domingo, 5 de julho de 2020

MATERIAL DE ESTUDO DO 3º ANO - PERÍODO 06 A 10 DE JULHO DE 2020





Olá alunos do 3º ano!!
Quem disse que não haverá Festa Junina no Vicente Guimarães?

No cuidado de sua família e na segurança de sua casa, chame todo mundo para ver o vídeo abaixo.
Que tal botar todo mundo pra dançar quadrilha? É só seguir os passos!!!



PROFESSORAS: Ana Lúcia, Ana Paula, Carla, Eliana, 
Fátima, Flávia, Joyce, Neide S., Nivalda, Rose e Walquiria.



LÍNGUA PORTUGUESA

Leia a letra da música abaixo e cante com sua família.

"Olha pro céu"

Luiz Gonzaga e José Fernandes

Olha pro céu, meu amor!

Vê como ele está lindo!

Olha praquele balão multicor

Como no céu vai sumindo!


Foi numa noite igual a esta

Que tu me deste o teu coração.

O céu estava assim em festa

Porque era noite de São João


Havia balões no ar

Xote e baião no salão

E no terreiro, o teu olhar

Que incendiou meu coração.


Olha pro céu, meu amor!

Vê como ele está lindo!

Olha praquele balão multicor

Como no céu vai sumindo!

1 - Agora responda às questões abaixo, no caderno:

a) Qual é o nome da música? Quem a escreveu?
b) O que você achou da música? Você gostou? Já tinha ouvido antes?
c) Na música há algumas palavras que talvez você ainda não conhece. Procure no dicionário, o significado das palavras abaixo e copie no caderno:

MULTICOR

XOTE

BAIÃO

TERREIRO

d) Um dos autores da música, foi um cantor brasileiro muito conhecido. Vamos saber um pouco mais sobre ele.



Luiz Gonzaga (1912-1989), também conhecido como Gonzagão, nasceu em Exu, no sertão de Pernambuco. Foi músico brasileiro. 
Sanfoneiro, cantor e compositor, recebeu o título de “Rei do Baião”. Foi responsável pela valorização dos ritmos musicais nordestinos. Levou o baião, o xote e o xaxado para todo país.
Que tal conhecer um pouco mais sobre Luiz Gonzaga? Convide sua família a pesquisar e conhecer outras músicas dele, como, por exemplo, a “Asa Branca”.

2 – Vamos relembrar alguns sinais de pontuação: o ponto de interrogação e o ponto de exclamação.





CAIPIRINHA ELEGANTE

Meu vestido de chitão
Foi presente da vovó.
Renda, babado e fita…
Veja só! Estou bonita?

Sou caipirinha elegante
Ando sempre bem trajada
Até logo, minha gente,
Que a festança está animada!

Após ler o poema acima, retire dele e copie no caderno, uma frase exclamativa e uma frase interrogativa.

3 - Copie as frases no caderno e pontue corretamente, usando o ponto de interrogação e exclamação:
a) Você vai à Festa Junina hoje______
b) Ontem fui às barraquinhas e estava tudo lindo _____
c) Como a festa está enfeitada_______
d) Ontem não pude dançar quadrilha. Você dançou_______

4 – Veja a cena abaixo e escreva uma frase exclamativa sobre ela em seu caderno:


5 – Veja a imagem e escreva no caderno o que o menino pode estar perguntando para a menina. Não esqueça o ponto de interrogação.

6 - Na letra da música “Olha para o céu” você encontrou alguma palavra com X ou CH? Qual (ou quais) palavra (palavras) você encontrou?

7 - Já sabemos que muitas vezes o X e CH tem o mesmo som nas palavras. Vamos praticar?
Me_____do                    _______nfrim                    Me_____cano
Me______lhão                Preen______do                  Abaca ______
Mo_______la                  bi______nho




MATEMÁTICA

1 - Os alunos das salas 8 e 9 do turno da manhã, fizeram uma pesquisa para saber qual a comida preferida nas Festas Juninas. Os resultados, a professora colocou no gráfico abaixo. Observe o gráfico e responda às questões no caderno de Matemática.

a) Qual foi o alimento mais votado?


b) Qual o alimento menos votado?

c) Qual é a diferença de votos entre a pipoca e o milho cozido?

d) Quantas crianças preferiram canjicão e bolo de fubá no total?

e) Quantos votos o milho cozido teve a mais que o bolo de fubá?

f) Quantas alunos, no total, participaram da pesquisa?


