Olá alunos do 3º ano!!
Quem
disse que não haverá Festa Junina no Vicente Guimarães?
No
cuidado de sua família e na segurança de sua casa, chame todo mundo
para ver o vídeo abaixo.
Que
tal botar todo mundo pra dançar quadrilha? É só seguir os
passos!!!
PROFESSORAS: Ana Lúcia, Ana Paula, Carla, Eliana,
Fátima, Flávia, Joyce, Neide S., Nivalda, Rose e Walquiria.
LÍNGUA
PORTUGUESA
Leia
a letra da música abaixo e cante com sua família.
"Olha pro céu"
Luiz
Gonzaga e José Fernandes
Olha
pro céu, meu amor!
Vê como ele está lindo!
Olha
praquele balão multicor
Como no céu vai sumindo!
Foi
numa noite igual a esta
Que tu me deste o teu coração.
O
céu estava assim em festa
Porque era noite de São
João
Havia balões no ar
Xote e baião
no salão
E no terreiro, o teu olhar
Que
incendiou meu coração.
Olha pro céu, meu
amor!
Vê como ele está lindo!
Olha
praquele balão multicor
Como no céu vai sumindo!
1 - Agora responda às questões abaixo, no caderno:
a)
Qual é o nome da música? Quem a escreveu?
b) O que você achou da música? Você gostou? Já tinha ouvido antes?
c)
Na música há algumas palavras que talvez você ainda não conhece.
Procure no dicionário, o significado das palavras abaixo e copie no
caderno:
MULTICOR
XOTE
BAIÃO
TERREIRO
d)
Um dos autores da música, foi um cantor brasileiro muito conhecido.
Vamos saber um pouco mais sobre ele.
Luiz
Gonzaga (1912-1989), também conhecido como Gonzagão, nasceu em
Exu, no sertão de Pernambuco. Foi músico brasileiro.
Sanfoneiro,
cantor e compositor, recebeu o título de “Rei do Baião”. Foi
responsável pela valorização dos ritmos musicais nordestinos.
Levou o baião, o xote e o xaxado para todo país.
Que
tal conhecer um pouco mais sobre Luiz Gonzaga? Convide sua família a
pesquisar e conhecer outras músicas dele, como, por exemplo, a “Asa
Branca”.
2
– Vamos relembrar alguns sinais de pontuação: o ponto de
interrogação e o ponto de exclamação.
CAIPIRINHA
ELEGANTE
Meu
vestido de chitão
Foi
presente da vovó.
Renda,
babado e fita…
Veja
só! Estou bonita?
Sou
caipirinha elegante
Ando
sempre bem trajada
Até
logo, minha gente,
Que
a festança está animada!
Após
ler o poema acima, retire dele e copie no caderno, uma frase exclamativa e
uma frase interrogativa.
3
- Copie as frases no caderno e pontue corretamente, usando o ponto
de interrogação e exclamação:
a)
Você vai à Festa Junina hoje______
b)
Ontem fui às barraquinhas e estava tudo lindo _____
c)
Como a festa está enfeitada_______
d)
Ontem não pude dançar quadrilha. Você dançou_______
4
– Veja a cena abaixo e escreva uma frase exclamativa
sobre ela em seu caderno:
5
– Veja a imagem e escreva no caderno o que
o menino pode estar perguntando para a menina. Não esqueça o ponto
de interrogação.
6
- Na letra da música “Olha para o céu” você encontrou alguma
palavra com X ou CH? Qual
(ou quais) palavra (palavras) você encontrou?
7
- Já sabemos que muitas vezes o X e CH tem o mesmo som nas palavras. Vamos
praticar?
Me_____do _______nfrim Me_____cano
Me______lhão Preen______do Abaca
______
Mo_______la bi______nho
MATEMÁTICA
1
- Os alunos das salas 8 e 9 do turno da manhã, fizeram uma pesquisa
para saber qual a comida preferida nas Festas Juninas. Os resultados,
a professora colocou no gráfico abaixo. Observe o gráfico e
responda às questões no caderno de Matemática.
a)
Qual foi o alimento mais votado?
b)
Qual o alimento menos votado?
c)
Qual é a diferença de votos entre a pipoca e o milho cozido?
d)
Quantas crianças preferiram canjicão e bolo de fubá no total?
e)
Quantos votos o milho cozido teve a mais que o bolo de fubá?
f)
Quantas alunos, no total, participaram da pesquisa?
