulo.
Companhia das Letrinhas,
2000p.15/16
Olá criançada! Estamos com muita saudade de vocês!
Como
sabem, estamos na época de festas juninas.
Nosso texto dessa semana fala sobre elas.
Nosso texto dessa semana fala sobre elas.
Escolha
a alternativa correta e copie em seu caderno de Língua Portuguesa.
1. Este
texto é um:
B) Texto informativo, em prosa, sobre festas juninas.
C) Um diálogo sobre festas juninas.
2. Alguns elementos encontrados nas festas juninas são citados no texto. Escreva-os.
3. Nesta questão, vamos
recordar um pouco sobre substantivos: comuns
e próprios.
Já sabemos que substantivo é a classe gramatical que dá nome aos seres, coisas, espaços, sentimentos, etc.
a) O substantivo comum é o que dá nome a um mesmo grupo de seres ou de objetos. São escritos com letra minúscula, se não estiverem iniciando frases. Exemplo: bandeirinhas, vestidos, chapéu. O texto traz vários substantivos comuns. Procure quatro destes substantivos e escreva-os em seu caderno.
b) O substantivo próprio é o nome que se dá a um ser, um objeto ou a um lugar. São escritos sempre com letra maiúscula. Exemplos: Mary, Tânia, Belo Horizonte, Ceará. O texto traz também alguns substantivos próprios. Procure quatro destes substantivos e escreva-os em seu caderno.
4. Nas Festas Juninas, como vocês viram, há comidas típicas bem gostosas. Retire do texto algumas delas e copie em seu caderno.
5. Agora, escolha algumas brincadeiras e copie também em seu caderno.
EDUCAÇÃO FÍSICA
Quem
disse que não haverá Festa Junina no Vicente Guimarães? No cuidado
de sua família e na segurança de sua casa, chame todo mundo para
ver o vídeo abaixo. Que tal botar todo mundo pra dançar quadrilha?
É só seguir os passos!!!
CIÊNCIAS
Em
nossas aulas, já aprendemos a Em
nossas aulas, já aprendemos a cuidar de nossa saúde, através de
hábitos saudáveis de higiene e alimentação, além do bem-estar
físico e mental.
A
partir de agora, conheceremos um pouco mais sobre o corpo humano.
Como
ele funciona?
Como
está dividido?
Quais
são os órgãos que formam o nosso corpo e para que eles servem?
Fiquem
atentos ao vídeo abaixo, que vamos descobrir as respostas para
algumas destas perguntas!
Sabemos
que o nosso corpo é uma máquina fantástica formada por várias
partes. Elas têm funções importantes que garantem seu perfeito
funcionamento.
Agora
que você já assistiu ao vídeo, responda com atenção as questões:
1
– Nosso corpo está dividido em três partes básicas. Quais são
elas?
2
– Dentro da cabeça, está o osso mais duro do corpo humano. Que
osso é esse? Para que ele serve?
3
– Por que o cérebro é importante?
4
– O tórax também abriga órgãos vitais importantes. Que órgãos
são estes?
5
– Quem protege os órgãos vitais do tórax?
6
– Apesar de ser dividido em 3 partes básicas, o corpo possui
diversos órgãos. Alguns são considerados vitais, como vimos no
vídeo. Você saberia explicar por quê?
ARTE
Assista aos vídeos abaixo para fazer a atividade de Arte desta semana!
MATEMÁTICA
Observe atentamente a tabela de preços da festa junina e resolva os problemas abaixo no seu caderno de Matemática.
1. Rosinha quer comprar 2 refrigerantes, 1 churrasco e 1 pedaço do delicioso bolo de fubá. Quanto ele deverá pagar?
2. Chico quer comprar 2 churrascos, 1 água, 3 fichas de brincadeiras e 1 doce típico. Para pagar ele usará uma nota de 20 reais. De quanto será seu troco?
3. Zé Lelé tem 10 reais para gastar na festa. Ele quer gastar tudo, comendo e se divertindo. Escreva três sugestões de formas com as quais ele poderá gastar seus 10 reais na festa.
DESAFIO MATEMÁTICO
Resolva o desafio 5 no caderno de Matemática.
Para imprimir as atividades desta semana, Clique aqui.
😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀
ATENÇÃO!!
Correção das atividades de Matemática
das semanas anteriores: CLIQUE AQUI.
Estou adorando o blog😍😊
ResponderExcluirParabéns professoras👏🏻
Alice❤