2 - Observe os números e faça o que se pede:


a) Quanto vale o algarismo 5 do número 521? ___________

b) Quanto vale o algarismo 5 do número 752? ___________

c) Quanto vale o algarismo 5 do número 685? ____________

d) Por que o algarismo 5 têm valores diferentes em cada um dos números?



GEOGRAFIA/HISTÓRIA


Origem da Festa Junina




A típica Festa Junina foi, inicialmente, chamada de “Festa Joanina”. Teve origem, segundo alguns historiadores, nos países católicos europeus, no século IV, e era realizada a fim de prestar homenagem a São João, motivo pelo qual recebia este nome.

Chegando ao Brasil, trazida pelos portugueses, teve o nome modificado para “Festa Junina”, e logo foi incorporada aos costumes dos povos indígenas e negros.

A influência brasileira na tradição da festa pode ser percebida na alimentação, quando foram introduzidos o aipim (mandioca), milho, jenipapo, o leite de coco, e também nos costumes, como o forró, o boi-bumbá, a quadrilha e tambor-de-crioula. Mas não foi somente a influência brasileira que permaneceu nas comemorações juninas. Os franceses, por exemplo, acrescentaram à quadrilha, passos e marcações inspirados na dança da nobreza europeia. Já os fogos de artifício, que tanto embelezam a festa, foram trazidos pelos chineses.

Adaptado de: www.brasilcultura.com.br



Responda em seu caderno de Geografia/História as questões abaixo:


1-Inicialmente como era o nome das festas juninas?


2-Qual a origem das festas juninas?


3-Quem trouxe as festas juninas  para o Brasil?


4-Quais são as comidas típicas das festas juninas?


5-Em quais regiões brasileiras as festas juninas são mais comemoradas?

6-Faça um lindo desenho em seu caderno sobre as festas juninas. Capriche, sei que você é capaz.



CIÊNCIAS



Assista o vídeo e responda as questões abaixo no caderno de Ciências.



A música que você ouviu diz: “Quem quer ser inteligente escolhe bem o que comer, quem quer ser saudável sabe bem o que deve comer” e ainda dá dicas para que você faça sempre a escolha certa: comer todos os dias frutas e vegetais.
As frutas e vegetais são alimentos importantíssimos por serem as maiores fontes de vitaminas. Afinal, são as vitaminas que ajudam o nosso corpo a permanecer saudável. São as vitaminas que cuidam dos nossos cabelos, olhos, pele, intestino, dentre outros.

Responda as questões abaixo no caderno.
1-A música apresenta variadas frutas e vegetais. Faça em seu caderno uma lista contendo as 14 frutas apresentadas na música e outra lista contendo os 19 vegetais mostrados no vídeo. Para quem gosta de desenhar faça também o desenho das frutas e vegetais listados.

2-Das frutas e vegetais descritos na lista acima quais você gosta de comer?

3- Das frutas e vegetais descritos na lista acima quais você não gosta de comer?

4- Das frutas e vegetais descritos na lista acima quais você ainda não experimentou?

5-Você aceita o desafio de experimentar as frutas e vegetais que ainda não conhece o sabor? Qual fruta ou vegetal escolheu? Escreva como foi esta experiência.



ARTE


Assista os vídeos abaixo para realizar a atividade desta semana!




Para imprimir as atividades desta semana, Clique Aqui.


5 comentários:

  1. Boa tarde!
    Eu me chamo Gabriela sou aluna da professora Rose.
    Da sala 2 turno da manhã.
    Estou achando muito faceis as atividades acho que poderia ter mais atividades,estou com muita saudade da escola!
    Beijo,Gabriela Cecilia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabi!
      Realmente estas atividades estão uma moleza! Sei que você deve estar tirando de letra!
      Beijão gatinha!

      Excluir
  2. Prezados;
    Conforme informação a cima teria aulas online aparti do o dia 03/08, ate o momento não estou conseguindo visualizar, alguma noticia;

    ResponderExcluir
  3. Olá Gabriela Cecília,

    Nós, equipe de coordenação da Escola Municipal Vicente Guimarães, também estamos com saudade de vocês alunos. Seu comentário foi repassado para a professora Rose.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Ei Sirlene, As atividades do blog continuarão no mesmo formato de antes, com postagens semanais para visualização, estudo e realização de atividades no caderno. Não teremos "aula on line". Pelo menos por enquanto. Bom estudo e um abraço da equipe da Escola Municipal Vicente Guimarães.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.