2
- Observe os números e faça o que se pede:
a)
Quanto vale o algarismo 5 do número 521? ___________
b)
Quanto vale o algarismo 5 do número 752? ___________
c)
Quanto vale o algarismo 5 do número 685? ____________
d)
Por que o algarismo 5 têm valores diferentes em cada um dos números?
GEOGRAFIA/HISTÓRIA
A
típica Festa Junina foi, inicialmente, chamada de “Festa Joanina”.
Teve origem, segundo alguns historiadores, nos países católicos
europeus, no século IV, e era realizada a fim de prestar homenagem a
São João, motivo pelo qual recebia este nome.
Chegando
ao Brasil, trazida pelos portugueses, teve o nome modificado para
“Festa Junina”, e logo foi incorporada aos costumes dos povos
indígenas e negros.
A
influência brasileira na tradição da festa pode ser percebida na
alimentação, quando foram introduzidos o aipim (mandioca), milho,
jenipapo, o leite de coco, e também nos costumes, como o forró, o
boi-bumbá, a quadrilha e tambor-de-crioula. Mas não foi somente a
influência brasileira que permaneceu nas comemorações juninas. Os
franceses, por exemplo, acrescentaram à quadrilha, passos e
marcações inspirados na dança da nobreza europeia. Já os fogos de
artifício, que tanto embelezam a festa, foram trazidos pelos
chineses.
Adaptado
de: www.brasilcultura.com.br
Responda
em seu caderno de Geografia/História as questões abaixo:
1-Inicialmente
como era o nome das festas juninas?
2-Qual
a origem das festas juninas?
3-Quem trouxe as festas juninas para o Brasil?
4-Quais
são as comidas típicas das festas juninas?
5-Em
quais regiões brasileiras as festas juninas são mais comemoradas?
6-Faça
um lindo desenho em seu caderno sobre as festas juninas. Capriche,
sei que você é capaz.
CIÊNCIAS
Assista
o vídeo e responda as questões abaixo no caderno de Ciências.
A
música que você ouviu diz: “Quem quer ser inteligente escolhe bem
o que comer, quem quer ser saudável sabe bem o que deve comer” e
ainda dá dicas para que você faça sempre a escolha certa: comer
todos os dias frutas e vegetais.
As
frutas e vegetais são alimentos importantíssimos por serem as
maiores fontes de vitaminas. Afinal, são as vitaminas que ajudam o
nosso corpo a permanecer saudável. São as vitaminas que cuidam dos
nossos cabelos, olhos, pele, intestino, dentre outros.
Responda as questões abaixo no caderno.
1-A
música apresenta variadas frutas e vegetais. Faça em seu caderno
uma lista contendo as 14 frutas apresentadas na música e outra lista
contendo os 19 vegetais mostrados no vídeo. Para quem gosta de
desenhar faça também o desenho das frutas e vegetais listados.
2-Das
frutas e vegetais descritos na lista acima quais você gosta de
comer?
3-
Das frutas e vegetais descritos na lista acima quais você não gosta
de comer?
4-
Das frutas e vegetais descritos na lista acima quais você ainda não
experimentou?
5-Você
aceita o desafio de experimentar as frutas e vegetais que ainda não
conhece o sabor? Qual fruta ou vegetal escolheu? Escreva como foi esta experiência.
ARTE
Assista
os vídeos abaixo para realizar a atividade desta semana!
Para imprimir as atividades desta semana, Clique Aqui.
Boa tarde!
ResponderExcluirEu me chamo Gabriela sou aluna da professora Rose.
Da sala 2 turno da manhã.
Estou achando muito faceis as atividades acho que poderia ter mais atividades,estou com muita saudade da escola!
Beijo,Gabriela Cecilia
Olá Gabi!
ExcluirRealmente estas atividades estão uma moleza! Sei que você deve estar tirando de letra!
Beijão gatinha!
Prezados;
ResponderExcluirConforme informação a cima teria aulas online aparti do o dia 03/08, ate o momento não estou conseguindo visualizar, alguma noticia;
Olá Gabriela Cecília,
ResponderExcluirNós, equipe de coordenação da Escola Municipal Vicente Guimarães, também estamos com saudade de vocês alunos. Seu comentário foi repassado para a professora Rose.
Um abraço.
Ei Sirlene, As atividades do blog continuarão no mesmo formato de antes, com postagens semanais para visualização, estudo e realização de atividades no caderno. Não teremos "aula on line". Pelo menos por enquanto. Bom estudo e um abraço da equipe da Escola Municipal Vicente Guimarães.
ResponderExcluir